Tome cuidado ao interpretar ao pé-da-letra frases de investidores famosos

Se você já leu alguns livros sobre investimentos, certamente deve ter se deparado com a seguinte frase atribuída a Warren Buffett:

“O melhor momento de vender ações é nunca”.

Embora bastante sábia, no sentido de que devemos investir pensando no longo prazo, mantendo uma estratégia de buy-and-hold, e diminuir os custos de transação com giro freqüente da nossa carteira de ações, que normalmente implicam no pagamento de taxas de corretagem, emolumentos, e imposto de renda sobre o ganho de capital, tal frase – assim como qualquer outra frase atribuída a qualquer pessoa, seja ela investidora ou não –, deve ser interpretada com cautela e prudência, e contextualizada no ambiente certo.

Em outras palavras: frases e citações famosas não devem jamais serem pontos de referência para tomadas de decisões, mas sim devem ser vistas como pequenos lembretes do que é correto fazer ou não fazer. Funcionam como pílulas de sabedoria, no entanto, não devem compor a dieta diária de um investidor, como se fosse o prato principal, exatamente pelo fato de serem isso, pílulas.

O que deve guiar suas decisões de investimentos é a conclusão derivada de um estudo sério realizado sobre seus investimentos, de acordo com o cenário apresentado, seus objetivos, horizonte de prazo de aplicação etc. Em outros termos, tomar decisão é um processo complexo, que exige reflexão e estudo. E o conteúdo de uma determinada frase pode ou não se adequar à sua filosofia de investimentos.

Vamos a uma situação hipotética. Hoje, o preço da PETR4 está oscilando na faixa dos trinta e poucos reais. Suponha que seja anunciada uma mega-reserva de petróleo em algum canto do mar brasileiro, maior ainda que o anúncio do pré-sal, que faça com que as cotações explodam para R$ 100 cada ação. Você, que tem 10 lotes da PETR4, vai segurar a ação porque W. Buffett disse que “o melhor momento de vender ações é nunca”, ou vai avaliar o cenário, verificar que houve uma evidente distorção nos preços, realizar a venda e embolsar o lucro? Se você for um investidor inteligente, optará claro pela venda de ações.

Aliás, cabe dizer que o próprio W. Buffett vendeu todas as ações que mantinha em 1969 por achar que o mercado estava caro demais, só voltando à Bolsa cerca de 4 a 5 anos depois.

Logo, aja com consciência, faça seu dever de casa, estude seus investimentos, prepare-se para a tarefa de investir, aprenda com as frases de investidores famosos, carregadas de sabedoria, muitas delas (algumas até bem-humoradas), mas não se guie por elas em suas tomadas de decisões.

É isso aí!

Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

Print Friendly, PDF & Email

One Response to Tome cuidado ao interpretar ao pé-da-letra frases de investidores famosos

  1. Samuel 7 de julho de 2016 at 10:59 #

    Gostei.

Deixe uma resposta

Powered by WordPress. Designed by Woo Themes