Seja egoísta com seus investimentos

Êpa, como é que é!? Num blog que defende valores como a solidariedade e a fraternidade, como assim ser egoísta, e ainda mais com aquilo que irá forrar sua independência financeira, isto é, com os investimentos? Conselho em causa própria!!!???

Sim, eu não escrevi errado. Vai me dizer que você nunca se sentiu emocionalmente tocado ao ser convidado pelo seu gerente de banco a fazer um título de capitalização, ou seja, ser solidário com ele, contribuindo com parcela de seu patrimônio financeiro? O resultado pode até ter algum efeito positivo sobre as metas do gerente maaaaaass…… será uma péssima medida para seu patrimônio, uma vez que título de capitalização tem o nome errado: é título de descapitalização. Os verdadeiros títulos de capitalização, no sentido de capitalizarem você, e não seu banco, são as ações dos bancos, que rendem dividendos e se valorizam no decorrer do tempo.

Nos investimentos, só você é quem deverá usufruir os ganhos e só você lamentará – e suportará, e sofrerá – as perdas decorrentes de uma má gestão de carteira.

Nesse sentido, ninguém mais do que você é o mais interessado na gestão positiva de sua carteira de investimentos. Você é o maior beneficiário em alcançar a independência financeira o quanto antes. Logo, tudo o que constituir obstáculo ou retardo ou atraso em seus planos de aposentadoria financeira devem ser eliminados o tanto quanto possível de seu caminho. Isso inclui, obviamente, o pagamento de altas taxas de administração, as inexplicáveis tarifas de custódia (R$ 6,90, R$ 10 etc.), as tarifas de manutenção de conta bancária (vendidas com o sugestivo nome de “pacotes de serviços”), as absurdas taxas de corretagem, e todas as outras coisas que comecem com o nome de “tarifa” ou “taxa”.

Compartilhe com seu gerente de banco, corretor, consultor de investimentos, sua alegria, sua satisfação, suas conversas entusiasmadas, mas evite compartilhar seu dinheiro. Seu dinheiro deve ficar para você, seu dinheiro deve trabalhar para você, seu dinheiro deve ser gasto por e para você.

E não pense que é preciso ser expert em investimentos para construir patrimônio, ler “n” livros, treidar o dia inteiro. Não, não e não. Com estudo e dedicação, estratégias inteligentes e investimentos baratos, é possível, sim, ter tranquilidade financeira.

Nos Estados Unidos, aliás, fazem o maior sucesso livros que se dedicam a ensinar pessoas preguiçosas a montarem uma carteira de investimentos diversificada e com bons retornos. Um dos mais famosos é o “The Lazy Person´s Guide to Investing“.

Bem, e vou finalizar esse artigo com chaves de ouro: uma citação do livro do John Bogle, a Dose Certa (p. 23-24), resenhado tempos atrás (certamente um dos livros de cabeceira a quem sempre recorro), que sintetiza com maestria o conteúdo essencial do presente texto:

“Quando vocês começarem a investir para ter o suficiente na aposentadoria, muitas décadas no futuro, façam isso de forma que a comunidade financeira subtraia o mínimo dos retornos gerados pelo negócio. Sim, é uma espécie de conselho em causa própria sugerir que vocês invistam em fundos de índice de baixo custo dos mercados de ações dos Estados Unidos e globais (no modelo da Vanguard), mas essa é a única forma de garantir sua cota justa dos retornos que os mercados financeiros forem generosos o suficiente para proporcionarem”.

É isso aí!

Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

Print Friendly, PDF & Email

2 Responses to Seja egoísta com seus investimentos

  1. José Messias Ruggieri 9 de setembro de 2010 at 10:40 #

    Olá Guilherme, muito bom post.

    Na verdade conheci hoje seu site, através de outro que tenho bom relacionamento o Hoje eu não comprei.

    Você está de parabens pelo seu trabalho, seu site está muito bom e seus textos são de qualidade.

    Vou inclui-lo na minha pequena lista de blogs de finanças recomendados, pois vale a pena ler seus artigos.

    Quem sabe daqui a algum tempo consiga chegar no nível de seu site. Estou apenas no começo de um trabalho similar ao seu.

    Parabéns e continue assim.

  2. Guilherme 9 de setembro de 2010 at 11:23 #

    Obrigado pelas palavras, José!

    E o seu site também é bastante interessante! Sucesso na sua caminhada!

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

Deixe uma resposta

Powered by WordPress. Designed by Woo Themes