Aplic Aut Mais: investimento do Itaú (em CDBs) para não deixar o dinheiro parado na conta-corrente

Nos últimos dias, temos abordado com frequência o tema do dinheiro que fica parado na conta-corrente. Ou melhor, temos dado dicas de como evitar que o dinheiro fique parado na conta-corrente. Correntistas do Banco do Brasil podem utilizar o serviço de priorização de resgate automático de investimentos, e, assim, zerar a conta-corrente e ter a tranquilidade, ao mesmo tempo, de saber que, caso seja feito um saque ou uma compra no cartão de débito, não só haverá fundos disponíveis (que são aqueles valores dos investimentos atrelados à conta-corrente), como também terão a garantia de que o limite de cheque especial não será utilizado (a menos, é claro, que se ultrapasse o valor do investimento anexado à conta-corrente).

Correntistas do Banco Bradesco podem se valer do sistema de baixa automática, que cumpre os mesmos propósitos do serviço similar disponível no Banco do Brasil.

E os correntistas do Itaú? Será que há algo semelhante para eles?

Existe algo parecido, mas não totalmente semelhante. É o Aplic Aut Mais, que transforma o dinheiro da conta-corrente num investimento em CDBs do próprio Itaú. De acordo com a página do banco:

“O Aplic Aut Mais é um serviço de aplicação e resgates automáticos dos recursos disponíveis em conta (conta corrente de depósito ou investimento), sem nenhum custo para você. A rentabilidade é diária e atrelada à taxa do DI.

Nesse serviço, seu dinheiro é aplicado em CDBs Itaú Unibanco, que oferecem uma rentabilidade que aumenta conforme o prazo de permanência dos recursos aplicados.

O Aplic Aut Mais possui a garantia integral do Banco Itaú Unibanco e a garantia adiconal do FGC – Fundo Garantidor de Créditos”.

As vantagens são basicamente as mesmas dos serviços disponíveis nos bancos BB e Bradesco, além daquelas inerentes a um CDB, conforme explicação contida na página do produto:

  • “Seu dinheiro não fica parado e o valor aplicado fica disponível para saques, aplicações em outros produtos e outras movimentações, como transferências, pagamentos de contas e cheques compensados a qualquer momento;
  • Oferece rentabilidade diária;
  • As aplicações têm garantia total do Itaú Unibanco;
  • Proteção Adicional do FGC – Fundo Garantidor de Créditos*;
  • Total transparência. O resumo de movimentação mensal está disponível no Itaú Bankline e as informações sobre o saldo do Aplic Aut Mais são indicadas no extrato de conta corrente”.

A rentabilidade segue a seguinte tabela:

A desvantagem desse produto, em comparação com outros, é que não é possível utilizar outro tipo de investimento para cobrir o saldo devedor de conta-corrente. Na verdade, é como se o dinheiro da conta-corrente se tornasse um investimento nesse CDB.

O ideal seria que o banco implantasse um serviço semelhante ao que existe para os correntistas do BB e do Bradesco, principalmente tendo em vista que, para resgates de aplicações com prazo inferior a 30 dias, há incidência de IOF decrescente sobre os rendimentos pagos.

De qualquer forma, esta aí mais uma alternativa para evitar que o dinheiro fique parado em conta-corrente, sem render juros. 😉

É isso aí!

Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

Print Friendly, PDF & Email

103 Responses to Aplic Aut Mais: investimento do Itaú (em CDBs) para não deixar o dinheiro parado na conta-corrente

  1. Eduardo 12 de agosto de 2010 at 8:21 #

    Você sabe se do hsbc tem algo parecido?

    Abs,

    • Fernando H Rosa 20 de setembro de 2011 at 14:33 #

      Eduardo,

      Até onde eu sabia não tinha não, porém conferindo o Internet Banking agora vi o seguinte:

      19/09 APLIC AUT CONTA REMUN 0152 0000000 1.496,00 D

      Onde 1.496,00 era o saldo da conta que eu estava verificando. Curioso que não solicitei tal serviço nem minha gerente entrou em contato pedindo permissão… Também não encontrei informação alguma no site do banco a respeito.

      • Guilherme 21 de setembro de 2011 at 6:39 #

        Fernando, essa aplicação foi encontrada no IB do HSBC?

        Se for no do Itaú, provavelmente a gerente cadastrou sua conta nessa aplicação à sua revelia, sem sua autorização. Já recebi informes de outros clientes do Itaú que tiveram suas contas cadastradas no Itauvest – outro investimento com aplicação automática – sem a devida autorização também. O problema!? Taxa de administração do Itauvest: módicos 5% a.a.

        Conte aqui para gente o resultado da conversa com o gerente: ele não pode fazer nenhuma movimentação em sua conta sem sua expressa autorização!

        É isso aí!
        Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

    • Fernando H Rosa 20 de setembro de 2011 at 14:35 #

      Se descobrir alguma coisa te aviso…

  2. Luis Otávio 12 de agosto de 2010 at 10:30 #

    Guilherme, tudo bem ?
    Consegue explicar qual a diferença entre uma poupança atrelada a conta-corrente e outra não atrelada ?
    Abraços e obrigado.

  3. Carlos Santos 12 de agosto de 2010 at 13:08 #

    Antes de tudo, parabéns pelo site. Consegui excelentes conselhos aqui.

    No caso do Itaú, não seria mais vantagem a Poupança Automática? Tenho conta lá e todo valor que entra nessa conta é automaticamente transferido para a poupança, de modo transparente, a mesma ficando com saldo de R$ 10,00 (no extrato aparece o saldo total – poupança + c/c). Quando entra algum débito, o valor é automaticamente coberto e as sobras no fim do mês são remuneradas com 0,5% + TR.

  4. Guilherme 15 de agosto de 2010 at 10:36 #

    Eduardo, eu não tenho conhecimento. Sugiro que telefone para a central de atendimento perguntando.

    Luís, eu realmente não sei a diferença. Talvez a poupança atrelada também tenha um sistema de baixa automática… talvez. Se alguém souber a diferença, favor colocar aqui nos comentários a resposta.

    Carlos, esse mecanismo da poupança automática parece bem interessante. O ponto negativo que vejo é a não remuneração para depósitos inferiores a 30 dias, que é justamente quando “aniversaria” a conta, rendendo juros. Mas não deixa de ser uma ótima opção também.

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

  5. Karina 12 de novembro de 2010 at 15:49 #

    Olá… uma ajuda, eu não entendo nada de investimentos e tenho um dinheiro parado em minha conta Itaú e pelo extrato apareceu que foi para o Aplic Aut Mais, agora pergunto: É mais vantajoso deixar assim mesmo ou aplicar na poupança? Vou utilizar o valor em breve…

  6. Guilherme 13 de novembro de 2010 at 9:20 #

    Olá, Karina, aplique na poupança.

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

  7. Lasse 1 de fevereiro de 2011 at 15:29 #

    ola. tenho um dinheiro que vo receber em janeiro 2012.
    queria saber oque fazer com ele!
    tenho conta estrangeiro na caixa que fez a ums 4 anos atraz
    tinha uns 170mil que investi na conta da caixa que vo poder mexer em janeiro 2010
    o investimento era aquele que voce tinha que colocar no minimo 10 mil
    e que entao a cada 6 meses dobrava o valor enicial.
    saa queria mesmo saber oque fazer com ele quando chegar a hora.
    se devo deixar parado numa poupansa ou algo paresido.
    bom acho que eh tudo

    grato Lasse

  8. glace helena 4 de fevereiro de 2011 at 15:41 #

    este site deve ter mantido pela febraban.

    é absolutamente vergonhosa a aplicação automática, rendimento baixo (geralmente inferior a 5%) e taxa de administração de 5%. resumo: voce paga a taxa +IR, o banco ganha com a tx e ainda escapa da retenção dos montantes parados em cc’s.

    grande negócio pros bancos

  9. Rodrigo 16 de março de 2011 at 15:21 #

    Glace, esse Itau Aplic Aut Mais é aplicação em CDB, ou seja, não existe taxa de administração, só IR ! 🙂

  10. Fabio 27 de julho de 2011 at 21:38 #

    Estou fazendo isso de maneira manual, mas que me serve muito bem. Sempre recebo meu salario no comeco do mes, e minhas contas, como cartão de credito, aluguel e outras, ficam quase totalmente para o final, dando quase 20 dias. Por isso, quando recebo meu salario, transfiro integralmente do Itau para o Sofisa direto. Detalhe que tenho iConta, que não pago mensalidade nem DOC/TED. Quando chega o dia das contas, transfiro por TED, que no sofisa tb nao eh cobrado e que cai no mesmo dia, do sofisa pro Itau. Detalhe que nunca pafo IOF, pois transfiro as aplicações com mais de 30 dias.

    • ELOY GUEDES 12 de setembro de 2015 at 18:18 #

      Achei interessante, você pode me explicar melhor sobre essa estratégia eu tbm tenho conta no itau

  11. Guilherme 5 de agosto de 2011 at 10:56 #

    Glace, a taxa de administração só existe no caso do Itauvest, como o Rodrigo bem falou, o Aplic Auto Mais é CDB.

    Fabio, parabéns pela apurada estratégia de maximização do valor do seu salário!

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

  12. Andréa 25 de agosto de 2011 at 22:21 #

    Tenho conta no itaú e detesto. Os juros desse CDB automático são irrisórios. O dinheiro rende praticamente nada, muitas vezes menos que a poupança!!! No meu caso foi uma enganação porque, ao abrir a conta, a gerente disse que a conta era poupança. Eu acreditei e só fui notar a diferença mais de um mês depois. Tá certo que eu devia ter prestado mais atenção, mas na época eu confiei na gerente e simplesmente achei que a conta tinha as mesmas características da minha conta no santander. Enfim, é melhor do que nada, mas é QUASE NADA. Não recomendo. Aliás, não recomendo o itaú pra nada, especialmente o personnalité (os serviços, pelo menos pra mim, nunca compensaram os custos, os funcionados são supermaltreinados e, quando estou no interior, não é qualquer atendimento que eu consigo obter numa agência itaú comum).

  13. Guilherme 28 de agosto de 2011 at 13:55 #

    Grato pelo seu depoimento, Andréa. De fato os juros dessas aplicações automáticas são muito baixos. Aliás, as aplicações com resgate automático, oferecidas pelos bancos em geral, são bastante restritas, pois rendem pouco e normalmente cobram altas taxas de administração.

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

  14. KSMARTINS 15 de setembro de 2011 at 14:21 #

    Boa tarde!

    Para simplificar minha questão:

    Aplic Auto Mais = rendimentos do CBD, porém o rendimento varia conforme o tempo de permanencia da aplicação, podendo chegar a 100%! É isso?

    Gostaria de saber tambem, para uma aplicação no Aplic auto mais com permanencia maior de 20 e menor de 30 dias em comparação aos rendimentos da poupança(respeitando o prazo de 30 dias), posso entender que o Auto mais é mais vantajoso?

    Obrigado;

  15. Guilherme 15 de setembro de 2011 at 22:19 #

    KS, é isso. Passou de 720 dias, consegue 100% do DI.

    Sobre a segunda pergunta, sim, porque haverá rendimento, ainda que mínimo. Porém, passou de 30 dias, a poupança leva a melhor, pois você tira cerca de 0,5% + TR, eqto no Aplic tiraria uns 0,02%.

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

    • Antonio 16 de março de 2012 at 13:31 #

      Não entendi, Guilherm… 0,02% após 30 dias? De acordo com a tabela acima e de acordo com a minha gerente, são 2,00% depois de 30 dias, 5% após 60 dias, etc…

      Mas o que eu ainda não entendi, a minha gerente não conseguiu me explicar e mais outros três (isso mesmo, três) gerentes de agências diferentes do Itau não me explicaram claramente foi o seguinte:
      Mesmo que eu não faça saque algum, se eu tiver algum débito automático na conta, ou a própria tarifa mensal, COMO o dinheiro vai ficar parado mais de um mês? Até porque é uma CONTA CORRENTE. Não é de sua natureza ficar parada como uma poupança.

      Quando eu pergunto isso pra um gerente (e eu pergunto claramente) as respostas são meio do tipo “o rendimento é diário” ou “sim, vc pode resgatar a qualquer momento”. Acho que eles são treinados pra darem respostas vazias…
      É tipo vc perguntar “esse carro tem ar condicionado?” e te respondem “a pasta de dentes está no banheiro”…

      • Guilherme 17 de março de 2012 at 14:58 #

        Antonio, é 0,02% de rendimento real, o que corresponde a 2% sobre os 100% do DI.

        Quanto à sua indagação, havendo movimentação na conta, o dinheiro não vai ficar parado, mas haverá rendimento sobre o valor que ficar “parado” entre um saque e outro, ou seja, entre uma movimentação e outra.

      • JOSE 13 de agosto de 2015 at 17:08 #

        kkkkkkkkkk……….é por aí.
        Detalhe:Gerente de Bancos não são pessoas indicadas para dar orientação financeiras,na verdade eles são vendedores.

  16. Renato 26 de outubro de 2011 at 7:43 #

    Moderação apaga meu comentario anterior pois eu digitei o email errado

    Tenho uma conta-corrente no itau, e hoje, ao consultar o saldo, estava negativo na conta corrente e com 500 reais na aplicação automatica. Minha dúvidas são, eu estou devendo dinheiro pro banco? Será cobrado algum tipo de juros sobre isso? Se eu quiser fazer uma conta no débito vai ficar mais negativo ainda,ou vai tirar dessa aplicação automática?
    Agradeço desde já a atenção.

  17. Guilherme 26 de outubro de 2011 at 12:17 #

    Renato, o banco deveria fazer a compensação de ontem pra hoje, a fim de evitar o saldo negativo, a menos que o saldo negativo de hoje se deva a algum débito realizado no dia de hoje. Se for essa última a hipótese, o que deve ocorrer, na teoria, é, hoje à noite, o banco fazer o resgate da aplicação automática para “zerar” o saldo negativo.

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

  18. Renato 26 de outubro de 2011 at 12:41 #

    Se eu precisar fazer uma compra no débito eu conseguirei então?

    Abraço, que Deus ilumine sua vida

  19. Guilherme 30 de outubro de 2011 at 17:29 #

    Provavelmente sim.

  20. LISSA 8 de novembro de 2011 at 10:39 #

    Gostaria de saber se é bom para mim fazer aportes na minha previdência privada com tudo sobra fim do mês. Ou seria melhor outro tipo de aplicação.\
    Eu já faço todo mês um aporte programado, mas as vezes sobra mais um cascalho e não sei o que é melhor fazer com ele.

  21. Guilherme 12 de novembro de 2011 at 14:41 #

    Lissa, provavelmente seria melhor outro tipo de aplicação, principalmente se você paga valores muito altos a título de taxas de administração e carregamento, e declara o IR pelo modelo simplificado.

    Antes de investir o dinheiro, você precisa definir objetivos para ele: aposentadoria, viagens, casa etc. Como primeiro passo, se você ainda não tiver reserva de emergência, esse seria o primeiro passo.

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

  22. Marcia 26 de dezembro de 2011 at 19:16 #

    Olá Guilherme, espero q tenha tido um Natal maravilhoso assim como o meu.

    Então, tenho um dinheiro q acabei de receber e coloquei na poupança, não é muito, mas acho q na poupança não rende muito. Não penso em ganhos astronômicos da noite para o dia, mas há algum investimento de ganho diário? Penso em comprar a tão sonhada casa,mas com o q tenho só dá para aentrada, então queria aproveitar antesde fazer isso, planejar e multiplicar essa grana. O q vc aconselha pra eu começar?

    O valor é de 50 mil.

  23. Guilherme 28 de dezembro de 2011 at 21:42 #

    Olá, Márcia, obrigado, o Natal foi ótimo mesmo!

    Sim, há investimentos de ganho diário. Como você planeja utilizar a grana para a tão sonhada casa própria, o melhor caminho é escolher investimentos sem risco. Nesse caso, CDBs pós-fixados de bancos de primeira linha que paguem pelo menos 97% do CDI e títulos do Tesouro Direto são a opção mais indicada. Dentre os títulos do Tesouro Direto, uma boa opção seria fazer aportes em NTN-Bs, que são títulos atrelados à inflação, e LFTs, que são títulos atrelados à taxa SELIC.

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

  24. Gustavo V. 10 de janeiro de 2012 at 7:16 #

    Olá Guilherme!

    Vc disse sobre o Aplic Aut Mais: “A desvantagem desse produto, em comparação com outros, é que não é possível utilizar outro tipo de investimento para cobrir o saldo devedor de conta-corrente.”

    Eu tb queria no Itaú algo tipo o q BB e Bradesco possuem. Pesquisando sobre o Itauvest, pensei: ele não seria isso?
    Veja, o que diz no próprio site do Itaú:

    “Os resgates automáticos ocorrerão sempre que a conta corrente apresentar saldo negativo.”

    “Não há taxa de administração ou tarifas.” Ele é um CDB pós fixado.

    E além disso, encontrei no Bankline a função “Cadastrar / Descadastrar resgate automático (Itauvest Plus)”, dentro de “Investimentos”.

    A minha única dúvida é se apenas o resgate é automático, ou se a aplicação tb é. Prefiro que eu mesmo escolha o quanto aplicar, mas parece que é assim mesmo, pq ele ao determinar um valor inicial pra aplicação (Aplicação Inicial: R$ 1.000,00), dá a entender que não é retirado qualquer valor que estiver disponível na conta-corrente.

    O que vc acha?

    Um abraço!

  25. Guilherme 11 de janeiro de 2012 at 7:53 #

    Gustavo V.,

    De fato o Itauvest é outra alternativa para não deixar o dinheiro parado em conta-corrente. O problema é que ele embute uma taxa de administração de 5%, exageradamente alta.

    Outro problema é que alguns gerentes estão cadastrando a conta-corrente de seus clientes nessa aplicação financeira sem autorização prévia dos clientes, o que é outro erro (esse, de conduta) gravíssimo.

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

  26. Gustavo V. 11 de janeiro de 2012 at 9:07 #

    Olá Guilherme.

    Vc está confundindo o fundo “Itauvest Plus Curto Prazo” com o CDB “Itauvest”.

    O 1º sim, tem taxa de administração de 5,5%, está alocado em fundos e não está mais disponível pra captação.
    http://www.itauinvestnet.com.br/itauinvestnet/fundos/conheca_fundos/fundos.aspx?op=1&cfdo=40819&print=true

    O 2º, o qual estou me referindo é CDB, portanto não tem taxa de administração.
    http://www.itauuniclass.com.br/investimentos/cdb/catalogo/laminacdb.aspx?cfdo=CDBIVPLUS
    Nesse link é citado claramente que “Não há taxa de administração ou tarifas.”.

    As semelhanças ficam apenas no nome e no resgate automático.

    Um abraço!

  27. Guilherme 15 de janeiro de 2012 at 13:41 #

    Obrigado pelos esclarecimentos, Gustavo!

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

  28. Junior 19 de janeiro de 2012 at 16:11 #

    Só que nessa modalidade, para até 29 dias, o banco (Itaú) só paga 2% do CDI, muito amigo.

  29. marcos 24 de janeiro de 2012 at 1:13 #

    Pessoal, preciso de uma ajuda….tenho uns 30 mil no Itau, acho que em uma maxiconta simples…ao olhar meus extratos, tem varios rendimentos aleatorios chamados de “JUROS POUP AUT” e “REMUNER BASICA POUP AUT”.

    Acredito que minha conta é corrente e não poupança….esses rendimentos com esse nome, seriam o que ? São varios ao longo do mes (eu preferia que fosse um unico em uma so data)…rende uns 150 – 200 reais por mes..

    É uma boa deixar como esta ou abrir uma poupança na caixa economica ou no proprio Itau ?

  30. Guilherme 24 de janeiro de 2012 at 21:18 #

    Junior, concordo com vc, o valor é bem baixo.

    Marcos, creio eu ser uma conta-poupança atrelada à conta-corrente… sugiro entrar em contato com o Bankline do Itaú para se certificar…os juros vêm em dias diferentes por causa da “entrada” do dinheiro na sua conta igualmente entrar em dias diferentes…daí vc acaba tendo diferentes datas de aniversário na caderneta…

    Abrir conta poupança na CEF não irá fazer diferença em relação à sua situação atual, já que no Itaú vc tb tem uma conta poupança, e a remuneração da caderneta é invariável, ou seja, única em todos os bancos….

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

  31. Mauricio 28 de fevereiro de 2012 at 1:06 #

    Boa noite! Parabéns pelo site!

    Hoje entrei em contato com o consultor online do Itau, para tirar dúvidas sobre investimento.

    Como é para minha empresa, preciso de liquidez e agilidade para pagamentos. Com essas informações, o consultor me indicou: 25% em DI, 25% em RF e 50% no Itauvest CDB (resgate automático, caso necessário. Ainda não investi os 50% no Itauvest CDB por receio, mas buscando informações, acho que fui bem orientado.

    Abraço!

  32. Karoline 16 de março de 2012 at 19:31 #

    Ola

    tenho uma conta corrente no itau e estou com este serviço de Aplic. Aut. Mais

    depositaram um valor de 250,90 na minha conta e saquei 250,00

    agora consta como se eu tivesse 100,90 negativo

    no extrato mas quando vejo o saldo pela internet ou pelo telefone mostra que meu saldo é 0,90

  33. Karoline 16 de março de 2012 at 19:34 #

    Ola

    tenho uma conta corrente no itau e estou com este serviço de Aplic. Aut. Mais

    depositaram um valor de 250,90 na minha conta e saquei 250,00

    agora consta como se eu tivesse 100,90 negativo

    no extrato mas quando vejo o saldo pela internet ou pelo telefone mostra que meu saldo é 0,90
    Minha pergunta é meu saldo ira ficar negativo, como se eu tivesse pego um “cheque especial” e eu pagarei algum juros?

  34. Guilherme 17 de março de 2012 at 14:55 #

    Karolin, o Aplic Aut Mais cobre automaticamente a conta-corrente, caso essa fique negativa, evitando o uso do limite do cheque especial.

    Maurício, tome o cuidado de verificar as taxas de administração desses fundos indicados.

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

  35. lincoln 18 de abril de 2012 at 20:49 #

    ha,mais ou menos 25 anos fui obrigado a fazer uma renda fixa no banco itau onde o seu resgate so se verificou após 12 meses. Será que ficou algum residuo ?o banco tem obrigação de informar se existe algum residuo? na epoca fui até a central desse banco reclamar e eles nada fizeram. hoje lendo alguns comentarios seus relembrei essa situação por favor o que eu posso fazer? abraços.

  36. Guilherme 19 de abril de 2012 at 6:42 #

    lincoln, sugiro verificar com um gerente de conta Itaú a situação dessa aplicação.

  37. damilli 27 de abril de 2012 at 7:07 #

    bom dia,tenho um valor em conta corrente e ontem para minha surpresa tinham apenas 32 centavos de saldo e o meu dinheiro estava neste itaunivest sem se quer pedir minha autorização,ligtuei no itau bankline e eles me disseram que não poderiam fazer nada que eu teria que me dirigir ao banco,absurdo pq eu trabalho no horario comercial meu banco fica longe do meu trabalho.absurdo o que fizeram sem minha autorização,de primeira impressão achei que eu tinha sido roubada!o que fazer

  38. Crislaine 20 de junho de 2012 at 11:47 #

    Oi Guilherme estou com uma dúvida! A minha gerente ofereceu o aplic aut mais, disse que não tenho nenhum custo por isso e meu dinheiro da cc terá rendimentos. Corro algum risco aceitando esse aplic aut?

    • Guilherme 7 de julho de 2012 at 12:24 #

      Em tese não, Cris! Mas recomendo não deixar muito dinheiro parado na conta-corrente, procure alocá-lo em investimentos, nem que seja na boa e velha caderneta de poupança. 😉

  39. Renato 30 de julho de 2012 at 11:30 #

    Quem possui Aplic Auto Mais, verifique o extrato mensal de rendimento.

    O meu com mais de 10 mil na C/C com Aplic Aut Mais estava rendendo R$1,63/mês (liquido).

    Na poupança considerando 0,5% ao mês, para 10 mil, renderia 50 Reais, bem diferente dos R$1,63.

    Fiquem espertos!

    Abraços

    • Guilherme 6 de outubro de 2012 at 8:49 #

      Bem lembrado, Renato. É por isso que sempre recomendo evitar ao máximo o dinheiro parado na conta-corrente. O ideal seria que houvesse a possibilidade de aplicação com resgate automático, nos moldes da que existe no Banco do Brasil, e já comentado em outro artigo aqui no blog.

      É isso aí!
      Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

  40. Fazinha 7 de agosto de 2012 at 20:55 #

    Olá!! Ainda bem q vc existe!!! Me ajude please!!! Nao entendi a sua explicação e nem entendo a do sie do Itaú q pra mim é técnica d+. Então me esclarece, por favor algumas dúvidas? Lembrando q não entendo os terms tecnicos e mal mal sei movimentar minha conta 😀 .
    1. O que é resgates de investimentos q vem na parte de créditos do meu extrato resumido?
    2. O que é Aplicação em investimentos, q vem na parte de débitos do meu extrato resumido?
    3. Suas explicações anteriores me clarearam um pouco a mente, mas (desculpa se a pergunta é idiota)…Os resgates de investimentos são meus? Posso saca-los quando quiser?
    Desde já obrigada!

    • Guilherme 6 de outubro de 2012 at 8:47 #

      Fazinha:

      1) São os valores utilizados para cobrir a conta-corrente;
      2) São valores retirados da conta-corrente para aplicações financeiras;
      3) Sim.

  41. jonny Alrrazuaga 13 de agosto de 2012 at 10:05 #

    estou na dúvida. deixa eu explicar minha situação: tenho 15 mil na CC, e a tendencia é q vá recebendo aportes sistemáticos ao longo dos próximos meses. quero o investimento mais tranquilo e que permita o uso do dinheiro a qualquer momento, sem taxa de adm e afins. não procuro grande rentabilidade e, sim, agilidade e 0% de armadilhas…
    vou de aut mais ou poupança ou há uma opção melhor?
    desde já, grato.

  42. Fabiano 29 de setembro de 2012 at 3:27 #

    Acabei de ver minha conta e foi debitada a quantia de R$ 4.000,00 para o Itauvest, e consta como aplicação.

    Ocorre que conto com esse dinheiro para pagar umas contas, o banco fez essa aplicação sem minha autorização, como tenho que proceder???

    Será que eles devolvem esse dinheiro para minha conta???

    • Guilherme 6 de outubro de 2012 at 8:46 #

      Fale com o gerente explicando a situação, é obrigação deles estornarem esse valor, já que não houve autorização do cliente.

  43. willian 11 de outubro de 2012 at 13:14 #

    olá. gostaria de dicas de investimentos seguros, com retorno certo. mesmo que a longo prazo. meu banco é o itau. obrigado

  44. Alcides 4 de fevereiro de 2013 at 16:14 #

    Essa tabela de taxas rendimento são mensais?
    2% até vai, mas 100% a partir de 2 anos??

    • Glauber 15 de maio de 2013 at 9:21 #

      Tbm estou com a mesma dúvida. 10% em 30 dias?

      • Ana 20 de agosto de 2013 at 15:50 #

        É 2% ou 100% do DI. Tem que ver quanto é a taxa do DI. Digamos que 5%. Então 2% de 5% vai dar 0,1% de rendimento. E 100% de 5% vai dar 5% mesmo. É muito fácil confundir mesmo, e a intenção é essa.

        • Guilherme 20 de agosto de 2013 at 17:37 #

          É isso mesmo, Ana, seus cálculos estão corretos. A intenção é confundir.

          Na prática, existem investimentos melhores, e a melhor solução recomenda não deixar o dinheiro parado na conta-corrente.

  45. Thiago 7 de fevereiro de 2013 at 2:36 #

    Guilherme estou com uma dúvida tremenda. Tenho um dinheiro que economizei para trocar de carro, mas no momento não será necessário. O que faço com esse dinheiro?

    Pensei em aplicar no Aplic aut ou na poupança. Não pretendo mexer no dinheiro por um ano. Para ser mais objetivo tenho 2 dúvidas:

    1) Qual rende mais, aplic aut ou poupança (fazendo a ressalva do investimento por 1 ano)?

    2) Existe risco de prejuízo?

    Eu tenho conta no santander e no itau, em qual banco seria mais rentável e em qual seria mais seguro?

    Agradeço desde já o auxílio. Abraços

    • Guilherme 28 de abril de 2013 at 12:07 #

      Thiago, a poupança rende mais. Não há risco de prejuízo, apenas o risco de se perder para a inflação em termos reais.

      Ambos os bancos citados são grandes, e você não terá com que se preocupar.

  46. Fabio 11 de fevereiro de 2013 at 11:15 #

    Contratei esse aplic aut mais no itau e tenho uma duvida…
    tinha R$ 666,25 na conta corrente e, hoje, paguei a fatura do meu cartão itau no valor de R$ 64.40, descontou normal o pagamento só que apareceu um saldo de R$ 75.60 e o outro assim “SDO PROV CTA + APL AUTOM” no valor de R$ 601.85.
    O que é esses R$ 75.60???

  47. Deywison Rodrigo 28 de abril de 2013 at 0:33 #

    Olá boa noite ultimamente sai da empresa, e ontem fui olhar minha conta e tinha lá Saldo prov CTA\APL AUTOMÁTICAS 394,00 o que significa isso?
    E eu não tenho LIS ativo na conta foi algum depósito que fizeram da empresa?

    • Guilherme 28 de abril de 2013 at 12:05 #

      Provavelmente é um dinheiro que estava parado em conta-corrente que foi migrado para essa aplicação automática.

      • Thais 26 de agosto de 2017 at 21:00 #

        Também aconteceu comigo! Esse dinheiro é meu, se eu utilizar depois o banco vai cobrar alguma taxa ?

  48. Luciano 7 de maio de 2013 at 2:44 #

    Olá Guilherme vi esse post e achei muito legal da sua parte ajuda os necessitados, que DEUS continue te abençoando abundantemente profetizo chuvas de bençãos em sua vida que DEUS o abençoe sempre !!

    • Guilherme 8 de maio de 2013 at 14:51 #

      Oi Luciano, obrigado pelos comentários! Que Deus lhe abençoe também!

  49. paulo 13 de maio de 2013 at 13:57 #

    ola tinha em minha conta um saldo de 2.130,04 que $ é esse?

  50. Adielson 10 de julho de 2013 at 21:13 #

    Ola, boa noite
    O banco Itau tbm investiu meu dinheiro sem minha autorizaçao, nesse sistema de aplicaçoes automaticas,
    o valor provisorio da minha conta corrente e de X, eo do investimento e de Y, e total disponivel para o saque e a soma dos valores.
    Transferi a soma dos valores para a poupança, porem minha conta ficou negativa.
    Entao nao posso realmente sacar esse valor total ?

  51. Rosana 11 de julho de 2013 at 8:59 #

    Adielson,

    Minha dica:

    1) Faça uma reclamação formal no SAC do banco.
    2) Se não resolver, faça a reclamação na Ouvidoria.
    3) Se ainda não resolver, faça uma reclamação no Bacen. (http://www.bcb.gov.br/?RECLAMACAODENUNCIA)
    Detalhe importante: dependendo da primeira resposta do banco, diga que irá fazer uma reclamação no Bacen. Após isso as coisas mudam.
    Espero ter ajudado e te desejo boa sorte!

    • Guilherme 12 de julho de 2013 at 8:37 #

      Excelente, Rosana!

      Adielson, a Rosana lhe deu o caminho das pedras. Faço minhas as palavras dela.

      Boa sorte!

  52. Rosana 4 de agosto de 2013 at 18:03 #

    Guilherme,
    Será que esse tipo de investimento realmente vale a pena nessas condições?
    O que quero dizer é que além do IOF haverá cobrança de IR, achei muito estranho esse produto…
    Recentemente convenci minha mãe a abrir uma conta corrente essencial no Santander, que é onde ela recebe a aposentadoria, por questão de comodidade (não precisar ir à agência todo mês) e também de segurança (SP está virando terra de ninguém em relação à violência. Acho que quase todo o país está assim…).
    Chegaram os cartões essa semana. E uma carta, que me chamou a atenção em relação aos serviços contratados: além da conta essencial e do cartão de débito, veio também uma tal de contamax, não solicitado.
    No site do banco a definição não é clara. Está escrito que tem garantia do FGC, que os recursos aplicados por 30 dias terão remuneração igual à da poupança, mas também diz: “Ao contratar a ContaMax você autoriza o banco a direcionar automaticamente os recursos disponíveis em conta-corrente para um Investimento de Renda Fixa.” Achei isso muito estranho, não diz claramente que irão para a poupança e sim para um Investimento de RF.
    Você sabe algo sobre isso?
    De qualquer forma, no mesmo dia, enviei um e-mail à gerente e estou aguardando a resposta. Depois posto aqui.
    Em breve todos da minha família estarão experts em taxas e produtos que os bancos tentam vender aos clientes, pois sempre leio com muita atenção os extratos e todas as correspondências que nos enviam.

    Abraços,

    • Guilherme 4 de agosto de 2013 at 22:19 #

      Oi Rosana,

      O produto do Itaú funciona mais como um “quebra galho” pro dinheiro render alguma coisa na conta-corrente. Mas eu não acho que valha a pena: se a pessoa tiver R$ 900, p.ex., é melhor investir uns R$ 820 em um fundo de investimento, CDB ou poupança, e deixar só um pouquinho na conta-corrente, para fins de eventual resgate de emergência.

      Sobre o produto do Santander, realmente é muito estranho e está contraditória a informação do Santander: se é remuneração igual poupança, então não pode ser renda fixa, já que na poupança não incide o IR, e no investimento de renda fixa incide.

      Foi muito bom você ter contactado a gerente para saber mais informações.

      Aliás, é muito bom sua iniciativa de saber mais sobre taxas e produtos bancários, assim todos podemos ter uma relação melhor com os bancos, fazendo com que eles sirvam aos nossos interesses, e não o contrário. 😀

      Abç!

  53. jesuel 13 de outubro de 2013 at 8:46 #

    Ola bom dia ..poderiam me informar..
    Fui no banco recebi meu pagamento dia primeiro .
    E dia 12 tinha mais 752 reais escrito assim SDO CTA/APL AUTOMATICAS eu queria uma informaçao do que significa esse dinheiro.
    Agradeço a resposta.

  54. Khayo 21 de novembro de 2013 at 23:01 #

    Aplicação do Itaú também é um ótimo jeito do governo quebrar o sigilo bancário de milhões de brasileiros. Tente cancelar esse maravilhoso serviço no Itaú e seu gerente entrará em baixo da mesa

  55. pedro 18 de agosto de 2014 at 14:58 #

    otima materia

  56. Matheus Loureiro 10 de novembro de 2014 at 13:17 #

    Eu ativei o Aplic Aut Mais na minha conta corrente e estou só tendo dor de cabeça.

    Em duas semanas, meu dinheiro rendeu R$ 0,01 e me gerou R$ 0,93 de IOF + R$ 2,57 de LIS (cheque especial).

    Não cheguei a usar todo o meu dinheiro, mas parece que o sistema tem uma falha e não resgata o dinheiro para a conta e meu “SALDO DO DIA” fica negativo, cobrando, assim, cheque especial.

    O dinheiro acaba, enfim, gerando mais prejuízo do que o rendimento que por si só já é ridículo.

  57. David 20 de março de 2015 at 8:46 #

    Bom dia, Guilherme,

    O que é mais vantajoso ? Deixar o dinheiro no Itau ou colocar na poupança ?

    Aparece no meu saldo (+) REND PROV APL AUTOMATICAS – 15,02 atualmente.

    O que siginifica exatamente ?

    Obrigado

  58. Carlos 1 de abril de 2015 at 17:27 #

    Olá Guilherme, muito elucidativo seu artigo. Parabéns.
    Estou desempregado há mais de 1 ano. E tenho 7.300 reais na conta corrente.
    Estava deixando lá parado e possuo essa aplicação automática.
    Em duas semanas meu dinheiro rendeu de 7272,00 para 7300.
    Pensei que estava rendendo muito em pouco tempo.
    Eu não retirei um centavo da conta. Então, enquanto minha conta abaixa o saldo com taxa de manutenção (16 reais mensais), essa aplicação aumenta, sendo assim o saldo disponivel pra saque os 7300, enquanto minha conta somente está em 6800 (e a aplicação de 500 reais).
    Como uso muito pouco estou pretendendo duas coisas: ou pegar a conta de serviços essenciais ou depositar mais da metade desse valor na poupança. Não sei se poderia fazer as duas coisas ao mesmo tempo, mas, só lendo seu artigo pude ver o quanto poderia estar rendendo muito mais. Abraço e obrigado!

    • Guilherme 1 de abril de 2015 at 21:36 #

      Olá Carlos, que bom que o artigo esclareceu suas dúvidas!

      Sobre sua questão, sim, é possível fazer as duas coisas: migrar para os serviços essenciais e depositar mais da metade do valor em poupança.

      Abç!

  59. carlos 1 de abril de 2015 at 23:01 #

    Obrigado Guilherme.. vou fazer isso.. só mais duas duvidas.. verdade que no itau é dificil abrir essa conta essencial? e vc acha que por ter gasto só com taxas e estar rendendo essa quantia mais ou menos mensalmente vc acha q eu mais ganhei ou perdi? Valeu

    • Guilherme 2 de abril de 2015 at 11:04 #

      Olá Carlos, todos os bancos dificultam a abertura desse tipo de conta, pois o banco não ganha com tarifas bancárias, e o Itaú segue também esse tipo de procedimento.

      Sobre sua segunda dúvida, você teria ganhado mais se tivesse deixado o dinheiro num investimento específico, como poupança ou CDB. Por isso, recomendo você fazer as mudanças o quanto antes.

  60. Rafael 15 de maio de 2015 at 16:07 #

    Olá Guilherme.
    Consegui abrir recentemente uma iConta, depois de muita luta, e agora consta lá esse Aplic Aut Mais, sem que eu tivesse solicitado. Até o momento rendeu 3 cents (rs)
    Se eu entendi bem, não tem motivo para perder tempo querendo cancelar esse Aplic Aut Mais, certo? É só investir o dinheiro em outra coisa e pronto …

    • Guilherme 17 de maio de 2015 at 13:38 #

      Olá Rafael, é isso mesmo, é só investir em outra aplicação financeira e está tudo resolvido.

      Abç!

  61. claus 18 de agosto de 2015 at 21:51 #

    Eu tenho 10 mil reais aplicado no itau, e pelo que eu vi nessa tabela eu entendi que se eu deixa os meus 10 mil aplicado durante 2 anos sem mexe ele vai te um juro de 100 %?? Ou seja vai ser torna 20 mil reais ou eu estou enganado? ??

    • Guilherme 23 de agosto de 2015 at 17:06 #

      Claus, não, é 100% da taxa de juros.

      A SELIC atual tá em torno de 14% a.a., então, ao final do primeiro ano, você terá uns R$ 11 mil. E, ao final do segundo ano, uns R$ 12,1 mil.

      Abraços

  62. leonardo 29 de agosto de 2015 at 0:11 #

    Gostaria de informações eu tenho uma conta corrente Itaú personalite e estou com problema na rentabilidade da conta corente na qual diz assim remuneração basica poupança automática eu deixei para fazer um teste no dia 26/07 até a virada do mês 26/08 um crédito na conta corrente de 10.000,00 e mesmo assim eles me deram 1,81 centavos eles me disseram que não sãodos os valores que rendem juros

  63. Jeferson 14 de setembro de 2015 at 12:48 #

    Olá, Guilherme.
    Só no sábado eu vi essa opção quando acessei o home banking do Itaú. Não entendo nada de aplicação e tenho apenas transferido mensalmente parte do meu salário para poupança. Vi que essa Aplic Aut Itaú rende 2% do DI no final de um mês. O que seria isso comparado com a poupança? É preferível contratar o Aplic Aut Itaú ao invés da poupança? Não é um rendimento menor?

    • Guilherme 14 de setembro de 2015 at 18:49 #

      Jeferson, é preferível contratar a poupança, que rende mais.

      Abraços

  64. Joaquim 10 de outubro de 2015 at 22:17 #

    Olá Guilherme,
    No aplic aut mais caso eu deixe por exemplo 10 mil, DI= 14%, sem tirar nada, após 2 anos terei 13000-450 de IR? Se for isso é melhor que poupança?

    Grato

    • Guilherme 11 de outubro de 2015 at 18:36 #

      Joaquim, sua aplicação só irá render 100% do CDI, mensalmente, após mais de 700 dias da aplicação. Na verdade, a poupança rende mais.

      Contudo, não recomendo deixar o dinheiro parado na conta-corrente, nem deixar na poupança. Melhor alternativa é investir no Tesouro SELIC.

  65. Carlos 14 de outubro de 2015 at 22:58 #

    Se minha aplicação no Aplic Aut Mais for de R$10,00 e retirar esse dinheiro em um tempo menor que o estabelecido eu pagarei algum tributo ou vou ter meus R$10,00 livremente sem nenhum tributo?

    • Guilherme 17 de outubro de 2015 at 19:31 #

      Pagará o IR cujas alíquotas são decrescentes conforme maior for o tempo de investimento.

  66. David 25 de novembro de 2015 at 12:43 #

    Olá, boa tarde, gostaria de saber da opinião de vocês.

    Por exemplo, tenho um dinheiro parado, exemplo: 4000. Compensa fazer esse investimento ? Qual o retorno real caso eu aplique esse valor, mais uns 500 mensais durante 1 ano ?

    E, temos outras opções melhores para 1 ano ?

  67. gustavo 10 de abril de 2017 at 11:56 #

    Eu ativei o investimento na minha conta do itaú, mas até agora minha conta não foi zerada. Isso é normal?

    • Marcos 7 de março de 2018 at 21:19 #

      O auto aplic mais Itaú é um complemento para os seus investimentos

      ele não deve ser visto como um produto de investimento vantajoso quando comparado com outros

      é apenas um serviço que aplica parte do dinheiro deixado disponível na conta corrente com rendimento diário indexado pelo DI

      portanto mesmo tendo desconto de imposto de renda e alíquotas progressivas à medida que os valores ficam aplicados ainda é melhor que a caderneta de poupança apenas para pequenas quantias

      atualmente o valor mínimo para ser aplicado nesse produto é de r$ 200 sendo r$ 190 aplicados e r$ 10 disponível na conta

      no entanto o produto é extremamente complexo não é fácil de entender os extratos pois o valor continua parado na conta

      Só é possível um acompanhamento mais profundo através do aplicativo do Internet Banking em um computador.

      No entanto para quem movimenta pouco uma conta corrente vale a pena deixar por mais tempo pois o contrato é de até cinco anos os dois primeiros anos o rendimento é baixo no terceiro ano em diante pode-se cogitar 100% de rendimento do DI.

      Para finalizar toda vez que o correntista precisar do saldo os valores que sofreram o menor desconto possível de imposto é que serão resgatados já com todos os descontos Lembrando que só haverá incidência de IOF se o dinheiro ficar aplicado menos de 30 dias depois disso o IOF será isento.

  68. Halison 19 de março de 2018 at 8:41 #

    Apareceu do nada quando fui declarar meu imposto de renda um cdb de 2400$ vinculado a minha conta, alguém me ajuda noq devo fazer?

    • Jeferson 19 de março de 2018 at 10:06 #

      Halison, você deve procurar a instituição bancária e confirmar se realmente tem esse CDB. O informe de rendimento não é para questionar a contratação ou não de um produto. Se ele existe, seja de forma autorizada ou não, você deve declará-lo no teu imposto de renda; se não existe, deve pedir para eles retificarem o teu informe, retirando o CDB.

      Você tem certeza que não tem esse CDB na tua conta? Se o CDB foi contratado, com certeza existe uma saída no extrato da tua conta corrente indo para aplicação. Logo, o informe está correto. Agora, quanto à contratação ter sido feita com/sem tua prévia autorização/solicitação, já é um assunto que envolve o Código de Defesa do Consumidor, mas no momento, o importante é você se preocupar com a declaração, pois ela tem prazo de entrega.

      Obs.: Se precisar de serviços para realização da declaração do imposto de renda, eu faço.

      • Halison 20 de março de 2018 at 2:15 #

        Entendi, eu ja fiz a declaração, mas vou procurar o itau porque não autorizei nenhum investimento, tanto é que quase nem movimento minha conta lá, e esse valor apareceu em 2016, e agora em 2017 está zerada, mas por eu ser leigo no assunto, quero chegar no banco ja sabendo mais ou menos oq pode ter avido, pq se aparece esse valor ele deve ter vindo de algum lugar, mas é estranho pq em 2017 esta zerado.

      • Halison 20 de março de 2018 at 2:17 #

        Na verdade oq aparece é um RDB.

        • Jeferson 20 de março de 2018 at 9:53 #

          Se ele está zerado é porque houve vencimento. Diferente do CDB, o RDB só pode ser resgatado no vencimento. Logo, se ele tinha saldo em 2016 e apareceu zerado em 2017, ele venceu. Pegue seu extrato de 2017 (de janeiro a dezembro) e veja se aparece algum crédito na tua conta referente ao vencimento deste ativo. Se não aparece, a coisa fica mais complicada ainda de entender. Se possível, verifique os teus extratos dos anos de 2014 a 2017 para ver se há alguma saída da conta corrente para a aplicação, geralmente os CDBs/RDBs do Itaú tem prazo de 3 anos.
          Se não aparecer entrada e saída do dinheiro na tua conta, só o banco poderá te explicar o que houve.

          • Halison 20 de março de 2018 at 16:53 #

            Muito obrigado pela ajuda, vou amanhã mesmo no banco, fico muito agradecido

Deixe uma resposta

Powered by WordPress. Designed by Woo Themes