Edição comemorativa de 200 posts: 20 artigos selecionados (+10)

Nessa semana, o blog completou, em pouco mais de 10 meses de vida, a marca de 200 artigos publicados, e, para comemorar esse número com meus leitores – tal qual na primeira centena de artigos – resolvi fazer uma edição comemorativa, selecionando + 10 dos melhores artigos que escrevi – que se somam aos 10 artigos selecionados anteriormente, totalizando, então, 20 artigos selecionados. Como eu disse da outra vez, não se trata de um link com os 20 posts mais populares, mas sim de alguns daqueles que exigiram um trabalho de reflexão mais profundo por parte do autor ou daqueles que mais gostei de escrever, os quais refletem, em boa medida, a minha filosofia de investimentos.

Tal qual da outra vez, os artigos listados a seguir estão “de trás para frente”, ou seja, vão dos mais antigos, até os mais novos. Os 10 últimos da lista são aqueles já selecionados por ocasião da primeira celebração, ao passo que os 10 primeiros são uma seleção dos “melhores momentos”, vamos dizer assim, dos posts escritos entre os artigos 101 a 200.

20. O que te motiva a prosseguir? É a família? Não vejo motivo mais nobre para perseguir um sonho do que o que é explicado nesse artigo.

19. Experimentar faz parte do processo. Os pressupostos e os benefícios do processo de experimentação, comentados passo-a-passo nesse artigo para te inspirar a fazer algo diferente.

18. O que o dinheiro compra, o que o dinheiro é. As funções e o conceito de dinheiro explicados de forma simples.

17. Os malefícios da televisão na descompressão diária do trabalho – e como fazer para eliminá-los. A televisão é um meio de diminuir sua qualidade de vida. Aqui expomos os remédios para curar essa doença da sociedade atual.

16. A verdadeira essência do conceito de independência financeira. Mostramos o equívoco de associar independência financeira a apenas “ter rendimentos passivos suficientes para cobrir suas despesas”.

15. Em busca do tesouro perdido: a reconexão aos seus valores interiores. Não está na hora de você voltar a fazer aquilo de que gostava quando estava na faculdade ou no colégio (ou ainda, na escola)?

14. As vantagens de elaborar uma lista de compras antes de ir ao mercado. É o método GTD te ajudando a fazer compras melhores não só no mercado de frutas e legumes, mas também no mercado financeiro! 😀

13. Não economize como se estivesse prendendo a respiração debaixo d’água. Aqui surgiu pela primeira vez no blog a idéia da “lei básica da frugalidade”.

12. Faça compras de mil reais no shopping e ganhe um cupom para concorrer ao sorteio de uma torradeira! As compras devem ser guiadas por decisões inteligentes, e não por apelos emocionais onde a sorte tem o papel decisivo.

11. Não se prenda às circunstâncias, mas sim foque nos seus objetivos! Não deixe que problemas temporários façam você desistir da conquista de seus sonhos.

10. Evite o excesso na sua vida! O equilíbrio é peça fundamental para uma vida melhor.

9. Invista em sua qualificação! O capital intelectual é o ativo mais valioso que você pode possuir.

8. Jovens devem concentrar suas aplicações em investimento de risco? Nem sempre. Cada caso é um caso, e o jovem nem sempre pode concentrar suas economias em investimentos de risco.

7. Investimentos: uma ponte para a realização de sonhos. Conquiste seus objetivos não financeiros por meio do cumprimento de metas financeiras.

6. Atribua um sentindo a aquilo que você faz. Quando se tem um motivo, a motivação é maior.

5. Livros: investimento com excelente potencial de retorno Eis aí um instrumento que não pode faltar para você conquistar sua independência financeira.

4. Você investe em seu bem-estar? Faça exercícios físicos e ouça música! Não adianta ter saúde financeira ou intelectual sem ter saúde física. Aqui você encontra dicas para aprimorar seu bem-estar.

3. O tempo: seu recurso mais valioso (mais valioso inclusive que dinheiro) Tempo é um recurso finito. Aproveitá-lo bem é uma decisão inteligente.

2. Desenvolvendo o conceito de ativos intangíveis para que você possa viver melhor Paralelamente ao seu plano de construção de riqueza, construa também um patrimônio de ativos intangíveis. Trata-se do post cujo conteúdo dá fundamento a toda a filosofia sobre a qual se edifica o blog.

1. Qual é o limite para o corte de despesas no orçamento doméstico? Se você está em dúvida sobre quais despesas eliminar, aqui estão algumas dicas para ajudá-lo nessa tarefa.

Se você quiser aproveitar mais do Valores Reais, assine nossos feeds. Clicando nesse link você obterá instruções detalhadas de como proceder para tal. Há inclusive a possibilidade de assinar os feeds dos comentários, o que também é uma excelente forma de incrementar seus conhecimentos, pois as mensagens de nossos leitores estimulam o debate e trazem novas idéias para serem compartilhadas e refletidas.

Boa leitura! :D

É isso aí!

Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!

Print Friendly, PDF & Email

7 Responses to Edição comemorativa de 200 posts: 20 artigos selecionados (+10)

  1. Henrique Carvalho 27 de março de 2010 at 9:03 #

    Parabéns Hotmar!

    São 10 meses compartilhando toda a sua experiência conosco. Só temos a agradecer!

    Grande Abraço!

  2. Luciano 27 de março de 2010 at 10:46 #

    Hotmar, queria aqui também deixar meus agradecimentos pela dedicação e ética a qual vc conduz os valores reais…
    Forte abraço
    Luciano

  3. hotmar 27 de março de 2010 at 13:17 #

    Henrique e Luciano, obrigado pelos comentários! 😀

    E rumo aos 300!

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

  4. Flávio 27 de março de 2010 at 21:29 #

    Hotmar, também gostaria de agradecer pelos comentários. Sou um leitor recente e a idéia de reunir os melhores comentários é excelente. Um grande abraço.

  5. hotmar 28 de março de 2010 at 9:35 #

    Obrigado, Flávio!

    A idéia que motivou a criação desses posts comemorativos é justamente essa: expor aos leitores novos artigos antigos que ainda mantém alguma utilidade prática. Por isso é que boa parte deles é atemporal, no sentido de que não se restringem a determinado evento no tempo.

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

  6. Rosana 3 de outubro de 2013 at 8:18 #

    Muito boa a sua escolha para os 10 mais, tem tudo a ver com o Valores Reais.
    Para quem ainda não os leu, recomendo! 🙂

Deixe uma resposta

Powered by WordPress. Designed by Woo Themes