Você aproveita as promoções do banco emissor do seu cartão de crédito?

Duas são as regras básicas que devem nortear a compra de qualquer bem ou serviço. Em primeiro lugar, a compra deve preencher a necessidade do consumidor, ou seja, o bem a ser comprado deve proporcionar satisfação ao consumidor, além de ter uma qualidade e serventia razoáveis. O segundo ponto a considerar é, evidentemente, a busca pelo menor preço possível, sem perda da qualidade. E isso é mais verdade ainda em se tratando de itens que podem ser encontrados a diferentes preços em diferentes lojas. Por exemplo: CDs, DVDs, livros, eletrônicos, equipamentos para cozinha, utilidades domésticas, perfumes… Quando o consumidor sabe o que quer comprar, o passo seguinte é descobrir onde encontrar o menor preço.

As compras via Internet têm ganhado, a cada ano, um número crescente de clientes, à medida em que aumenta o uso da rede mundial de computadores e diminui-se o medo de compras pelo computador. É claro que os cuidados básicos devem ser tomados na hora de realizar cada compra, como rodar periodicamente um anti-virus no PC,  não abrir anexos suspeitos enviados por email, navegar em sites confiáveis e assim por diante.

O que muita gente (eu acho que) ainda desconhece são as promoções não das lojas virtuais em si, já que essas ficam estampadas em suas páginas iniciais, além de serem veiculadas em propagandas em encartes de jornais, revistas e outros sites. O que quero destacar aqui são as promoções do banco emissor do seu cartão de crédito. Às vezes, a pessoa tem cartão de crédito de dois bancos emissores diferentes, e acaba utilizando na compra na loja virtual justamente o cartão que oferece menos vantagens.

Vamos fazer uma breve descrição das páginas de promoções de alguns dos bancos emissores dos cartões de crédito.

Banco do Brasil: quem tem cartões Ourocard do BB podem conseguir descontos nas lojas virtuais da Comprafacil, Ponto Frio e Walmart, dentre outras. É bom atentar para as regras das promoções, geralmente colocadas em * no rodapé das páginas: além de terem prazo certo de vigência, elas devem ser feitas diretamente pela página promocional do banco emissor junto à loja, e algumas necessitam ainda de digitação do código promocional. Não se esqueça também de verificar o valor do frete, bem como comparar o produto em questão com outras lojas, para verificar se realmente sai mais barato comprar com o Ourocard.

Bradesco Cartões: além das lojas mencionadas acima, ainda há descontos para compras em outras lojas, incluindo produtos da Disney e audiolivros da Ediouro. Valem as mesmas cautelas ditas anteriormente: pesquise em outras lojas que porventura ofereçam o mesmo produto, a fim de verificar se vale realmente a pena.

Itaucard: os cartões do Banco Itaú oferecem descontos em ingressos para alguns cinemas, e também em lojas virtuais. Além das mencionadas acima, incluem-se outras como Saraiva, Fnac, Americanas, Submarino, Shoptime etc.

Além das promoções encontradas nas páginas dos bancos emissores, vale também ficar atento às promoções das próprias bandeiras. Os links são esses: para Visa, clique aqui. E, para Mastercard, clique aqui. Aliás, a Mastercard tem um programa de recompensas próprio, que se chama Surpreenda Mastercard, em que, a cada compra feita com um cartão Mastercard (cartão esse que precisa ser cadastrado no site), ganha-se 1 ponto, sendo que, a partir de 5 pontos acumulados, é possível resgatar por prêmios. Por exemplo, na compra de um lanche, ganha-se outro, na compra de uma refeição, ganha-se outra, e assim por diante. É preciso também aqui prestar muita atenção nas regras de resgate de pontos, e ver se a relação custo/benefício compensa.

Lembre-se também de não comprar por impulso, ou seja, comprar na promoção pelo simples fato de o produto estar em promoção, ou para ganhar um cupom para concorrer a sorteios de prêmios. Isso é um erro que deve ser evitado a todo custo: é quando fatores emocionais acabam guiando o comprador na hora da compra. As consequências são nefastas para o bolso do consumidor. Você deve comprar um produto tendo em vista uma necessidade prévia ao ato da compra, e não uma necessidade criada no ato da compra.

E, por fim, como já falamos anteriormente, em um artigo escrito para o Dinheirama, lembre-se de valorizar aquilo que você já tem. Com escolhas inteligentes, você pode tirar proveito das promoções que os bancos emissores de seu cartão de crédito oferecem, escolher produtos que atendam às suas necessidades, e ainda economizar uma boa grana nessa hora, valorizando ainda mais seu consumo e sua qualidade de vida.

Boas compras! 😀

É isso aí!

Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

Print Friendly, PDF & Email

, , ,

8 Responses to Você aproveita as promoções do banco emissor do seu cartão de crédito?

  1. Viver de Renda 17 de abril de 2010 at 10:09 #

    Infelizmente (felizmente?) meu consumo mensal não justifica a utilização de cartão de crédito ante os riscos inerentes do mesmo (furto, perda, clonagem, etc.)

    De qualquer forma, excelentes dicas!

  2. hotmar 17 de abril de 2010 at 18:40 #

    Olá, Viver de Renda!

    Obrigado pelos comentários!

    E aproveito para parabenizá-lo pelo aniversário de 1 ano de seu blog! Parabéns e muitos PIBBs de lucros! 😀

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

  3. Gerson Caetano 5 de julho de 2010 at 12:22 #

    Tenho vários cartões de crédito; eu a minha esposa. Como devo fazer para ter convertidos em milhas os valores que pago das faturas? Pergunto, é necessário me cadastrar nas operadoras de cartão de credito? Atenciosamente Gerson Caetano.

  4. Guilherme 5 de julho de 2010 at 19:23 #

    Gerson, a conversão dos valores das faturas em milhas é feita automaticamente pelo sistema do banco. Normalmente, você consegue acompanhar a quantidade de pontos convertidos na própria fatura do cartão, enviada via Correio, ou então via Internet. Em último caso, telefone para o banco emissor do seu cartão, e pergunte quantos pontos você já acumulou.

    Você precisa se cadastrar previamente num programa de fidelidade aéreo para aproveitar as milhas. Os mais conhecidos no Brasil são o Smiles – http://www.smiles.com.br – e o Fidelidade TAM – http://www.tam.com.br

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

  5. Douglas 12 de dezembro de 2011 at 15:59 #

    Alguns motivos para não adquirir um Ourocard

    Depois de quase 10 anos de conta no Banco do Brasil, tenho que trazer ao conhecimento dos colegas o quanto é ruim ter um cartão de crédito desse banco! Segue:

    – Atendentes (total e absurdamente) despreparados,
    – Canais de atendimento lentos, demorados (espera-se no mínimo 4 minutos para ser atendido),
    – Não é possível fazer muita coisa pela internet: para tudo tem que se ligar para central de atendimento ou ir na agência,
    – Limites confusos (você paga a fatura e o limite não retorna)…

  6. Douglas 12 de dezembro de 2011 at 16:02 #

    Ah, sem falar que os atendentes nunca conhecem as promoções e, sempre há cobrança indevida: o Banco enviou uma mensagem informando que a tarifa de pagamentos de títuos estaria isenta até 03/2012. Porém, fui ver a fatura e a taxa estava lá… Um tremendo transtorno para cancelar! 🙁
    Que adianta fazer promoções se a equipe não está devidamente instruída?

  7. Renato C 12 de dezembro de 2011 at 16:43 #

    Olá Douglas,

    1) Nunca ligue para a Central de Atendimento, ligue apenas para o SAC, lá você é melhor atendido.

    2) Quanto a internet, em comparação que é feito nos outros bancos, discordo de você, no BB dá para verificar o extrato do seu cartão de crédito, pagar a fatura, ver o limite disponível, etc. Eu mesmo inibi a minha fatura impressa e sempre pago a mesma pela internet.

    3) Às vezes de fato há uma confusão no limite (fica menor, depois maior, etc), mas, pagando-se pela internet, o crédito é liberado em 2, 3 minutos depois, diferentemente de outros bancos em que se tem que esperar dias para que seja restituído o crédito em sua conta.

    Falow !

Trackbacks/Pingbacks

  1. Valores Reais » Você aproveita as promoções do programa de fidelidade associado à sua cia. aérea? - 23 de abril de 2010

    […] alguns dias atrás, escrevemos um artigo perguntando aos leitores se eles aproveitavam as promoções do banco emissor d…, com algumas dicas e links para ajudá-los nesse processo de escolha. Porém, além das promoções […]

Deixe uma resposta

Powered by WordPress. Designed by Woo Themes