Dica de saúde: beba líquidos sim. Mas em temperatura ambiente!

Que beber água traz inúmeros benefícios para a saúde, e sua ingestão é recomendada em quantidades generosas, principalmente em dias de calor, todo mundo sabe. O que talvez muitos não saibam é a temperatura ideal para a bebida desse líquido.

Isso porque tendemos a compensar a temperatura do ambiente em que estamos com o grau inverso de temperatura do líquido que ingerimos. Isto é, se estamos curtindo um dia de calor, muito calor, queremos a bebida mais gelada possível, para nos refrescar. E, se vivemos num daqueles dias típicos de inverno, com chuvas e muito frio e vento, estaremos mais propensos a tomar aquela deliciosa sopa quentinha – ou quentérrima….rsrssr – para compensar o frio. Ou mesmo um bom chá ou café quente. Melhor ainda um belo e encorpado chocolate quente.

Não há problema se tal consumo de líquidos é feito de forma esporádica, eventual, isolada. O problema é se isso vira um hábito. Ou seja, se, faça chuva ou faça sol, você insiste em tomar a Coca-Cola, sempre gelada, no horário do almoço. Diuturnamente.

Por que? Porque, segundo Nuno Cobra, autor do livro A semente da vitória (resenhado recentemente), os líquidos gelados agridem o organismo, que trabalha para regular sua temperatura sempre igual. Quando ingerimos um copo de água gelada, há um desequilíbrio entre a temperatura do que vem de fora e a nossa temperatura orgânica, obrigando o organismo a uma “hora extra” para reajustar o nosso “termômetro interno”.

Assim, ele recomenda a bebida em temperatura ambiente. Ou, no máximo, um “pouquinho fresca”. Acredito que o mesmo deva valer para as bebidas muito quentes. Ocasionalmente podem ser revigorantes, mas seu uso excessivo pode fazer mal. Ou não?

Fica aqui, então, a dica de saúde de hoje: beba líquidos sim. Mas em temperatura ambiente. O seu organismo agradece. 😉

É isso aí!

Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

Print Friendly, PDF & Email

8 Responses to Dica de saúde: beba líquidos sim. Mas em temperatura ambiente!

  1. Clóvis Diego 16 de junho de 2010 at 11:15 #

    Fala rapaz!

    Olhe só, eu sempre fui meio do contra quando falam para tomar 2 litros de água por dia, e aquele blablabla todo. Acredito que tudo em demasia faça algum mal.
    Sigo a regra de beber quando tenho sede, e chimarrão quando tenho vontade (e não muito quente, porque também faz mal).

    Essa de beber líquidos gelados eu já sabia, e evito ao máximo! Dizem que o ideal é beber líquidos em temperatura morna.
    Lembrem que os orientais tomam muito chá, talvez eles saibam mais que nós. Pelo menos parecem mais jovens.. hehe

    Abraço.

  2. Guilherme 20 de junho de 2010 at 17:34 #

    Clóvis, verdade. Bebidas mornas são a melhor solução. Talvez um chá morno também ajude a equilibrar a temperatura do organismo.

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

  3. Rosana 5 de janeiro de 2014 at 9:07 #

    Muito bom post, Valores Reais também é saúde! 🙂
    Há muito tempo procuro não consumir líquidos muito quente ou frios pois além do desgaste maior do organismo para deixar o produto na temperatura adequada, pode trazer complicações mais sérias, como câncer de esôfago.
    Algumas pesquisas associam o alto índice de câncer de esôfago nos gaúchos ao consumo de chimarrão muito quente, embora há controvérsias sobre o assunto.

    Bebidas Quentes: Deve-se tomar cuidado com o uso excessivo de bebidas quentes como mate, chimarrão e café. Quanto mais freqüente o hábito de consumir os líquidos de alta temperatura, maiores são os riscos de desenvolver câncer de esôfago.
    Fonte: http://www.hcancerbarretos.com.br/cancer-de-esofago

    Abraços,

    • Guilherme 6 de janeiro de 2014 at 11:53 #

      Muito legal essa matéria sobre o câncer do esôfago, não havia me atentado sobre essas possibilidades e perigos das bebidas quentes, que são muito sérias.

      Taí mais um motivo para beber líquidos na temperatura ambiente!

      Abç

  4. Adriana 26 de julho de 2016 at 22:54 #

    Olá!

    Há muitos anos tomo água gelada em todos os momentos que meu corpo necessita de líquido. Mas percebi que tenho problema de estômago alto. Será que deve ser decorrente a algum mal funcionamento do meu organismo devido à ingestão de água gelada?

Trackbacks/Pingbacks

  1. Valores Reais » Viva sua paixão - 18 de junho de 2010

    […] média duração. E, mesmo nos últimos meses, tenho produzido também textos menores, como esse, esse e […]

  2. Água - Mitos e Verdades - Blog da Fran - 31 de março de 2015

    […] Fontes: Uol Saúde, IG Saúde, Everyday Health, Shape e Valores Reais. […]

Deixe uma resposta

Powered by WordPress. Designed by Woo Themes