Comprar ações da Petrobras com o FGTS? Parece que será possível – mas só uma minoria poderia participar…

Essa semana foi bastante interessante para quem pretende participar da capitalização da Petrobras usando os recursos do FGTS. A Câmara dos Deputados aprovou o uso do FGTS para compra de ações da empresa, conforme notícia veiculada no UOL Economia:

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira a possibilidade de acionistas utilizarem recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para participarem da operação de capitalização da Petrobras.

Por votação simbólica, após acordo entre os partidos, incluindo os governistas, foi aprovada emenda ao projeto de capitalização que permite o uso de até 30% do saldo vinculado ao FGTS por acionistas que haviam adquirido papéis da empresa no passado com recursos do fundo.

De acordo com informações da Petrobras, esses acionistas, que são cotistas dos chamados FMPs (Fundos Mútuos de Privatização), constituídos com dinheiro do FGTS, correspondem a aproximadamente 2% do capital social da companhia.

Vale destacar, entretanto, dois pontos importantes.

O primeiro é que o projeto de lei ainda não foi concluído. Ele precisa ser encaminhado ao Senado Federal, e depois seguir todos os trâmites legislativos inerentes.

O segundo ponto é que não é todo mundo que pode usar o FGTS para comprar ações da Petrobras. Na verdade, só uma minoria poderia participar da capitalização. De acordo com notícia da Folha Online, só 128 mil poderiam se beneficiar dessa lei, caso seja aprovada:

Dos 312,194 mil trabalhadores que compraram ações da Petrobras com recursos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) em 2000, só 41% (127,938 mil) poderão acompanhar o aumento de capital da estatal que será promovido pelo governo, se prevalecerem as regras aprovadas, na quarta, pela Câmara. O restante já se desfez da aplicação e ficará fora da capitalização.

Como a rentabilidade do FGTS ultimamente tem perdido até da inflação, parece ser uma medida interessante para o trabalhador, que ainda tem a empresa no seu FGTS, aproveitar parcela do saldo para investir na compra de mais ações da petrolífera.

É isso aí!

Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

Print Friendly, PDF & Email

2 Responses to Comprar ações da Petrobras com o FGTS? Parece que será possível – mas só uma minoria poderia participar…

  1. Ingo Freitas 9 de março de 2010 at 11:02 #

    bom dia meu querido,
    pelo que entendi so podera investir nas ações da petrobras quem ja havia feito um investimento anterior em 2000 é isso mesmo ?

  2. hotmar 9 de março de 2010 at 12:13 #

    Exatamente, Ingo.

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

Deixe uma resposta

Powered by WordPress. Designed by Woo Themes