[Máquina do Tempo] Estreia da nova seção do Valores Reais: Colhendo os Dividendos!

Como parte das comemorações do primeiro aniversário do blog Valores Reais, hoje estreia uma seção que se destina a estampar de modo permanente as edições de sábado do site: Colhendo os Dividendos.

O que é?

Colhendo os Dividendos é uma série publicada, aos sábados, que se destina a destacar os melhores textos publicados na mesma semana do ano(s) anterior(es). Sua inegável fonte de inspiração é a série “The Simple Dollar Time Machine“, publicada também todos os sábados pelo site The Simple Dollar, onde o autor destaca os melhores artigos publicados no ano anterior.

Qual sua razão de existência?

O objetivo é expor aos novos leitores conteúdos que foram publicados tempos atrás, mas que ainda podem ser úteis a eles. E serve também – por quê não? – para que leitores antigos releiam textos que gostaram.

Por quê o nome “Colhendo os Dividendos”?

Porque esse nome associa a série a uma expressão positiva, que também tivesse relação com finanças pessoais. Eu pensei em colocar simplesmente “máquina do tempo”, mas isso seria mera reprodução do título do TSD, e não denotaria criatividade.

Eu pensei também em utilizar o termo “vale a pena ler de novo”, em alusão às novelas que são repetidas nas tardes da Globo. Mas o objetivo principal dessa seção é expor conteúdo que possa ser novo, para leitores que estão travando conhecimento com o site agora, e não fazer uma simples revisão para quem já leu conteúdo de anos anteriores. Então, o termos mais apropriado talvez seria “vale a pena ler o novo”, mas isso seria uma ambiguidade, já que poderia ser novo para os leitores recém-chegados, e não novo para aqueles que já são leitores assíduos do blog.

Colher os dividendos tem significado próprio. Dividendo é a parcela do lucro da empresa que é distribuída aos acionistas. Nesse sentido, os textos que publicamos no passado podem reverter em lucros para os leitores, no sentido de os fazerem refletir melhor sobre certos temas, e a agirem de modo diferente, promovendo crescimento pessoal. Ou seja, associo o tempo gasto com a leitura do site como um investimento, um investimento em conhecimento, cujos dividendos sejam perpetuamente colhidos.

Dessa maneira, os textos publicados funcionam como insumos, como meios, para terem uma utilidade proveitosa em alguma área da vida dos leitores. E ler textos antigos é uma forma de colher os dividendos, isto é, pegar os frutos e utilizá-los para a promoção do conhecimento. Esse é o sentido. 😉

Qual será a frequência da série?

Ela será publicada aos sábados, dia em que os leitores normalmente têm mais tempo para se dedicar a leituras. Ainda não sei se terei condições de fazê-la a cada sábado, ou a cada dois sábados, em função das minhas disponibilidades de tempo. Fiquem atentos, e marquem, pois, em suas agendas, que sábado é dia dessa série!

Essa série tem mais alguma informação útil para os novos leitores, além dos artigos?

Sim, além da relação de artigos de qualidade, publicarei também uma espécie de FAQ, contendo 7 dicas práticas de como tirar máximo proveito do site. Tudo para facilitar a vida dos leitores, principalmente os iniciantes.

Bom, feitos os esclarecimentos, vamos à primeira série de Colhendo os Dividendos!

Um ano atrás (24 a 29 de Maio de 2009)

Crédito automático do salário na poupança Não deixe o dinheiro parado na conta-corrente. Infelizmente, o crédito automático é ainda um instrumento pouco utilizado pelos correntistas de bancos.

As vantagens ocultas da poupança – e não vou falar do IR! Todo mundo está cansado de saber que a poupança não paga IR nem taxa de administração. Mas o que mais a poupança oferece de bom? Aqui estão 7 vantagens pouco exploradas.

Débito automático no cartão de crédito ou na conta-corrente? As vantagens e desvantagens do uso de cada um desses instrumentos de controle do orçamento doméstico.

Assinei a Kiplinger´s Crise é sinônimo de oportunidades. De comprar coisa barata não só na Bolsa, mas também fora dela. E a crise nos Estados Unidos estava braba mesmo. Aproveitei e assinei uma revista norte-americana de finanças pessoais que até hoje está sendo fonte de artigos para o blog.

A persistência em busca dos objetivos – Copa dos Campeões da Europa Lições extraídas assistindo a final do ano passado da Champions League.

7 maneiras de você tirar proveito máximo do Valores Reais

Essa é uma espécie de FAQ (respostas mais frequentes), útil sobretudo para que novos leitores explorem melhor o Valores Reais.

1. Assine por email ou RSS. Sabia que você pode saber das últimas novidades do site sem visitar o www.valoresreais.com ? Para isso, assine nosso conteúdo via email ou no seu leitor preferido de feeds.

2. Comente. Cada artigo publicado permite que você exponha suas ideias, debatendo-as com outros excelentes leitores, numa discussão viva e contínua. Basta clicar no botão de comentários, logo abaixo do título de cada artigo, para ter acesso às discussões. Também é possível assinar os feeds dos comentários.

3. Mande-me suas dúvidas e sugestões. Escreva um email no formulário de contato do site, caso tenha alguma dúvida, sugestão ou comentário. Seu comentário pode inclusive ser objeto de artigo no site!

4. Participe das enquetes. Na barra lateral direita, temos enquetes sempre atualizadas, onde você poderá  expressar sua opinião sobre temas relevantes de finanças pessoais, bem como sugerir temas para futuros artigos.

5. Passeie pela nossa seção de arquivos. Na barra lateral direita, existe um calendário onde, passando seu mouse em cima, você lerá o título do artigo que foi escrito naquele dia. E, na seção Arquivos, você encontrará os artigos listados em ordem cronológica, desde o nascimento do blog!

6. Faça uma busca. Caso queira saber se algum assunto, termo ou palavra em particular foi debatido ou apareceu em algum artigo, é só utilizar a nossa caixa de pesquisas, localizada no canto superior direito.

7. Navegue por categorias e assuntos. Se você tiver em busca de temas específicos abordados aqui no blog, navegue pelas categorias e assuntos, organizados na barra lateral direita.

É isso aí!

Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

Print Friendly, PDF & Email

3 Responses to [Máquina do Tempo] Estreia da nova seção do Valores Reais: Colhendo os Dividendos!

  1. Henrique Carvalho 29 de maio de 2010 at 15:06 #

    Guilherme!

    Ótima idéia de fazer este retrospecto!

    Grande Abraço!

  2. Guilherme 29 de maio de 2010 at 16:20 #

    Valeu Henrique!

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

Trackbacks/Pingbacks

  1. Valores Reais » Viva sua paixão - 18 de junho de 2010

    […] de busca. Aliás, é para eles e para todos os novatos no site que eu resolvi publicar a série Colhendo os dividendos: justamente para que, se não tiverem tido o tempo necessário, leiam […]

Deixe uma resposta

Powered by WordPress. Designed by Woo Themes