Só se aprende____(verbo no infinitivo), ____ (verbo no gerúndio)

Você sabe qual é a diferença entre a vida na escola e a escola da vida?

Na escola, a gente aprende uma lição, e então uma prova nos é aplicada.

Na vida, nos é aplicada uma prova, e então a gente aprende uma lição.

A ordem dos fatores altera o produto? Não necessariamente. Em ambos os casos, fica evidente que só se aprende algo, fazendo algo. É preciso que você coloque em prática as coisas que quer fazer. Transforme o verbo infinitivo em gerúndio. De acordo com a Wikipédia:

“O infinitivo indica a ação propriamente dita, sem situá-la no tempo, desempenhando função semelhante a substantivo.O infinitivo é o nome do verbo. Exemplos: ler, dormir, falar, sonhar.”

Já o gerúndio:

“Indica uma ação em andamento, um processo verbal ainda não finalizado.”

Ação em andamento. É precisamente isso que nos faz crescer. Não há crescimento pessoal se você ficar na inércia, optar por apenas sonhar, em vez de fazer acontecer. Optar por só pensar, ao invés de colocar o pensamento em ação. Optar por lamentar-se, ao invés de refletir sobre o que ocorreu, e fazer diferente da próxima vez.

Fazendo uma metáfora com a física, é o mesmo que transformar a energia potencial em energia cinética. A energia potencial

“É a energia que um objeto possui pronta a ser convertida em energia cinética. Um martelo levantado, uma mola enroscada e um arco esticado de um atirador, todos possuem energia potencial. Esta energia está pronta para ser modificada em outras formas de energia e, consequentemente, realizar trabalho: quando o martelo cair, pregará um prego; a mola, quando solta, fará andar os ponteiros de um relógio; o arco disparará uma flecha. Assim que ocorrer algum movimento, a energia potencial da fonte diminui, enquanto se modifica em energia do movimento (energia cinética).”

Você não irá investir melhor se fizer todos os cursos e souber todas as teorias sobre investimentos. Você só irá progredir no gerenciamento de suas finanças a partir do momento em que colocar seu conhecimento em prática, ou seja, investindo, testando, experimentando.

Da mesma forma, você não irá controlar melhor seu orçamento doméstico se baixar todas as planilhas disponíveis na Internet e pagar tudo no cartão de crédito, supondo que isso facilite o controle de gastos. Você só irá controlar melhor suas despesas a partir do momento em que registrá-las e refletir sobre elas, de modo que isso se torne um hábito em sua vida.

O problema de fazer algo é que ele impõe muitas vezes uma inovação em sua vida, que o faça sair de sua posição de comodismo. Abrir conta em uma corretora que oferece serviços melhores, dispor-se a fazer um novo curso que lhe ofereça possibilidades de ascensão profissional, matricular-se numa academia. São atividades que exigem empenho de sua parte. Por isso que, às vezes, são tão difíceis de executar, uma vez que exigem atitude, e não omissão. Mas, se você quiser investir melhor, estudar melhor, e melhorar sua saúde, não há outra alternativa a não ser investindo, estudando e se exercitando. O mundo é de quem tem iniciativa, de quem opta por modificar sua vida, ao invés de esperar que a vida te modifique.

Finalmente, meu desejo é que você não apenas leia os artigos que publico, mas que reflita sobre eles a fim de decidir qual rumo tomar em sua vida. Porque só se aprende a praticar os valores reais em sua vida, praticando-os. 😉

É isso aí!

Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

Print Friendly, PDF & Email

,

4 Responses to Só se aprende____(verbo no infinitivo), ____ (verbo no gerúndio)

  1. claudir 19 de agosto de 2010 at 15:37 #

    excelente artigo.
    foi como um choque de realidade para mim, mais uma vez.
    obrigado, que Deus o abençoe e prossiga o excelente trabalho

  2. Guilherme 22 de agosto de 2010 at 15:09 #

    Valeu, claudir! 😀

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

  3. Rosana 6 de fevereiro de 2014 at 8:04 #

    Muito bom seu texto!

    Gostei do início:

    “Na escola, a gente aprende uma lição, e então uma prova nos é aplicada.
    Na vida, nos é aplicada uma prova, e então a gente aprende uma lição.”

    No segundo caso, se não estivermos preparados para as provas, muitas vezes as lições serão aprendidas de forma muito mais dolorida do que poderiam ser, o que geralmente acontece devido ao comodismo e procrastinação. Imagine um mundo sem essas duas características humanas. Seria muito melhor, não é?

    “Porque só se aprende a praticar os valores reais em sua vida, praticando-os.”
    Fechou com chave de ouro! 🙂

    Abraços,

    • Guilherme 7 de fevereiro de 2014 at 22:03 #

      Obrigado, Rosana!

      Com certeza, Rosana, geralmente se aprende com a dor mesmo, como resultado dos fatores citados por você, quais sejam, o comodismo e a procrastinação.

      Grato pelas palavras! 🙂

      Abç!

Deixe uma resposta

Powered by WordPress. Designed by Woo Themes