Há poucos aspectos em sua vida que não podem ser mudados

Uma das passagens que mais gostei do livro The Simple Dollar: How One Man Wiped Out His Debts and Achieved the Life of His Dreams, de Trent Hamm, resenhado aqui no blog, foi justamente a última parte, sob o título que dá início a esse artigo.  Traduzindo o que está no livro (p. 241-2):

“Muitos aspectos de quem você é – sua situação financeira, seu conjunto de habilidades, sua aparência, seu círculo social, até mesmo sua personalidade – podem ser mudados e aperfeiçoados com o trabalho focado naquelas áreas. Não aceite as coisas sobre você mesmo que você não gosta – trabalhe para mudá-las.

Sim, alguns aspectos não podem ser mudados. Algumas pessoas têm condições médicas que são difíceis de superar. Outras pessoas podem lutar com problemas psicológicos. No entanto, estas são frequentemente lutas com encargos que podem torná-lo ainda mais forte à medida que você superá-los.

Você não tem que se contentar com o seu quinhão na vida. Reconheça que o lugar onde você está pode ser apenas um trampolim, e esforce-se para dar um passo acima”.

A beleza da vida é que ela é dinâmica. Como disse certa vez Peter Drucker,

“A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo”.

Hoje, você tem as ferramentas necessárias para construir o lugar em que você deseja estar amanhã. Pode ser quitar suas dívidas e dar início a um planejamento a uma independência financeira. Pode ser a busca de um emprego melhor, onde te respeitem e te valorizem. Pode ser o empreendimento num negócio próprio. Pode ser a constituição de uma família. Pode ser a consolidação de uma família. Pode ser uma faculdade ou um curso de pós-graduação.

Quais são seus projetos? Quais são seus sonhos? Veja e analise os seus últimos 10 anos, e perceba quanta coisa você já conquistou. Percebeu? Você pode conquistar muito mais. Depende de uma firme decisão. E ela tem que começar hoje. Agora.

Edifique as pedras que irão solidificar sua própria vida pessoal e profissional. Lembre-se de que as barreiras, dificuldades, empecilhos, são testes para fazê-lo verificar se realmente tem a capacidade de superá-lo. E, à medida que avançar em sua jornada, como diz Trent, você vai ficando cada vez mais forte, até chegar ao ponto de que ninguém será capaz de impedir a concretização de seus sonhos.

Faça valer seu esforço pessoal, suas horas de dedicação e suor. Venda caro cada passo em que tiver que andar para trás.

No final, tudo valerá a pena. Se não valeu a pena, é porque ainda não terminou. 😉

É isso aí!

Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

Print Friendly, PDF & Email

, ,

6 Responses to Há poucos aspectos em sua vida que não podem ser mudados

  1. Jônatas 9 de outubro de 2010 at 13:01 #

    Oi Guilherme,

    Só reforço que os frutos são colhidos a longo prazo. O futuro deve realmente ser criado, se planta hoje para se colher daqui há alguns anos.

    Abraço!
    Bom final de semana.

  2. investidordefensivo 9 de outubro de 2010 at 13:16 #

    Oi! Estou entrando no mundo dos blogueiros $$$ tb !
    abs !

  3. Guilherme 10 de outubro de 2010 at 18:59 #

    Ótimo comentario, Jônatas. É a lei da semeadura: nós somos o resultado daquilo que semeamos.

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

  4. Rosana 7 de abril de 2014 at 9:34 #

    Guilherme,

    Esse é um dos mais motivadores posts do blog, parabéns!
    Além disso, é um dos melhores também para ser lido em uma segunda-feira.

    Abraços!

Trackbacks/Pingbacks

  1. Lauro Wolff Valente - 9 de outubro de 2010

    “A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo”. Blog Valores Reais http://j.mp/9OeBut

Deixe uma resposta

Powered by WordPress. Designed by Woo Themes