Audiolivros (ou audiobooks): uma maneira inteligente de aproveitar o tempo ocioso

Já falamos aqui no blog sobre a leitura de livros como passatempo agradável e ótima ferramenta de investimento, inclusive com excelente potencial de retorno. Para quem gosta de ler, o custo/benefício é fantástico: você gasta pouco – desde que saiba fazer economia na hora de comprá-los ou alugá-los – e tem em retorno horas agradáveis de entretenimento e/ou crescimento pessoal.

Com a leitura de livros, você desenvolve seu vocabulário, aperfeiçoa suas habilidades de comunicação interpessoal, melhora seu nível de escrita e tem assunto para conversar com outras pessoas – muito melhor do que falar sobre o tempo. 😉

Acontece que muitas vezes ficamos parado no engarrafamento do trânsito, aguardamos a chamada para embarque em estações de ônibus/trem e em terminais de aeroportos, ou mesmo ficamos em casa realizando atividades mecânicas, onde o ato de pensar é reduzido a níveis mínimos, tais como escovar os dentes, arrumar-se para sair para o trabalho, lavar a louça, preparar a comida, tirar o pó dos armários etc. É aqui que entra a dica do dia para aproveitar melhor o tempo ocioso: audiolivros.

Como o próprio nome diz, são livros cujos conteúdo é narrado, seja em formato mp3, seja em formato de CD. No exterior, o site mais famoso é o Audible. Eu comecei a usar o serviço no remoto ano de 2003, por meio de uma assinatura gratuita de 30 dias do áudio do jornal The New York Times, que veio de brinde junto ao saudoso Zire 71 (que, à época, também era o mp3). Mais recentemente, há cerca de 3/4 anos atrás, usei-0 com mais intensidade para adquirir livros de investimentos, e ouvi-los em meu iPod. Com isso, adquiria o conhecimento, ao mesmo tempo em que treinava meu inglês.

Felizmente, o mercado nacional acordou para esse formato de “leitura”, e hoje há uma maior disponibilidade de títulos, inclusive dentro da área de finanças pessoais/investimentos. Destaco a Editora Nossa Cultura e a Plugme como editoras que já contam com um razoável acervo de audiolivros em seus respectivos portfólios de produtos.

Como nessa época de Carnaval muitas pessoas querem mesmo é relaxar e descansar, e várias delas fazem viagens nesse período, fica aqui a dica para abastecer seu mp3 de livros para serem ouvidos e, com isso, abastecerem suas mentes com literatura que proporciona reflexão e entretenimento. A qualquer hora. 😀

É isso aí!

Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

Print Friendly, PDF & Email

4 Responses to Audiolivros (ou audiobooks): uma maneira inteligente de aproveitar o tempo ocioso

  1. Investidor de Risco 27 de maio de 2012 at 23:21 #

    Gostei desta sugestão dos audiobooks… no trânsito então… links adicionados aos favoritos…

    Valeu!

  2. Guilherme 2 de junho de 2012 at 12:43 #

    IR, vale a pena para aproveitar bem o tempo!

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

  3. César 1 de abril de 2014 at 13:51 #

    Guilherme,

    Atualmente, além dos audiolivros, ainda temos um novo aliado no aproveitamento do tempo: os aplicativos TTS (text to speech) para smartphones, que nos permitem ouvir e-books ou mesmo posts de blogs.

    É assim que tenho “lido” e “relido” diversos posts do Valores Reais e de outros blogs/sites, enquanto estou no trânsito.

    Um abraço!

    • Guilherme 1 de abril de 2014 at 14:51 #

      Interessante essa dica, hein, César!

      Não conhecia a existência desse tipo de aplicativo.

      De fato, o aproveitamento do tempo é muito maior com essas ferramentas tecnológicas!

      Abç!

Deixe uma resposta

Powered by WordPress. Designed by Woo Themes