Educação financeira: um giro pelos blogs. Edição de hoje: planilhas

Lidar com números é uma habilidade que precisa ser adquirida por quem quer controlar sua vida financeira de maneira mais organizada e equilibrada. Os números estão presentes em nosso dia-a-dia. É com eles que realizamos compras, sabemos se estamos ou não gastando menos do que ganhamos, analisamos a evolução de nosso patrimônio etc. Pensando nisso, o giro pelos blogs de hoje fornece dicas úteis sobre como gerenciar melhor os aspectos matemáticos de sua vida financeira.

Vamos começar por aquela que é a melhor série de planilhas de investimentos do momento, aquela publicada no blog HC Investimentos. Além das planilhas em si, os artigos fornecem detalhes de como usá-las, bem como da importância dos arquivos para o controle dos investimentos. As planilhas abordam temas como: calcular a rentabilidade dos investimentos, calcular a rentabilidade real de um investimento, calcular a correlação entre ativos etc. A última planilha mostra como atualizar automaticamente a cotação das ações pelo Excel.

Por falar em investimentos, o blog do Paulo Portinho apresenta uma planilha com o histórico de dividendos de empresas brasileiras. Para quem investe em ações baseado em análise fundamentalista, e pretende usar os dividendos como complementação da aposentadoria, esse é um ótimo instrumento para adquirir conhecimentos a respeito de tão importante tema.

Além das planilhas de investimentos, você deve também ter uma planilha de orçamento doméstico, a fim de ter melhor controle de seus gastos. E a Thaís, autora do blog Hoje Eu Não Comprei, fornece dicas valiosas de como montá-la, em um post muito instrutivo a respeito, inclusive com o link para uma planilha extraída do site da BM&F Bovespa. Vale a pena conferir.

Finalmente, destacamos as diversas planilhas disponíveis para download no blog Dinheirama. Há planilhas de orçamento e planilhas de planejamento e controle de investimentos. Tudo com o propósito de facilitar o controle de sua vida financeira.

Como você pode perceber, a Internet é um instrumento e tanto de auxílio. A informação está aí, disponível, abundante, e de qualidade. Basta ter força de vontade e persistência para utilizar essas ferramentas que, presentes em nosso cotidiano, têm poder para nos ajudar a ter rotinas financeiras mais saudáveis. 😉

É isso aí!

Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

Print Friendly, PDF & Email

8 Responses to Educação financeira: um giro pelos blogs. Edição de hoje: planilhas

  1. Henrique 5 de outubro de 2010 at 0:50 #

    Muito obrigado pela referência Guilherme!

    Confesso que a busca pelo tipo de informação que disponibilizo nas planilhas nunca foi fácil e é por isso que tenho um imenso prazer de compartilar toda esta informação já mastigadinha com todos vocês.

    E gostei bastante da planilha do Portinho. Bem legal este tipo de estudo.

    Grande Abraço amigo!

  2. Jônatas 5 de outubro de 2010 at 8:33 #

    O Blog do Portinho eu não conhecia, valeu pela dica.

    As planilhas do HC são uma mão-na-roda. Adoro a forma de escrever da Thais no Hoje eu não comprei. Já o Dinheirama é um dos sites mais bem estruturados sobre finanças.

    Muito bom Guilherme,

    Abraço!

  3. Willy Fog 5 de outubro de 2010 at 10:32 #

    Legal as dicas Guilherme! Valeu valeu! 😀
    .
    Só pra completar o site do Clube do Pai Rico disponibiliza umas planilhas para fluxo de caixa muito boas também. (http://www.clubedopairico.com.br/category/download).
    .
    Abcs

  4. Guilherme 5 de outubro de 2010 at 15:07 #

    Henrique, sua série de planilhas tem ajudado a bastante gente, pode ter certeza!

    Jônatas, obrigado. Pesquei a dica do blog do Portinho ouvindo o programa de rádio da Elas & Lucros, via podcast.

    Willy, as planilhas do CPR também são muito boas! Ótimo complemento para o artigo.

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

  5. José Messias 5 de outubro de 2010 at 22:45 #

    Olá Guilherme,

    Muito bom o post.

    Gostei bastante das dicas e da planilha para pegar as cotações online lá do site HC investimentos.

    Adicionalmente gostaria de convidar você e seus leitores, caso você permita, a conhecer algumas planilhas que disponibilizo em meu site, inclusive uma muito boa de orçamento doméstico. Acredito que vocês irão gostar.

    Grande Abraço

  6. Guilherme 6 de outubro de 2010 at 0:16 #

    Olá, José, obrigado pelos comentários!

    E seu blog também é muito interessante, as planilhas que vc disponibiliza são originais e eu ainda não tinha visto algo parecido. Realmente vale a pena uma visita!

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

  7. José Messias Ruggieri 6 de outubro de 2010 at 8:23 #

    Obrigado Guilherme,

    Vindo de você, uma pessoa com um ótimo blog sobre o assunto de finanças me faz crer que o trabalho está sendo bem feito. Como você mesmo sabe não é nada fácil manter um projeto como esse principalmente agora no inicio que as visitas são poucas. Mas acredito nesse projeto e pretendo levar adiante, inclusive melhorando o nível aos poucos.

    Abraços.

  8. Guilherme 8 de outubro de 2010 at 14:04 #

    Certamente, José! As sementes estão sendo plantadas… os frutos logo virão!

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

Deixe uma resposta

Powered by WordPress. Designed by Woo Themes