Dica do dia: portal Educação Financeira, de Álvaro Modernell

Uma das missões do blog Valores Reais é a disseminação da cultura da educação financeira, já que no nosso País são altos os índices de endividamento, bem como falta às pessoas, de uma maneira geral, noções de como lidar melhor com suas finanças pessoais, o que acaba se refletindo em fatos negativos, como o grande apelo popular dos títulos de capitalização, problemas com o uso do cheque especial, pagamento de altas taxas de juros nos rotativos do cartão de crédito etc.

Por isso, é com especial alegria que hoje divulgamos uma dica de site muito importante nesse projeto coletivo de proporcionar às pessoas os meios para lidar melhor com o dinheiro. Trata-se do portal Educação Financeira, mantido pela equipe de Álvaro Modernell e Associados.

Eis uma breve apresentação, extraída do próprio site:

“A Educação Financeira viabiliza a obtenção da independência e da tranqüilidade financeira, dando subsídios para que as pessoas possam evoluir na sua condição econômico-financeira.

Adquirir Educação Financeira é mais fácil do que se imagina. E é muito mais importante do que obter apenas conhecimentos e informações técnicas sobre economia e o mercado financeiro.

Nossa proposta de trabalho é tratar o assunto com simplicidade, sem descuidar da necessária profundidade e seriedade que o assunto requer. Acreditamos que a melhor forma de fazer isso é levando o assunto ao público não especializado com linguagem simples e com exemplos associados ao cotidiano dos participantes.

As palestras, oficinas e cursos que oferecemos visam proporcionar esclarecimentos e estimular o planejamento, a busca pelo conhecimento e o controle dos fatores psicológicos. Estimulamos o controle dos gastos, a diversificação de investimentos e outras posturas adequadas para o sucesso financeiro.

Trabalhamos com grupos de adultos e de crianças abordando aspectos técnicos e psicológicos que auxiliam as pessoas a adquirir hábitos financeiros saudáveis. Os participantes percebem que não é preciso fórmulas mirabolantes para fazer o dinheiro se multiplicar ou para enfrentar dívidas. Em nosso trabalho de Educação Financeira ajudamos as pessoas a manter distância dessas armadilhas.

Não existe idade mínima para começar e nunca é tarde para apreender. Não será possível recuperar o tempo, as oportunidades e o dinheiro perdidos. Mas será possível aproveitá-los melhor a partir da experiência com nossa metodologia de trabalho. Conheça nossas palestras, oficinas, cursos e livros e prepare-se para melhorar sua situação financeira. O sucesso das suas finanças será o nosso êxito!”

O portal é muito bem estruturado, contendo seções como: dicas variadas (sobre poupança, sobre crédito, sobre como economizar e assim por diante), curiosidades (fábulas, frases famosas, provérbios populares), humor, palestras e oficinas, indicações de livros etc. Na página principal, as notícias estão em formato de blog, com muita informação útil para aumentar seu conhecimento financeiro, principalmente relativas às notícias extraídas de jornais e revistas.

Um destaque especial é a abordagem diferenciada relativa à educação financeira para crianças. Álvaro Modernell escreveu diversos livros para essa faixa etária:

“Os livros da coleção Turminha do Cifrão são voltados para despertar fundamentos de Educação Financeira. Foram cuidadosamente desenvolvidos e revisados com a colaboração de profissionais de diversas áreas. Fruto dessas parcerias resultou um material atrativo e agradável para crianças de 3 a 10 de idade. Útil para adultos e instituições na tarefa de distrair e educar financeiramente crianças e pré-adolescentes”.

É notável a preocupação com a educação financeira infantil, pois todos sabemos que, quanto mais cedo forem incorporados os hábitos saudáveis de uma melhor relação com o dinheiro, maiores serão as probabilidades de os futuros adultos terem um estilo de vida mais responsável em relação às finanças.

Parabéns ao Álvaro e a toda a equipe do projeto EduFinanceira, e desejo sucesso nessa tarefa de disseminar a cultura da educação financeira em nosso País. 🙂

É isso aí!

Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

Print Friendly, PDF & Email

Trackbacks/Pingbacks

  1. Valores Reais » Educação financeira: um giro temático pelos blogs. Edição de hoje: MUDANÇAS - 22 de abril de 2010

    […] Financeira, fabuloso ponto de encontro principalmente para a educação financeira infantil, e sobre o qual já havíamos feito uma indicação em outro artigo. O projeto gráfico foi reformulado, com nova interface, novos recursos e outras novidades legais. […]

Deixe uma resposta

Powered by WordPress. Designed by Woo Themes