7 modalidades diferentes de ganhar dinheiro, especulando ou investindo

O leitor Elvis deu a seguinte sugestão:

“Por que não escrever posts sobre outras formas se de ganhar dinheiro? Tenho muito interesse sobre especulação (e talvez outros leitores do blog)”.

O Elvis tem razão. Os ganhos de capital podem decorrer tanto de investimentos quanto de atividades especulativas. Com tantas formas de se negociar ativos, e também passivos, descreverei 7 maneiras diferentes de se ganhar dinheiro. Muitas delas são de caráter especulativo, e talvez possam interessar aos leitores do site, como disse o Elvis.

Definição de especulação

De acordo com a Wikipedia,

Especulação, em economia, consiste em uma aposta acerca do futuro econômico de um país, um setor de atividade ou de uma empresa.

Diferenças entre especular e investir

O leitor Tadeu fez uma diferenciação importante entre especular e investir:

“Uma coisa é investimento outra é especulação. Embora as duas formas de atuação tenham como objetivos ganhos, investimento está relacionado a valor, logo pressupões alto conhecimento do que se está comprando. Especulação é jogo rápido. É oferta e procura. Para que alguém ganhe, outro precisa perder.

Assim é que antes de buscar formas diferentes de investimento devemos é identificar o nosso talento. Diversificar sim, mas só diversifique dentro do segmento de seu conhecimento máximo e, principalmente, onde você for mais talentoso. Identifique onde você é mais talentoso e ali coloque suas fichas, pois será onde o sucesso financeiro será alcançado”.

1. Leilões de objetos antigos

Especular consiste, basicamente, em comprar e vender determinado ativo tendo em vista a obtenção de lucros, em função da alteração de preço. Você compra um bem por um valor “x”, e o revende por “x” + y”. O “y” representa o seu ganho de capital no negócio. O leitor Elvis dá um exemplo:

“Esses dias um amigo meu comentou que, às vezes, visitava leilões pra ver se conseguia comprar algo com alto potencial de valorização, como, por exemplo, objetos antigos. Ele disse que certa vez foram fabricadas 5 moedas americanas de 1 centavo, com determinado defeito, e que ainda estão em circulação. Elas tem alto valor por serem únicas”.

As moedas objeto de colecionadores são exemplos de mercadorias que valem muito mais do que seu “valor de face”.

Por falar nisso, certa vez eu tinha ido até uma padaria, e, ao pagar em dinheiro, eu tirei da carteira uma nota de um real, dessas que parecem “novas em folha”. O amigo que estava comigo disse: “nossa, faz tempo que não vejo uma cédula dessas. Por quê você não a guarda? Daqui a alguns anos ela estará valendo mais que seu valor de face”.

Dito e feito. Guardei a cédula dentro da carteira, e pague o real com duas moedas de R$ 0,50 cada.:D

2. Leilões virtuais

Outra maneira de se investir – ou de se especular, dependendo dos objetivos da pessoa – é participar de leilões virtuais. Aliás, fazer uma venda de seus objetos usados pode ser uma ótima oportunidade de tirar, de sua casa, objetos que você não utiliza mais, e ainda embolsar algum dinheiro.

Se você não é adepto de leilões virtuais, pode fazer as vendas em seu condomínio. Isso é útil particularmente se você estiver se mudando para outra cidade, ou outra casa na mesma cidade, e não deseja ficar com alguns móveis. Peça autorização do condomínio, e coloque um anúncio de vendas em um local de grande circulação de pessoas, como a portaria, o elevador etc.

Ademais, verifique se no supermercado mais próximo não há um local para fixação de anúncios de classificados. A grande vantagem dessa forma de negociação é que você economiza tempo na venda, pode negociar diretamente com o vendedor, testar o produto antes de comprar, e, é claro, conseguir maiores margens para descontos, já que a negociação ocorre em meio físico, e não em meio virtual.

3. Obras de arte

O mercado de obras de arte também é uma opção de ganhar dinheiro. Exige, é claro, conhecimento específico e uma rede de contatos para saber aproveitar as boas oportunidades. Conhecer os métodos específicos de avaliação também é recomendado. Esse é um ramo que pode igualmente se constituir em uma fonte importante de ganhos, desde que se saiba o que está fazendo (a fim de não se transformar numa fonte de perdas).

4. Mercado imobiliário: terrenos

Muito se fala no investimento em imóveis por meio de compra para renda de aluguéis, e compra de cotas de fundos de investimento imobiliários. Entretanto, o investidor também pode lucrar com a compra-e-venda de terrenos.

Espera-se a infra-estrutura (rede de água, esgoto, energia elétrica, asfalto…) chegar no bairro e, depois, revende-se o terreno com lucros. No interior dos Estados desse Brasil, essa é uma das formas de investimento bastante utilizadas e preferidas pelas pessoas físicas. E um dos meios para conseguir informações de como conseguir bons terrenos para compra e venda é por meio dos classificados de jornais.

Tanto quanto no mercado de imóveis construídos, é preciso pesquisar bastante e ter conhecimento acerca daquilo que se está investindo. Fazer pesquisa de campo, consultar corretores de imóveis, conversar com profissionais especializados da área, podem ser boas dicas a te auxiliar nessa modalidade de investimento.

5. Especulando no mercado de ações

A especulação, seja com day-trades, seja com swing trades, é importante para dar liquidez ao mercado de ações. E muitos investidores fazem dessa sua principal fonte de ganhos. Nesse caso, exige-se uma dedicação full time por parte do investidor, e muito conhecimento de análise gráfica e timing de mercado.

As corretoras incentivam bastante a atividade especulativa para seus clientes pessoas físicas, fornecendo uma quantidade de cursos maior em análise técnica do que em análise fundamentalista.

Como bem observou o leitor Otávio, na caixa de comentários, é também possível especular com ETFs, uma vez que são negociados com a mesma mecânica de funcionamento das ações.

6. Metais preciosos: ouro e prata

Negociar metais preciosos, particularmente ouro, é uma atividade de investimento que costuma ser vista como forma de proteção contra a inflação. O ouro pode ser comprado por meio escritural, via BM &F, ou por meio físico, por meio de instituições credenciadas.

No exterior, há ETFs que têm ouro em sua carteira, os Gold ETFs.

7. Sebos

Finalmente, um outro tipo de investimento interessante para a comercialização de produtos usados é utilizando os sebos, que pode ser útil principalmente na compra e venda de livros usados. Há sebos em boa parte dos Municípios do Brasil, e trata-se de uma opção de baixo custo interessante para a acumulação de capital intelectual.

Conclusão

Como se pode perceber, existem diversas possibilidades de se ganhar dinheiro fora do mercado financeiro. Em praticamente todas elas, identificamos um elemento, uma habilidade, que necessita ser desenvolvida pelo investidor: a habilidade de negociação. Saber negociar pelos melhores preços é fundamental para ter um vida de sucesso nesses investimentos não-financeiros – e também nos financeiros propriamente ditos, uma vez que o bom trader necessita trabalhar bem todo o processo de negociação de seus ativos na Bolsa.

Ademais, outro requisito importante para ter sucesso nessa área é o domínio e respeito das regras que normatizam qualquer uma dessas modalidades de investimentos. Cada área tem seus nichos e seus aspectos peculiares de negociação. Isso lhe permitirá agir de acordo com o jogo, evitando dores de cabeça decorrentes de violação, ainda que culposa, de quaisquer das normas que ditam os investimentos em particular.

Você conhece mais alguma forma de se ganhar dinheiro fora do mercado financeiro? Conte pra gente!

Vamos ampliar essa lista. Na caixa de comentários, vocês podem dar sugestões de outras formas de se ganhar dinheiro, seja investindo, seja especulando. Caso seja seu primeiro comentário, não se preocupe. Trata-se apenas de um filtro que o sistema do WordPress (software que faz o gerenciamento do blog) utiliza para controlar as mensagens. Em geral, libero as mensagens dentro do prazo de 24 horas. Caso isso não aconteça, me informe no formulário de contato disponível no site.

Bons investimentos!

É isso aí!

Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

Print Friendly, PDF & Email

, , , ,

7 Responses to 7 modalidades diferentes de ganhar dinheiro, especulando ou investindo

  1. Otávio 28 de maio de 2010 at 0:31 #

    Vou acrescentar alguns que foram omitidos. Ainda em imóveis: 1) compra ou construção de espaço comercial visando aluguel. 2) Compra de apartamentos e flats na planta visando revenda para lucrar no ágio. 3) Construir para depois vender ou alugar.

    Ainda como trader: Position-trader/trend-follower, aquele que tenta se beneficiar da tendência de médio prazo do mercado (diante da premissa que em períodos mais longos o mercado está sempre em uma tendência definida), ele compra na alta e vende na baixa (exatamente o oposto do daytrader ou swingtrader que opera principalmente contra-tendências).

    Gostei desse tópico, e ficaria ainda melhor se mais pessoas deixassem sua opinião. Assim poderia ser feito um “bate-papo” de especulador com troca de experiências.

  2. Otávio 28 de maio de 2010 at 0:34 #

    E uma correção. Seria bom definir o que é especulação. Tem gente que investe em ETF e acha que não é especulação… especulação à longo prazo não deixa de ser especulação. A diferença está na ambição do sujeito.

  3. Tadeu 28 de maio de 2010 at 8:34 #

    Uma coisa é investimento outra é especulação.
    Embora as duas formas de atuação tenham como objetivos ganhos, Investimento está relacionado a valor, logo pressupões alto conhecimento do que se está comprando. Especulação é jogo rápido. É oferta e procura. Para que alguém ganhe outro precisa perder.
    Assim é que antes de buscar formas diferentes de investimento devemos é identificar o nosso talento.
    Diversificar sim, mas só diversifique dentro do segmento de seu conhecimento máximo e, principalmente, onde você for mais talentoso. Identifique onde você é mais talentoso e ali coloque suas fichas, pois será onde o sucesso financeiro será alcançado.

  4. Guilherme 28 de maio de 2010 at 8:59 #

    Otávio e Tadeu, obrigado pelos comentários! Alterei algumas passagens do texto, em função dessas observações.

    Fiz a modificação no item sobre ações, dizendo que os ETFs também podem ser instrumentos de especulação.

    Também alterei o título do artigo, explicitando melhor que há diferença entre especular e investir, para evitar confusão.

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

  5. Pedro Henrique 28 de maio de 2010 at 12:42 #

    Não concordo com essa diferenciação entre investimento e especulação. Todo investimento é especulação.

  6. Jeferson 29 de maio de 2010 at 22:23 #

    Discordo do Tadeu. Investimento é em capacidade produtiva. Investir em si mesmo é investir na sua capacidade de gerar dinheiro, seja através de cursos, de networking, etc. De forma semelhante a quando uma empresa investe em máquinas, equipamentos, instalações, capacitação dos profissinais, etc. Especulação é lidar com coisas que não necessariamente estão diretamente ligadas à sua atividade produtiva visando unicamente o lucro, e assumindo os riscos inerentes a isso. Tenho mais a falar sobre isso, mas basicamente, concordo com o Pedro: todo investimento é uma especulação.

    Achei muito interessante este tópico por um motivo a mais: aplicar seu dinheiro em ativos reais (antiguidades, moedas, imóveis, até mesmo dólar, enfim, isso tudo que se falou) é uma ótima maneira de se proteger do risco sistêmico do mercado! Quando ocorre uma crise como a do ano passado, esses ativos costumam valorizar quase que automaticamente, à medida que as ações desvalorizam. Dentre outros motivos, por os especuladores buscarem ativos menos sucetíveis às perdas que o mercado já está trazendo. Por isso que o dólar e o IBOVESPA têm correlação negativa.

  7. Marco 7 de junho de 2010 at 9:37 #

    A otimos os comentarios sobre investimentos!!!

Deixe uma resposta

Powered by WordPress. Designed by Woo Themes