Aqui está a tecnologia por trás de vários artigos do blog Valores Reais – e que está ao seu alcance também!

Surpreendente, não!? 😀

Para quem é adepto de tecnologia eletrônica móvel, como eu, seria mais natural apresentar um smartphone de última geração, ou mesmo um netbook, ou notebook, ou qualquer outro equipamento eletrônico capaz de registrar idéias. Porém, desde que comecei a escrever no blog, passei a ter muitas idéias sobre assuntos passíveis de serem objeto de discussão por aqui, os quais necessitavam ser captados instantaneamente, para melhor aproveitamento da “matéria-prima”. Muitas dessas idéias ocorrem quando eu não estou perto de um computador ou notebook. O Palm Centro sempre me acompanha, porém, por mais que eu tente ser rápido no teclado (turbinado com um software chamado TextPlus, uma espécie de T9 para palms), muitas idéias só ficam completas no registro quando se consegue ter agilidade o suficiente para serem rascunhadas de forma mais detalhada possível.

Eu já sou um leitor antigo e fã do blog Efetividade, cujas várias soluções para o dia-a-dia eu incorporei ao meu cotidiano. O Augusto – autor do Efetividade – já disse que nada substitui um bom papel e caneta e confesso que eu ficava meio receoso de voltar a utilizar essa dupla de instrumentos. Afinal, se conseguimos registrar e fazer backup de idéias em nossos eletrônicos, para quê utilizar o papel e caneta?

Mas dei o benefício da dúvida e resolvi adquirir esse bloco de anotações acima, conhecido pelo pessoal adepto do GTD como moleskine. Comecei a usá-lo devagar, para anotar algumas idéias, e gradativamente fui aumentando sua utilização.

Coincidentemente, e sem que eu tivesse consciência disso, isso reflete também mais uma daquelas situações em que ocorre uma reconexão aos meus valores anteriores, aos meus valores do passado, já explicado em outro post – clique aqui para saber mais. Eu realmente gostava de escrever em cadernos, desde a época escolar, e, com as facilidades proporcionadas pela comunicação via Word, fui deixando de lado esse poderoso instrumento.

O fato é que a escrita no papel lhe proporciona, em certo sentido, uma maior liberdade para rascunhar idéias, já que você pode rabiscar, puxar flechas aqui, ali, acolá, apagar, fazer remissões etc. E o acesso é instantâneo, já que você não depende de inicialização de máquinas, nem fica preso à habilidade para teclar em smartphones. Ademais, é uma solução ecologicamente sustentável, na medida em que você não gasta energia elétrica, colaborando, assim, para a preservação do meio ambiente – mas isso não significa que você tenha “carta branca” para gastar as folhas de papel como quiser – aprecie com moderação! 😀

É interessante observar que esse é um instrumento também altamente portátil, permitindo-lhe registrar idéias onde quer que você esteja, seja numa fila de banco ou mercado, seja dentro da poltrona de um avião – sem os bisbilhoteiros do lado vendo o que você escreve! Veja de novo a foto acima, e perceba como o moleskine é altamente portátil – menor que a caneta Bic! Cabe dentro de um bolso de jeans (embora não com 100% de conforto, reconheço).

Ademais, ademais, tem ainda outro ingrediente que faz bem às finanças pessoais: é uma solução extremamente barata!

Por essas e outras é que escrevi no título desse tópico que a tecnologia que está por trás desse blog também pode ser adotada facilmente por qualquer um, e para os mais variados propósitos, seja para elaboração de projetos pessoais, seja para elaboração de um plano de negócios, ou até mesmo para o controle do orçamento doméstico! É simples, prático, barato e eficiente.

Uma das coisas que a abordagem GTD nos ensina é o valor das idéias no momento em que são imediatamente registradas. Às vezes, um artigo do blog resulta desse processo absolutamente natural de transformação de fato em informação: estou eu andando na rua, observo um dado da realidade que me vem à cabeça, e imediatamente transfiro o pensamento para o caderno, de forma a poder ser trabalhado mais tarde.

Tecnologia é isso: um instrumento que lhe auxilie a produzir bons resultados tendo em vista seus objetivos. Que pode ser surpreendentemente mais simples do que se imagina. 😀

É isso aí!

Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

Print Friendly, PDF & Email

7 Responses to Aqui está a tecnologia por trás de vários artigos do blog Valores Reais – e que está ao seu alcance também!

  1. Henrique Carvalho 5 de março de 2010 at 8:48 #

    É isso aí Hotmar!

    Geralmente as idéias fluem tão rápido e nos momentos mais estranhos que temos que ter um bloquinho para anotá-las.

    É muito comum de eu ter excelentes idéias durante o banho. Então saio correndo e anoto elas para não esquecê-las.

    É engraçado que já ocorreu isso também muitas vezes no ônibus e o pessoal ficava me olhando com uma cara enquanto eu puxava o bloquinho e começava a anotar idéias!

    O mais interessante é que isso se torna um hábito e um ciclo. Ter novas idéias leva a ter cada vez mais idéias.

    Muito bom o artigo Hotmar!

    Grande Abraço!

  2. hotmar 6 de março de 2010 at 14:45 #

    Grande Henrique!

    Concordo com vc: muitas das melhores idéias nos ocorrem em lugares os mais inesperados. Daí a importância de ter ferramentas de registro e coleta para posterior peneira de informações!

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

  3. Willy Fog 21 de agosto de 2010 at 10:53 #

    Surpreendente mesmo Guilherme.

    Quem diria, e eu que imaginava que a tecnologia por trás do blog era algo como um super mega notebook equipado com as mais avançadas técnicas de escrita. Hehehe caí do cavalo.

    Pode ter certeza que se um dia eu resolver criar um blog usarei tal tecnologia.

    Abcs

  4. Guilherme 22 de agosto de 2010 at 15:12 #

    É isso aí, Willy! As ferramentas tecnológicas mais eficientes são aquelas que nos conduzem melhor ao destino final. No meu caso, papel e lápis/caneta têm formado uma dupla hiper-eficiente!

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

  5. Marcelo 2 de fevereiro de 2012 at 13:16 #

    Lendo esse seu artigo tenho que concordar com você. Ha muito tempo eu sou adepto da tecnologia e da dupla smartphone e tablet, mas nunca consegui registrar uma idéia neles, e justamente pela complexidade de fazê-lo, pensando bem podemos perceber que não é tão prático e rápido como tentam nos vender.

    No final eu acabo é registrando as idéias em pedaços de papel que acabam ficando espalhados pela casa, e no final levo bronca da minha esposa por deixar tudo bagunçado! Vou adquirir um caderninho igual ao seu para começar a organizar as coisas por aqui.

    Obrigado pela dica!

  6. Rosana 24 de setembro de 2013 at 7:24 #

    No meu caso, lápis/caneta e papel também são as melhores ferramentas para registrar ideias e elaborar textos.

    • Guilherme 24 de setembro de 2013 at 10:43 #

      Legal saber isso, Rosana! 🙂 A tecnologia “antiga” ainda tem muita serventia!

      Abç

Deixe uma resposta

Powered by WordPress. Designed by Woo Themes