Que beber água traz inúmeros benefícios para a saúde, e sua ingestão é recomendada em quantidades generosas, principalmente em dias de calor, todo mundo sabe. O que talvez muitos não saibam é a temperatura ideal para a bebida desse líquido.
Isso porque tendemos a compensar a temperatura do ambiente em que estamos com o grau inverso de temperatura do líquido que ingerimos. Isto é, se estamos curtindo um dia de calor, muito calor, queremos a bebida mais gelada possível, para nos refrescar. E, se vivemos num daqueles dias típicos de inverno, com chuvas e muito frio e vento, estaremos mais propensos a tomar aquela deliciosa sopa quentinha – ou quentérrima….rsrssr – para compensar o frio. Ou mesmo um bom chá ou café quente. Melhor ainda um belo e encorpado chocolate quente.
Não há problema se tal consumo de líquidos é feito de forma esporádica, eventual, isolada. O problema é se isso vira um hábito. Ou seja, se, faça chuva ou faça sol, você insiste em tomar a Coca-Cola, sempre gelada, no horário do almoço. Diuturnamente.
Por que? Porque, segundo Nuno Cobra, autor do livro A semente da vitória (resenhado recentemente), os líquidos gelados agridem o organismo, que trabalha para regular sua temperatura sempre igual. Quando ingerimos um copo de água gelada, há um desequilíbrio entre a temperatura do que vem de fora e a nossa temperatura orgânica, obrigando o organismo a uma “hora extra” para reajustar o nosso “termômetro interno”.
Assim, ele recomenda a bebida em temperatura ambiente. Ou, no máximo, um “pouquinho fresca”. Acredito que o mesmo deva valer para as bebidas muito quentes. Ocasionalmente podem ser revigorantes, mas seu uso excessivo pode fazer mal. Ou não?
Fica aqui, então, a dica de saúde de hoje: beba líquidos sim. Mas em temperatura ambiente. O seu organismo agradece. 😉
É isso aí!
Um grande abraço, e que Deus os abençoe!
Fala rapaz!
Olhe só, eu sempre fui meio do contra quando falam para tomar 2 litros de água por dia, e aquele blablabla todo. Acredito que tudo em demasia faça algum mal.
Sigo a regra de beber quando tenho sede, e chimarrão quando tenho vontade (e não muito quente, porque também faz mal).
Essa de beber líquidos gelados eu já sabia, e evito ao máximo! Dizem que o ideal é beber líquidos em temperatura morna.
Lembrem que os orientais tomam muito chá, talvez eles saibam mais que nós. Pelo menos parecem mais jovens.. hehe
Abraço.
Clóvis, verdade. Bebidas mornas são a melhor solução. Talvez um chá morno também ajude a equilibrar a temperatura do organismo.
É isso aí!
Um grande abraço, e que Deus os abençoe!
Muito bom post, Valores Reais também é saúde! 🙂
Há muito tempo procuro não consumir líquidos muito quente ou frios pois além do desgaste maior do organismo para deixar o produto na temperatura adequada, pode trazer complicações mais sérias, como câncer de esôfago.
Algumas pesquisas associam o alto índice de câncer de esôfago nos gaúchos ao consumo de chimarrão muito quente, embora há controvérsias sobre o assunto.
Bebidas Quentes: Deve-se tomar cuidado com o uso excessivo de bebidas quentes como mate, chimarrão e café. Quanto mais freqüente o hábito de consumir os líquidos de alta temperatura, maiores são os riscos de desenvolver câncer de esôfago.
Fonte: http://www.hcancerbarretos.com.br/cancer-de-esofago
Abraços,
Muito legal essa matéria sobre o câncer do esôfago, não havia me atentado sobre essas possibilidades e perigos das bebidas quentes, que são muito sérias.
Taí mais um motivo para beber líquidos na temperatura ambiente!
Abç
🙂
Olá!
Há muitos anos tomo água gelada em todos os momentos que meu corpo necessita de líquido. Mas percebi que tenho problema de estômago alto. Será que deve ser decorrente a algum mal funcionamento do meu organismo devido à ingestão de água gelada?