Aniversário do blog Valores Reais: 1 ano de vida! 25 artigos selecionados

E o blog Valores Reais completa 1 ano de vida, nesse dia 24 de maio de 2010!!! Wink

Crédito da imagem: freedigitalphotos.net

Criado com o propósito de divulgar:

“…textos abordando temas sobre finanças pessoais, educação financeira, investimentos e assuntos correlatos. O blog concentrará seu foco em assuntos como gerenciamento de investimentos, vida frugal e como economizar dinheiro, mas sem desequilibrar aspectos de uma vida saudável”.

O blog se tornou, ao longo desse seu primeiro ano de vida, uma fonte útil e proveitosa de informações sobre temas relacionados a finanças pessoais e qualidade de vida. A busca da independência financeira deve ser alcançada sem prejuízo da qualidade de vida. Eis alguns números que são motivo de orgulho para toda a comunidade interessada no aumento da educação financeira no Brasil:

Mais de 250 artigos publicados;

Mais de 16 resenhas de livros;

Média de 70 leitores diários nos feeds RSS;

Mais de 860 comentários aprovados;

– Média de mais de 400 visitantes únicos – unique visitors – por dia (mais de 11 mil por mês, e crescendo);

– Média de mais de 600 page views por dia (mais de 16 mil por mês, e crescendo).

Ficamos felizes com a repercussão positiva que os textos aqui publicados têm gerado na vida das pessoas. Também é oportuno saudar os incontáveis blogueiros, foristas e leitores que, com suas observações e comentários, têm ajudado a aperfeiçoar os debates em torno de investimentos e educação financeira no Brasil.

O site virou um espaço multidisciplinar, pois não nos limitamos a comentar sobre os mais recentes movimentos na Bolsa de Valores ou as últimas novidades no mercado de investimentos em renda fixa. Abordamos também temas relativos a busca de objetivos na vida, que são o motor que dá energia e motivação para o cumprimento das metas financeiras. Falamos sobre aspectos comportamentais do investidor. Trazemos à discussão conversas sobre saúde e produtividade pessoal. Focamos em questões relativas à estrutura familiar, bom uso do tempo e equilíbrio nos relacionamentos.

“Finanças pessoais para pessoas não-financeiras” poderia ser um dos possíveis lemas desse blog. Temos a plena convicção de que não só o real, como moeda, tem valor, e deve ser valorizado. Acreditamos também que o real, enquanto aquilo que faz parte da vida tangível e intangível das pessoas, isto é, o real amor, a real condição de saúde, os reais relacionamentos, o real uso do tempo, igualmente podem e devem ser valorizados.

É por isso que o blog não se chama “valores em reais”, mas sim “valores reais”. Ele pretende trazer à discussão temas que vão além das meras finanças pessoais. Uma vida plena é uma vida vivenciada de forma significativa. E, para ter a melhor qualidade em conteúdo, nós buscamos incessantemente fazer reflexões adequadas e buscar as fontes de informação certas.

Posso dizer, por exemplo, e com orgulho, que as resenhas que vocês encontram aqui são feitas com capricho e buscando destacar pontos que possam ser aproveitados pelo leitor. Da mesma forma, perseguimos a novidade, um ponto de referência, uma perspectiva, uma abordagem, que ainda seja pouco explorada aqui no Brasil. Por isso, as fontes de informação estrangeira, como blogs, sites e revistas, fazem parte do repertório de pesquisas que usamos diuturnamente a fim de trazer para você o que há de melhor e mais atual em tema de discussão sobre finanças pessoais. Se vocês já estão cansados de ler “mais do mesmo”, imagine o autor desse site…

O trabalho de seleção, filtragem e elaboração dos artigos que vocês lêem aqui é desafiador, exige paciência, perseverança, esforço e dedicação, mas, a julgar pela qualidade dos comentários e mensagens que recebemos em nosso site, está provando ser a metodologia correta de trabalho. Sim, pois o público que temos no site é altamente qualificado e seletivo. É um público que quer “algo mais”, uma informação nova e diferente, dentro de um ambiente onde comentários possam ser igualmente moderados e filtrados, a fim de que só sobre aquilo que é de alto nível.

Reconheço que o site tem um visual pouco atrativo, porém, dadas as disponibilidades de tempo do autor, que tem que eleger prioridades em face do tempo que lhe sobra, esse autor optou por priorizar o conteúdo no blog, porque é isso que interessa aos leitores. Eles querem ler aqui algo que lhes seja proveitoso e útil. Querem ter uma informação  diferenciada que possam agregar valor às suas vidas.  Assim, diante disso, que suponho ser o interesse dos leitores, vou continuar preferindo desenvolver habilidades relacionadas à escrita e produção de conteúdo. Afinal, site colorido demais atrapalha a atenção do leitor, que quer conteúdo e informação. E é nisso que vamos continuar a focar. 😉

Um presente: reserva especial

Para celebrar essa data tão especial, um presente para meus leitores, principalmente aqueles que aterrissaram recentemente no site: um pacote com 25 dos melhores artigos que escrevi no blog. Não necessariamente os 25 mais populares, mas sim aqueles sobre os quais tive uma grata satisfação em escrever e que tiveram uma repercussão positiva entre os leitores:

25. A relação com os filhos como fonte de energia positiva de impulso. Que tipo de pai ou mãe você deseja ser?

24. A inflação é uma convicção ou uma experiência? Nem tudo o que reluz é ouro… assim como nem tudo o que afeta a economia impacta necessariamente nossas finanças. Saiba os motivos lendo esse artigo.

23. O valor de aproveitar as oportunidades enquanto elas ainda estiverem disponíveis. Não abdique de seus sonhos enquanto você tiver tempo e energia. Depois, poderá ser tarde demais.

22. O que é frugalidade? Frugalidade não tem nada ver com privação. Tem a ver com buscar o sentido das coisas.

21. A história do refrigerante. Uma história que relata como a vida pode nos surpreender de forma totalmente inesperada e positiva.

20. O que te motiva a prosseguir? É a família? Não vejo motivo mais nobre para perseguir um sonho do que o que é explicado nesse artigo.

19. Experimentar faz parte do processo. Os pressupostos e os benefícios do processo de experimentação, comentados passo-a-passo nesse artigo para te inspirar a fazer algo diferente.

18. O que o dinheiro compra, o que o dinheiro é. As funções e o conceito de dinheiro explicados de forma simples.

17. Os malefícios da televisão na descompressão diária do trabalho – e como fazer para eliminá-los. A televisão é um meio de diminuir sua qualidade de vida. Aqui expomos os remédios para curar essa doença da sociedade atual.

16. A verdadeira essência do conceito de independência financeira. Mostramos o equívoco de associar independência financeira a apenas “ter rendimentos passivos suficientes para cobrir suas despesas”.

15. Em busca do tesouro perdido: a reconexão aos seus valores interiores. Não está na hora de você voltar a fazer aquilo de que gostava quando estava na faculdade ou no colégio (ou ainda, na escola)?

14. As vantagens de elaborar uma lista de compras antes de ir ao mercado. É o método GTD te ajudando a fazer compras melhores não só no mercado de frutas e legumes, mas também no mercado financeiro! :D

13. Não economize como se estivesse prendendo a respiração debaixo d’água. Aqui surgiu pela primeira vez no blog a idéia da “lei básica da frugalidade”.

12. Faça compras de mil reais no shopping e ganhe um cupom para concorrer ao sorteio de uma torradeira! As compras devem ser guiadas por decisões inteligentes, e não por apelos emocionais onde a sorte tem o papel decisivo.

11. Não se prenda às circunstâncias, mas sim foque nos seus objetivos! Não deixe que problemas temporários façam você desistir da conquista de seus sonhos.

10. Evite o excesso na sua vida! O equilíbrio é peça fundamental para uma vida melhor.

9. Invista em sua qualificação! O capital intelectual é o ativo mais valioso que você pode possuir.

8. Jovens devem concentrar suas aplicações em investimento de risco? Nem sempre. Cada caso é um caso, e o jovem nem sempre pode concentrar suas economias em investimentos de risco.

7. Investimentos: uma ponte para a realização de sonhos. Conquiste seus objetivos não financeiros por meio do cumprimento de metas financeiras.

6. Atribua um sentindo a aquilo que você faz. Quando se tem um motivo, a motivação é maior.

5. Livros: investimento com excelente potencial de retorno Eis aí um instrumento que não pode faltar para você conquistar sua independência financeira.

4. Você investe em seu bem-estar? Faça exercícios físicos e ouça música! Não adianta ter saúde financeira ou intelectual sem ter saúde física. Aqui você encontra dicas para aprimorar seu bem-estar.

3. O tempo: seu recurso mais valioso (mais valioso inclusive que dinheiro) Tempo é um recurso finito. Aproveitá-lo bem é uma decisão inteligente.

2. Desenvolvendo o conceito de ativos intangíveis para que você possa viver melhor Paralelamente ao seu plano de construção de riqueza, construa também um patrimônio de ativos intangíveis. Trata-se do post cujo conteúdo dá fundamento a toda a filosofia sobre a qual se edifica o blog.

1. Qual é o limite para o corte de despesas no orçamento doméstico? Se você está em dúvida sobre quais despesas eliminar, aqui estão algumas dicas para ajudá-lo nessa tarefa.

7 maneiras de você tirar proveito máximo do Valores Reais

Essa é uma espécie de FAQ (respostas mais frequentes), útil sobretudo para que novos leitores explorem melhor o Valores Reais.

1. Assine por email ou RSS. Sabia que você pode saber das últimas novidades do site sem visitar o www.valoresreais.com? Para isso, assine nosso conteúdo via email ou no seu leitor preferido de feeds.

2. Comente. Cada artigo publicado permite que você exponha suas ideias, debatendo-as com outros excelentes leitores, numa discussão viva e contínua. Basta clicar no botão de comentários, logo abaixo do título de cada artigo, para ter acesso às discussões. Também é possível assinar os feeds dos comentários.

3. Mande-me suas dúvidas e sugestões. Escreva um email no formulário de contato do site, caso tenha alguma dúvida, sugestão ou comentário. Seu comentário pode inclusive ser objeto de artigo no site!

4. Participe das enquetes. Na barra lateral direita, temos enquetes sempre atualizadas, onde você poderá  expressar sua opinião sobre temas relevantes de finanças pessoais, bem como sugerir temas para futuros artigos.

5. Passeie pela nossa seção de arquivos. Na barra lateral direita, existe um calendário onde, passando seu mouse em cima, você lerá o título do artigo que foi escrito naquele dia. E, na seção Arquivos, você encontrará os artigos listados em ordem cronológica, desde o nascimento do blog!

6. Faça uma busca. Caso queira saber se algum assunto, termo ou palavra em particular foi debatido ou apareceu em algum artigo, é só utilizar a nossa caixa de pesquisas, localizada no canto superior direito.

7. Navegue por categorias e assuntos. Se você tiver em busca de temas específicos abordados aqui no blog, navegue pelas categorias e assuntos, organizados na barra lateral direita.

A todos vocês meus sinceros agradecimentos, e espero revê-los no ano que vem, no segundo ano de vida do Valores Reais!

É isso aí!

Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

Print Friendly, PDF & Email

14 Responses to Aniversário do blog Valores Reais: 1 ano de vida! 25 artigos selecionados

  1. Henrique Carvalho 24 de maio de 2010 at 13:40 #

    Parabéns Guilherme!

    Publicar 250 artigos em 1 ano com a qualidade que você sempre priorizou no Valores Reais não é para qualquer um não.

    O blog sempre excelente, com material extenso em diversos assuntos (todos muito interessantes).

    E cada vez mais nós vamos aprendendo quais são realmente os Valores Reais que movem nossa paixão de viver e investir.

    Grande Abraço e Sucesso!

  2. Luis Otávio 24 de maio de 2010 at 16:44 #

    Hotmar, caramba! Parece que foi há 1 mês a criação do seu blog! Estou muito surpreso!
    Bem, meus parabéns. como o HC comentou, 1 ano com post de tamanha qualidade não é para qualquer um !

    Grandes abraços e sucesso!

  3. David 24 de maio de 2010 at 20:48 #

    Guilherme,
    Parabéns a você por esse 1º ano de blog e pela iniciativa de partilhar conosco seus conhecimentos pessoais não só de finanças, mas da vida. Seu blog é, sem sombra de dúvidas, o meu favorito em língua portuguesa, e em nada perde para os blogs internacionais que já estão há mais de 10 anos no ar. Que você possa continuar sempre disposto a nos “presentear” com posts tão preciosos e que sua vida e de sua família possa ser repleta de felicidade e realizações. Deus o abençoe,

    David

  4. Flávio 25 de maio de 2010 at 0:22 #

    Guilherme, parabéns e muito obrigado pelos excelentes comentários difundidos pelo seu blog. Fico perplexo com sua produtividade em escrever. Continue nos alimentando com os valores reais…

  5. Guilherme 25 de maio de 2010 at 11:27 #

    Henrique, Luís, David e Flávio, obrigado pelos comentários! 😀

    David, seu comentário nos deixa muito lisonjeados, e nos motivam ainda mais a perseguir essa meta obstinada de melhorar a cada dia.

    Flávio, estou redescobrindo a gratificação que a escrita proporciona. Escrever no blog é, definitivamente, uma atividade que produz “fluxo”, isso é, felicidade no momento presente – de acordo com as mais recentes novidades no ramo da Psicologia Positiva. 😉

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

  6. Elvis 25 de maio de 2010 at 13:12 #

    Acho que blogs de qualidade devem fazer muitos aniversários! Parabéns!

  7. Guilherme 25 de maio de 2010 at 14:40 #

    Valeu, Elvis! 😀

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

  8. gustavo 25 de maio de 2010 at 17:39 #

    parabéns pelo excepcional trabalho. Que seja o primeiro de muitos anos de existência.

  9. Guilherme 25 de maio de 2010 at 21:34 #

    Obrigado, Gustavo!

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

  10. Wenderson 26 de maio de 2010 at 14:21 #

    Olá Guilherme
    Parabéns pelo seu blog. Conheci há pouco tempo mas tem sido uma inportante fonte para a minha educação financeira. Obrigado!! Você contribui para que as pessoas tenham uma vida mais equilibrada e feliz. Deus te abençõe.

  11. Guilherme 26 de maio de 2010 at 17:50 #

    Wenderson, obrigado pelas palavras!

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

Trackbacks/Pingbacks

  1. Valores Reais » [Máquina do Tempo] Estreia da nova seção do Valores Reais: Colhendo os Dividendos! - 29 de maio de 2010

    […] parte das comemorações do primeiro aniversário do blog Valores Reais, hoje estreia uma seção que se destina a estampar de modo permanente as […]

  2. Aniversário do blog Valores Reais: 2 anos de vida! « Valores Reais - 24 de maio de 2011

    […] financeira deve ser alcançada sem prejuízo da qualidade de vida. Repito aqui o que eu disse por ocasião do aniversário de 1 ano desse bebê […]

  3. Aniversário do blog Valores Reais: 4 anos de vida! | Valores Reais - 24 de maio de 2013

    […] Mas, mais importante do que olhar para apenas números, é olhar para o que temos produzido desde a criação do site. Repito aqui o que eu disse por ocasião do primeiro aniversário do blog: […]

Deixe uma resposta

Powered by WordPress. Designed by Woo Themes