19 de abril – Dia da luta pela Independência Financeira

Temos o Dia das Mães, comemorado todo segundo domingo de maio, o Dia dos Pais, comemorado todo segundo domingo de agosto, o Dia da Páscoa, o Dia dos Namorados, o Dia das Crianças, o Dia da Independência do Brasil…mas e a independência financeira? Ela merece ou não merece um dia especial?

A partir da proposição do colega blogueiro Ricardo Pereira, no artigo intitulado Dia da Luta pela Independência Financeira, escrito no blog Dinheirama, resolvi escrever esse artigo aderindo à ideia, publicado nos primeiros minutos desse dia 19 de abril (lembrete para meus leitores: os posts sempre são publicados entre 0:01 e 0:30, salvo exceções, portanto, se você é ávido por novidades e não aguenta esperar o dia seguinte, e também dorme tarde, e quer saber qual será o artigo do dia, é só ficar ligado nesse blog que, até a meia-noite e meia, tem post novo no pedaço :D).

A ideia do Ricardo é muito interessante:

“Proponho o seguinte: nós, do Dinheirama, vamos instituir o próximo dia 19 de abril (segunda-feira) como o dia da luta pela Independência Financeira. Para aderir, é muito simples: escolha alguém da família, um amigo ou colega, enfim, qualquer pessoa e lhe dê um livro sobre educação financeira, finanças pessoais e/ou investimentos de presente.

Ao presentear alguém com um livro, venha a esse texto e escreva, no espaço de comentários, o nome da pessoa que recebeu e o título do livro dado de presente. Se preferir, você também pode se presentear com um livro sobre o assunto. A idéia é que divulgue o livro e a razão para o ato e assim possamos motivar outros leitores a fazer o mesmo”.

Bom, como amigo pessoal do Conrado Navarro, fundador do pioneiro blog Dinheirama, e também motivado pela oportunidade de colaborar com a causa da educação financeira em nosso imenso país, declaro orgulhosamente que o blog Valores Reais também adere a essa ótima iniciativa e convida os leitores e blogueiros que nos acompanham a fazer o mesmo, de acordo com o que propõe o ilustre Ricardo:

“Escolha o seu livro e divulgue esta iniciativa!
Você que também tem um blog ou site também está convidado a fazer parte deste dia especial. Que tal apoiar nossa idéia incentivando aqueles à sua volta? Comente sobre esta iniciativa em seu blog e colabore para a formação de seus leitores. Participe como agente de mudança e nos ajude a disseminar a educação financeira por este país.”

O meu livro-presente

Para comemorar esse dia, comprei para mim um livro que terei o maior prazer em fazer uma resenha aqui no blog: The Simple Dollar: How One Man Wiped Out His Debts and Achieved the Life of His Dreams, do Trent Hamm, autor do fenomenal The Simple Dollar,  um dos meus blogs favoritos e uma das minhas principais fontes de inspiração para escrever esse site de finanças pessoais.

Esse livro, embora esteja em pré-venda na Amazon, só estará disponível nas livrarias no dia 28 de junho de 2010. Como eu fiz a compra optando pela entrega padrão da Amazon (mais barata, mas que, em compensação, demora mais para chegar até aqui), ele só chegará aqui no Brasil entre meados de julho e final de agosto, de modo que, se tudo der certo e eu conseguir ler o livro assim que ele chegar em mãos, a resenha será publicada lá por meados de setembro. Portanto, peço a todos um pouco de paciência: esse também é um projeto de longo prazo. Literalmente. 😉

Lembrando que, para comemorar esse dia, você não precisa necessariamente comprar um livro novo. Há opções de comprá-lo também em sebos físicos e virtuais, como a Estante Virtual, conforme já abordamos em outro tópico. Aliás, também não é preciso sequer comprar um livro, basta usar um serviço de empréstimos como a Biblioteca Financeira, ou o site Trocando Livros. Você também pode comemorar essa data relendo um livro antigo, por quê não? O que vale é relembrar que a independência financeira é uma das metas possíveis e passíveis de serem conquistadas por qualquer um de nós, e nada melhor do que reforçar essa mentalidade lendo um bom livro, seja ele novo ou usado, comprado ou emprestado. 😉

E você? Qual livro irá se presentear ou dar de presente? 😀

É isso aí!

Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

Print Friendly, PDF & Email

3 Responses to 19 de abril – Dia da luta pela Independência Financeira

  1. Isabel 20 de abril de 2010 at 13:49 #

    Que coincidência! 19 de abril é meu aniversário e me presenteei com o livro Investindo com inteligência. Só estou esperando chegar… 🙂

  2. hotmar 20 de abril de 2010 at 14:53 #

    Olá, Isabel!

    Parabéns pelo aniversário e também por ter se presenteado com educação financeira!

    Sucesso!

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

Trackbacks/Pingbacks

  1. A luta continua: semana da independência financeira | Dinheirama - Economia, Investimentos e Educação Financeira ao alcance de todos - 22 de abril de 2010

    […] Valores Reais: Dinheirama e o dia da luta pela independência financeira […]

Deixe uma resposta

Powered by WordPress. Designed by Woo Themes