Palestras e cursos de educação financeira, investimentos e finanças pessoais: oportunidades para investir em sua qualificação

Quem tem o objetivo de melhorar a qualidade de sua vida financeira não deve se restringir à leitura de livros, blogs/sites de Internet, ou fóruns de discussão. É claro que todas essas diferentes modalidades de investimento em seu conhecimento são importantes e têm sua utilidade. No entanto, tenho a convicção de que a pessoa também ganhará muito se investir na participação em palestras, feiras, exposições e cursos de educação financeira, investimentos e finanças pessoais, sejam eles online ou presenciais, gratuitos ou pagos, de curta ou de média/longa duração.

Isso porque você terá condições de interagir com outros participantes que têm os mesmos objetivos, poderá tirar dúvidas com especialistas de determinada área, além de obter informações que muitas vezes não são repassadas por outros canais de conhecimento. Se investir em sua qualificação é algo que vale muito a pena, conforme já destacamos em outro artigo, investir em sua qualificação financeira também proporciona os mesmos benefícios, uma vez que, forjado com mais conhecimentos, você terá condições mentais de decidir melhor acerca de variados aspectos de sua própria vida financeira.

Existem cursos, eventos e palestras de todos os tipos, e todos os gostos e bolsos. Há eventos pagos e eventos gratuitos. Vamos fazer um giro sobre alguns dos cursos e palestras que são oferecidos.

A ExpoMoney é um dos eventos mais conhecidos da área, e suas feiras ocorrem anualmente, percorrendo diversas cidades brasileiras. Eis uma descrição do evento, contida em sua página oficial:

“A Expo Money é um circuito de eventos focado na Educação Financeira e nos Investimentos para a formação de investidores individuais. O evento é gratuito, reúne exposição e palestras direcionadas para qualquer pessoa interessada em planejar suas finanças, aprender a poupar, começar a investir, conhecer e explorar todas as opções de investimento para fazer seu dinheiro trabalhar em seu favor. O objetivo é ampliar o conhecimento das pessoas sobre planejamento de finanças pessoais e da família e possibilitar a inserção do participante no mundo de investimentos”.

O calendário 2010 pode ser conferido aqui.

A própria Bolsa brasileira possui uma área educacional bastante desenvolvida e interessante. Nela, o investidor iniciante poderá realizar cursos básicos online ou presenciais, sobre finanças pessoais, mercado de ações, títulos do Tesouro Direto etc. Para investidores intermediários/avançados, a Bolsa tem um segmento denominado de Instituto Educacional BM&F Bovespa:

“Para quem já conhece um pouco sobre os mercados da Bolsa ou trabalha na área, o Instituto oferece diversos cursos entre MBA, especialização, formação e treinamento, no modo presencial, on-line ou semi-presencial. Os principais temas abordados nos cursos são: Renda Variável, Renda Fixa, Risco, Câmbio entre outros”.

O Instituto Nacional de Investidores – INI – também oferece uma agenda completa de eventos, tanto pagos quanto gratuitos. Destaque para seus cursos de introdução ao mercado de ações, que também aborda a metodologia INI.

Um evento presencial de grande repercussão entre os investidores e profissionais interessados no mercado financeiro é o InvestCamp, cuja última edição ocorreu semana passada. Para mais detalhes desse evento, cliquem aqui.

Outras empresas que estão investindo em educação financeira são as corretoras de valores, que oferecem desde palestras gratuitas até cursos pagos, sobre variados temas ligados ao mercado de ações, investimentos, finanças pessoais e educação financeira. O interessante é que algumas corretoras estão até criando segmentos específicos dentro de seus espaços, dedicados exclusivamente à área educacional do investidor. Dentre elas, vale mencionar a Ativa Educar, da Ativa Trade, a Ágora Educacional, da Ágora Sênior,  a XP Educação, da XP Investimentos, e a InvestEducar, da InvestBolsa. Além dessas corretoras, a LinkTrade e a CMA Educacional fornecem também cursos e palestras.

Na área de educação financeira, é importante também fazer menção aos cursos ministrados pelo Instituto DISOP, bem como às palestras e cursos – presenciais e online, gratuitos e pagos – da ANBIMA, Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais.

As instituições de ensino universitário igualmente oferecem ao público leigo a possibilidade de aprenderem mais sobre finanças pessoais e investimentos. Vale citar aqui os cursos de finanças pessoais da FIPECAFI, e de administração financeira da FGV Online.

Uma dica, principalmente em relação às instituições que oferecem palestras gratuitas e cursos pagos: assista uma palestra gratuita, que você pode receber um desconto para frequentar um curso pago. Além disso, verifique os planos de pagamento, e, sobretudo, a carga horária e o conteúdo programático do curso em referência.

Com tantas opções assim, não há desculpa para você não investir em sua qualificação financeira. 😉

Bons estudos!

É isso aí!

Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

Print Friendly, PDF & Email

, ,

6 Responses to Palestras e cursos de educação financeira, investimentos e finanças pessoais: oportunidades para investir em sua qualificação

  1. Henrique Carvalho 22 de maio de 2010 at 13:17 #

    Guilherme,

    Ótimo mix para o investidor que busca o aprendizado.

    Parabéns pelo trabalho!

    Minha experiência pessoal:

    1. Palestras gratuitas na Ágora.
    2. Expomoney 2008.
    3. Cursos Anbima (ainda era Andima na época)

    Depois destes passei a focar mais em livros e estudos pessoais.

    Grande Abraço!

  2. Guilherme 22 de maio de 2010 at 13:49 #

    Obrigado, Henrique! 😀

    Seu conjunto de cursos foi ótimo! Também participei de uma edição da Expomoney, e foi decisivo para eu aprender mais sobre o funcionamento dos clubes de investimento.

    Acho muito importante eventos como esses que fortalecem a disseminação da cultura da educação financeira em nosso país.

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

  3. Fabio 24 de maio de 2010 at 0:19 #

    Guilherme, com o crescimento previsto do Brasil o gerenciamento financeiro se tornará obrigatório, em breve o endividamento estará no padrão americano e quem não tiver as rédeas das suas finanças sob controle poderá perder o que acumulou.
    Para o meu controle pessoal eu uso o Yupee, online e grátis.

  4. Guilherme 24 de maio de 2010 at 11:36 #

    Fábio, você tem toda a razão. Olha a manchete de capa do caderno online Dinheiro, da Folha: Consumidor quadruplica renda com crédito fácil – http://www1.folha.uol.com.br/mercado/739730-consumidor-quadruplica-renda-com-credito-facil.shtml

    E boa dica do programa online Yupee!

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

  5. Clara 3 de junho de 2015 at 12:07 #

    Bem legal! Eu sempre tive medo de investir na bolsa. Me indicaram este curso http://www.aprendum.com.br/curso-online-como-investir-na-bolsa-de-valores/ As aulas foram ao vivo e online, bem fácil de acompanhar. Além do cursos eles oferecem um serviço de apoio ao investidor inclusive depois do curso. Eu estou investindo com a ajuda dele, uma maravilha! Vale cada centavo investido no curso.

  6. Daniel 22 de agosto de 2018 at 16:57 #

    Ola, Boa tarde.

    Muito obrigado Guilherme, era isso mesmo que eu estava procurando. Boas referencias para investir nessa área tao importante de nossa educacao.

    Tudo de bom!

Deixe uma resposta

Powered by WordPress. Designed by Woo Themes