3 sites úteis para ajudá-lo(a) na escolha de bons hotéis – no exterior e no Brasil

É fundamental fazer um bom planejamento em viagens de férias. Aproveitando que estamos no mês de julho, tradicional período de férias escolares no Brasil, e auge da temporada de verão no Hemisfério Norte (leia-se Estados Unidos e Europa, sobretudo), e levando-se em consideração que um dos valores essenciais que se deve prezar na vida é um lazer com qualidade – e também com dinheiro no bolso, de preferência 😀 – destacamos aqui 3 sites super úteis, que podem funcionar como um guia para você escolher hotéis de qualidade, a preços razoáveis.

Ouvindo o ótimo podcast da revista Elas & Lucros, a colunista de viagens do programa disse que uma pessoa gasta de 70 a 80% de suas viagens em despesas concentradas em dois itens: passagens (transporte) e hospedagem (acomodação). Sem dúvida, esses são os itens que mais costumam pesar no orçamento doméstico de qualquer família que faça um planejamento de suas viagens.

Bom, em relação às despesas com passagens, temos uma fonte de informação riquíssima em dicas para você montar sua viagem nessa parte: é o Aquela Passagem, tantas vezes já mencionado aqui.

Já em relação às despesas com hotéis, quero registrar aqui 3 sites que podem te ajudar a encontrar um belo hotel para seus passeios.

Trip Advisor

Esse é um dos meus sites favoritos. O Trip Advisor é um guia gratuito de viagens e pesquisas que ajuda os consumidores a reunir informações de viagens, escrever opiniões em questões relativas a passeios e a se envolver em fóruns interativos. Um dos seus serviços mais úteis é o ranking dos hotéis em cada cidade,  baseado em notas dadas pelos usuários. Há também muitas dicas de passeios e guias online de diversas cidades, para serem baixados em formado .pdf

No entanto, atente para o fato de que a maioria das opiniões são dadas por turistas norte-americanos e europeus, que costumam ser mais exigentes quanto à qualidade dos hotéis, do que brasileiros. Assim, avalie os hotéis tomando as classificações do Trip Advisor como apenas mais um bom critério, mas não como o único critério, para escolher a hospedagem.

Uma novidade interessante é a versão brasileira do site. Embora as informações sobre hotéis no Brasil, e as opiniões em português, não sejam tão vastas quanto a de hotéis da Europa e dos Estados Unidos, já ajudam bastante na hora de reunir informações para a escolha de hotel.

Booking.com

É um site específico para fazer reservas de hotéis online, com preços bastante atraentes. Um dos grandes destaques desse site – mesmo que você não faça a reserva usando os serviços dessa agência online – é a quantidade de comentários e reviews de hotéis, feitos por brasileiros, quantidade maior do que a existente no Trip Advisor, por exemplo.

Isso permite ter uma noção, dos hotéis, mais ajustada à nossa realidade, uma vez que temos a visão das hospedagens a partir da perspectiva dos brasileiros.

Walk Score

Se você gosta de fazer passeios a pé pelas cidades que visita, e quer de fato saber se o hotel que você está pesquisando tem realmente aquela “excelente localização” que ele estampa em seu site, o Walk Score é a pedida da hora. A utilidade desse site é o que o torna tão especial: você digita o endereço do hotel, e ele calcula o “índice de andabilidade”, numa escala de 0 (muito dependente de carro) a 100 (paraíso para pedestres).

Ao mesmo tempo, ele gera um mapa mostrando a distância do hotel em relação a restaurantes, escolas, parques, bibliotecas, farmácias, mercados etc.

É um complemento excelente para as pesquisas que você realiza no Trip Advisor ou no Booking.com – pelo menos em relação a cidades dos Estados Unidos e Europa. Isso porque a escolha de um bom hotel está atrelada à localização: quanto mais perto ele estiver das atrações turísticas da cidade, maiores são as chances de você poder realizar os passeios sem muitos gastos – de dinheiro e de tempo – com transporte. E é aqui que entra a serventia do Walk Score, pois ele pode “desempatar” a escolha para você, caso você esteja em dúvida entre dois ou mais hotéis de preços semelhantes – ou não tão semelhantes assim.

Por experiência própria, digo que vale mais a pena se hospedar num hotel mais próximo do centro, ainda que mais caro, do que pernoitar num hotel mais barato (geralmente próximo do aeroporto), mas longe das atrações turísticas. Se você estiver em dúvida entre economizar nas passagens ou economizar nos hotéis, a minha recomendação é: economize nas passagens, e o dinheiro que sobra gaste a mais em hotéis mais bem localizados. Isso porque o objetivo das viagens é conhecer os novos locais, sendo o transporte apenas um meio (literalmente um meio…..rsrs), que te leva ao fim desejado.

Dica extra: verifique se o hotel tem tarifas especiais no site próprio

Aqui vai uma dica-brinde: pesquise se o hotel em que você deseja se hospedar tem um site específico. Isso porque as tarifas que ele apresenta podem ser melhores do que as encontradas nas agências online acima referidas.

Ademais, fazendo a reserva direto com o hotel, você pode se comunicar por email solicitando algum serviço diferenciado, por exemplo, um apartamento que tenha vista para a rua (para aqueles que gostam).

Conclusão

Seja qual for o destino que pretende conhecer, fazer um bom planejamento na escolha de hotéis é essencial. Com o advento da Internet, essa tarefa ficou muito facilitada, a ponto de você ter toda a autonomia necessária para buscar o melhor hospedagem, tendo em vista seus exclusivos interesses, sem estar dependente de agências de viagens ou serviços de terceiros.

O blog Aquela Passagem também publicou uma matéria com dicas de mais algumas ferramentas online para te ajudar a planejar suas viagens.

E você, tem alguma dica de site que ajuda na escolha de bons hotéis? Escreva suas opiniões na caixa de comentários!

É isso aí!

Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

Print Friendly, PDF & Email

, , ,

9 Responses to 3 sites úteis para ajudá-lo(a) na escolha de bons hotéis – no exterior e no Brasil

  1. Henrique Carvalho 10 de julho de 2010 at 14:14 #

    Excelentes dicas!

    Coloqueis os sites já nos favoritos.

    E o blog Aquela Passagem realmente tem conteúdo de qualidade. Ele é o maior sobre este tema no Brasil Guilherme?

    Grande Abraço!

  2. Guilherme 10 de julho de 2010 at 17:22 #

    Ôpa, valeu Henrique!

    Sim, o Aquela Passagem é a grande referência nacional no tema!

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

  3. Felipe Azevedo 11 de julho de 2010 at 12:42 #

    Hostelworld.com

    Otimo site com os comentarios de cada pessoa que ficou nos albergues.
    Abs,

  4. Guilherme 12 de julho de 2010 at 9:42 #

    Boa dica, Felipe!

    O site é bem completo, com interface amigável e diversas dicas de serviços para viajar a preço barato, mas com segurança e qualidade.

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

  5. Willy Fog 12 de julho de 2010 at 11:36 #

    Gostei desse artigo. Aqui vai minhas contribuições

    Outros sites que já utilizei mas que são voltados mais para albergues são:

    http://www.hihostels.com/
    http://www.hostelbookers.com/

    Um site muito bom que utilizo bastante para planejar viagens é o do mochileiros:

    http://www.mochileiros.com

    Uma opção de hospedagem gratuita para quem vai viajar e que eu gosto e já utilizei quando viagei pelo Europa e que eu recomento é o do hospitality club:

    http://brasileiro.hospitalityclub.org/indexbra.htm

    Grande abraço.

  6. Guilherme 13 de julho de 2010 at 14:07 #

    Ótimas dicas, Willy!

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

  7. Sombra 20 de junho de 2011 at 13:20 #

    Outro site que vale a pena conhecer é o http://www.hoteiseconomicos.com.br

  8. Guilherme 22 de junho de 2011 at 6:38 #

    Boa dica, Sombra!

Trackbacks/Pingbacks

  1. Walkscore: site útil para ajudá-lo na escolha de um hotel com excelente localização | Meu Milhão de Milhas - 19 de julho de 2014

    […] uma dica que eu dei há 4 anos no Valores Reais, mas que continua atualíssima, portanto, vale a pena destacá-la aqui no MMdM, pois tem tudo a ver […]

Deixe uma resposta

Powered by WordPress. Designed by Woo Themes