Taxa SELIC é mantida em 8,75% a.a.

Em nova reunião do Comitê de Política Monetária (COPOM) do Banco Central, algumas horas atrás, a taxa básica de juros da economia, a taxa SELIC, foi mantida nos atuais 8,75% a.a. Segue notícia extraída do UOL Economia:

“Em comunicado, o colegiado de diretores do BC justificou que a decisão foi tomada depois de avaliar todas as tendências de política macroeconômica e verificar que a inflação continua na trajetória da meta de 4,5%, podendo variar 2 pontos para mais ou para menos.

Foram 5 votos a favor da manutenção e 3 votos pela elevação da taxa em 0,5 ponto percentual. Na nota, o Copom diz que “irá monitorar atentamente a evolução do cenário macroeconômico até sua próxima reunião para, então, definir os próximos passos na sua estratégia de política monetária.”

Com a decisão, de acordo com a UPTrend Consultoria Econômica, o Brasil voltou a ter a maior taxa real de juros do mundo, na projeção para os próximos 12 meses.”

Particularmente, eu até achava que o COPOM subiria a SELIC para 9,25% a.a. – tanto é que a Bolsa deu uma desanimada no final do pregão de ontem, com todo mundo achando que a SELIC iria subir. De qualquer forma, a notícia tem reflexos nos investimentos, já que os fundos DI com altas taxas de administração (= qualquer coisa maior que 1% a.a.) continuarão apanhando da poupança, que continua sendo uma ótima e atraente aplicação para investimento conservador – já que é difícil encontrar por aí fundos de renda fixa ou DI baratos.

O placar relativamente apertado da reunião do COPOM (5×3) já pode sinalizar uma eventual subida da taxa na próxima reunião. É acompanhar para ver.

De qualquer forma, com a notícia de ontem, se nenhum outro evento influenciar, a Bolsa provavelmente irá dar um salto na abertura do pregão de logo mais. 🙂

Como afirmei no primeiro tópico anunciando a nova taxa SELIC:

Quem deseja buscar rentabilidades melhores deve pensar nos investimentos de maior exposição ao risco, como Bolsa de Valores. Nesse cenário de juro baixo, as ações tendem a ocupar maior espaço na estratégia dos investidores.

Bons investimentos!

É isto aí!

Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!

Print Friendly, PDF & Email

No comments yet.

Deixe uma resposta

Powered by WordPress. Designed by Woo Themes