O que te motiva a prosseguir? É a família?

Muitas vezes nos questionamos acerca das razões pelas quais buscamos um melhor emprego, um melhor salário, uma melhor situação funcional. Uns dirão que a motivação reside no orgulho de ascensão profissional, de bater metas consistentemente, de ser visto como um homem/mulher de sucesso em seu campo de atuação. Outros dirão que a motivação está na possibilidade de conseguir a independência financeira, de largar o trabalho o mais cedo possível e curtir outros prazeres que a vida proporciona (ou melhor, curtir os prazeres que a vida proporciona), de ter sensação de liberdade de fazer o que quiser com a vida. Há inúmeras motivações que fazem as pessoas perseguirem melhores condições de trabalho e de salário, mas existe uma que considero a mais bela e genuína de todas: a que tem como razão de ser dar uma vida melhor e mais digna à sua família.

Quantas são as pessoas que você conhece que, literalmente, começaram do nada e hoje estão num patamar de vida inimaginável anos atrás? Alias, será que você não se encontra nessa situação? Você olha para o berço do seu quarto, vê seu filho dormindo tranquilamente, respira fundo, se enche de motivação e passa a dizer para si mesmo, ainda que em pensamento: “olha, pelo meu filho sou capaz de fazer qualquer coisa”.

Ou então, alta hora da noite, você cansado depois de um dia inteiro de trabalho não tão legal assim, dá uma espiada no quarto de sua filha, e vê ela dormindo, abraçada no ursinho que tanto lhe alegrou quando chegou o dia de Natal, mas percebe que o futuro dela pode ainda ser melhor, respira fundo e pensa consigo mesmo: “por ela vale a pena lutar”.

Ainda, você acorda no meio da madrugada, preocupado com o relatório de amanhã, bem como com o trânsito desanimador que terá que pegar dali a algumas horas, e olha para sua esposa/marido, e reflete: “eu vou sair dessa para uma melhor, porque ela/ele merece mais”.

Se você se vê numa situação dessas listadas acima, e tem a mesma motivação, o que eu tenho a lhe dizer é: parabéns. Vá em frente. Avance. Prossiga para o alvo. Porque talvez não exista motivação mais nobre, mais autêntica, mais real, para alcançar melhores salários, melhores trabalhos, a independência financeira, do que essa de dar uma vida mais digna à sua família.

Eu gosto muito de uma frase que compõe a canção de um artista que diz mais ou menos assim, do pai para o filho: “as tristezas que eu passei você não irá passar”. E é por aí mesmo. Faça valer toda a sua energia, toda a sua garra, toda a sua dedicação. Não importam os chefes, não importa o trânsito, não importam os colegas de trabalho atuais, não importam os gerentes, não importam as pessoas e as situações difíceis com as quais você tem de lidar no dia de hoje: a única coisa que verdadeiramente importa é a sua família. Tudo o que você fizer a mais por ela hoje, vai valer a pena. Tem que valer a pena. Será ela a maior beneficiária de tudo o que você conseguir realizar. Não importam as noites mal dormidas, os fins de semana gastos em planejamento, as férias queimadas em prol de um objetivo maior: vá em frente que você vai conseguir.

O futuro está ali para ser conquistado. Como diz uma famosa frase:

“O futuro não é um lugar para onde estamos indo, mas um lugar que estamos criando. O caminho para ele não é encontrado, mas sim, construído, e o ato de fazê-lo muda tanto o realizador quanto o destino”.

Não se deixe abater pelas circunstâncias do momento. Elas irão passar. Você não pode se desconectar do futuro brilhante que te espera. Ainda que escassos sejam seus recursos hoje, energia e tempo você tem de sobra. Se não tiver, é porque não se deu conta de que sua mente está em dissonância com a sua realidade objetiva: o que importa não é aquilo que você pensa, mas aquilo que você tem em suas mãos e é capaz de criar. Não abdique de um sonho que você é plenamente capaz de realizar. Não dê ouvidos ao que os outros eventualmente pensem acerca de você: só você sabe o que é melhor para você. Repito: só você sabe o que é melhor para você. Novamente: só você sabe o que é melhor para você. Por isso, não se deixe influenciar por fatores externos. Decida de dentro para fora. Vá em busca de seus sonhos. Nunca é tarde para começar de novo. Faça acontecer.

Os benefícios serão incalculáveis para você e toda a sua família. Porque, por ela, vale a pena enfrentar qualquer  desafio.

É isso aí!

Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

Print Friendly, PDF & Email

, ,

7 Responses to O que te motiva a prosseguir? É a família?

  1. Kelsen 13 de março de 2010 at 0:51 #

    Excelente texto, eu me vejo na “terceira” situação, mas já uso como motivação a idéia de dar um ótimo futuro para os meus futuros filhos. 😀
    Abraços e parabéns pelo blog!

  2. Fernando 13 de março de 2010 at 3:19 #

    Hotmar, seus posts são das poucas coisas que valem a pena ser lidas na internet. Parabéns pelo blog!

  3. hotmar 13 de março de 2010 at 13:18 #

    Kelsen e Fernando, obrigado pelo incentivo! 😉

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

  4. Flávio 13 de março de 2010 at 18:22 #

    Hotmar, quantos artigos maravilhosos neste mês… Identifico-me neles, principalmente em ficar observando minha filha dormindo. Um grande abraço e que Deus te abençoe também.

  5. hotmar 13 de março de 2010 at 19:04 #

    Flávio, fico feliz que meus artigos estejam indo ao encontro de seus valores, e que você esteja se identificando com eles. É uma alegria para mim receber esse tipo de comentário.

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe, a vc e a sua família!

Trackbacks/Pingbacks

  1. Valores Reais » A relação com os filhos como fonte de energia positiva de impulso - 6 de maio de 2010

    […] altamente positiva para vivenciar as atividades marcadas para aquele sábado, haja vista que, como já deixei explicado aqui, considero os relacionamentos familiares uma excelente fonte para gan…, e, sinceramente, aquela é uma visão de um futuro que eu quero presenciar não como expectador, […]

  2. Valores Reais » Viva sua paixão - 18 de junho de 2010

    […] Para se destacar no meio da multidão, você precisa inovar, apresentar algo diferente, algo com conteúdo superior, que apresente atratividade e faça os leitores voltarem a você, instigados pela curiosidade e movidos pela sede de conhecimento. Se você vive a sua paixão, se você quer dar um sentido à sua vida, vá em frente e prossiga. Tenho certeza de que você atingirá suas metas antes do tempo planejado. Ainda mais se o que te motiva for a sua família. […]

Deixe uma resposta

Powered by WordPress. Designed by Woo Themes