Cora Rónai é uma jornalista do O Globo, que também mantém um blog, o internETC. Recentemente, ela publicou um artigo no mencionado jornal, que também foi escrito no blog, sobre a sua terrível saga com os famigerados títulos de capitalização, primeiro com os Pé Quente Bradesco, e depois com o título de capitalização do cartão de crédito Diners – eu nem sabia que cartão de crédito também oferecia esse tipo de produto…
Escrito com muito bom humor, em formato similar ao de uma crônica, e com o sugestivo título de “Confissões da anta”, Cora descreve em detalhes sua dramática tentativa de se livrar desse bagulho produto bancário.
O toque de tragicomédia da história fica por conta dos detalhes que envolveram sua tentativa de cancelar o título de capitalização do Diners: ela, para se livrar do título, cancelou o cartão. Ocorre que o cartão foi cancelado, mas o título não!
Fuja dos títulos de capitalização!
Os títulos de capitalização não são investimento, são loteria. E, como qualquer loteria, você deve ficar bem longe deles, já que construção de patrimônio e conquista de independência financeira são metas que tem muito mais a ver com controle, disciplina e planejamento do que com golpes de sorte.
Para tanto, indico um excelente artigo do Dinheirama, intitulado “a verdadeira face dos títulos de capitalização”, onde você pode saber mais sobre esse tipo de produto bancário, suas armadilhas e suas desvantagens.
Os títulos de capitalização servem para capitalizar única e exclusivamente o vendedor, que é o banco, e nunca o comprador, que é a pessoa que vai até a agência bancária. Na verdade, à medida que eles capitalizam o banco, eles descapitalizam o cliente, podendo, por isso, ser chamados perfeitamente de “títulos de descapitalização”.
Se você tem uma sobra em seu orçamento doméstico, aplique em investimentos de verdade: poupanças, CDBs, fundos DI, Tesouro Direto, ações etc. Não delegue o futuro do seu dinheiro à sorte, pois ela – a sorte – é um elemento totalmente alheio à sua vontade, e absolutamente fora de controle.
Invista o seu suado dinheiro em produtos que façam ele crescer e trabalhar a seu favor (e não a favor do banco), como ações ou renda fixa, e desde que não sejam cobradas altas taxas de administração. Aqui mesmo no blog você encontra artigos explicando ótimos fundos de ações e opções de renda fixa baratas e diversificadas, acessíveis a qualquer pessoa.
Esses sim, são títulos que fazem você se capitalizar e conquistar a tão almejada independência financeira. 🙂
É isso aí!
Um grande abraço, e que Deus os abençoe!
O baixo nível de educação financeira dos clientes bancários é um fator determinante para as “VENDAS” desse “sorteio”…ou “aposta”
Sabe Hotmar, o mais triste é saber que no Brasil a mais de 7 Bilhoes de reais contabilizados em reservas de titulos de capitalização…
Inocentemente, o cliente acha que está “investindo”.. claro, acreditando na credibilidade do seu gerente bancário…
Parabéns pela excelente matéria
Luciano
Nossa, R$ 7 bilhões estocados em títulos de capitalização!? Caramba, é por essas e outras que os bancos lucram tanto…
Valeu pela informação, Luciano! 🙂
É isso aí!
Um grande abraço, e que Deus os abençoe!
DESEJO SABER COMO RESGATAR O MEU TITULO DE CAPITALIZAÇÃO ? FAVOR ME INFORMAR COMO TENHO QUE FAZER PARA RESGATA-LO. OBRIGADO MUTI. FAVOR RESPONDER.
Para resgatar vc deve ir na agencia e falar com o gerente, geralmente eh cobrada uma taxa caso vc queira retirar antes do tempo determinado do titulo, eh uma manobra do banco para que vc nao possa tirar o dinheiro do titulo antes de determinado prazo que costuma ser 2 a 5 anos.
Ola tenho varios titulos de capitalização mais estou com uma divida no banco…como faço para resgatar??/eles podem fazer o resgate e descontar em minha divida????
para resgatar os títulos de capitalização antes do prazo, costuma-se cobrar uma taxa bastante salgada… é a pior forma de guardar dinheiro que eu já vi… eu disse guardar, não investir… como vc bem disse, título de capitalização não é investimento…
agora, para aqueles jogadores inveterados da loteria federal, pode ser uma boa… assim, o indivíduo pode continuar jogando e o dinheiro “jogado fora” na loteria, é “devolvido” após o período pactuado…
Tem razão, IR!
Boa noite, a pessoa pode ficar suja caso nao pague a Cap. do Cartao ou simplesmente perde?
Ai, meu Deus….eu tenho um título desses! Estou na 48a. parcela, são 60…um perrengue. Vou esperar os 60 meses!!??
Por favor alguém me oriente:
Fiz 3 titulos de capitalização 1 de 50,00 / outro de 200,00 / e outro de 100. No total de depositos foram feitos R$ 1100,00, mas fiquei 5 meses sem fazer o deposito e hoje preciso resgatar meu dinheiro e recebi a triste noticia que so posso resgatar 131,22 pois meu titulo foi cancelado. Não vejo problema no cancelamento afinal não fiz os depositos, mas e meu dinheiro fica com quem??? preciso dele, mesmo que seja sem correção. Como faço para resgatar esse dinheiro?????
Renata: Sinto muito mas não há o que fazer. Se você der uma lida nas famosas “letras miúdas” de seu contrato (se é que entregaram sua via) verá que das primeiras contribuições apenas um pequeno percentual do valor fica para você… o resto é lucro do banco. Isso acontece justamente nas primeiras parcelas, que são aquelas que a maioria acaba pagando. Quando faz uma capitalização, você somente recebe um valor próximo àquilo que pagou se pagar todas as parcelas. Ainda assim, vai perder dinheiro.
Conversa fiada. Reportagem COMPRADA para induzir o consumidor/investidor a aplicar em RDB, CDB e outras merdas, que não rendem nada.
A única diferença do título de capitalização é que o cliente fica impossibilitado (ou possibilitado, sobre multa) de sacar o dinheiro antes de 3 ou 4 anos. Rende DO MESMO JEITO. E NÃO paga imposto de renda. Toda reportagem divulgada a respeito de investimentos no Brasil é tendenciosa. Muito cuidado, amigos internautas. Vocês não são bobos e, fazendo simples contas no excel, entenderão.
Eirisnaldo, o título de capitalização na verdade não é investimento, é uma espécie de loteria.