Um compromisso com meus leitores

Quem gosta de ler sempre quer saber das últimas novidades na sua área de maior interesse. Comigo, não é diferente. Um dos meus hábitos preferidos é, sem dúvida, a leitura, cujo hobby se acentuou de maneira significativa quando eu tinha por volta de 13 a 14 anos, e estudava na oitava série. Naquela época, Internet não era realidade, e a minha principal “janela para o mundo”, por assim dizer, consistia na leitura de jornais – como Folha de S. Paulo, Estado de S. Paulo – e revistas – Veja, Superinteressante, Mundo Estranho etc.  Curioso é o fato de que, à medida em que eu avançava no gosto pela leitura, diminuía, na mesma proporção, meu interesse por TV. Ainda bem. 😀

De tempos em tempos aparecem livros no curso de minha vida que fazem literalmente rever meus conceitos e provocam reflexões mais profundas sobre determinadas áreas de minha vida. E acredito que o material que estou lendo atualmente tem um desses atrativos.

A dificuldade para a compra

Um bom termômetro para prever se um determinado livro é bom ou não é se é fácil encontrá-lo em livrarias. Claro que muitas vezes não é o melhor termômetro: pode ser que um livro best-seller no exterior ou no Brasil tenha sua demanda aumentada só por conta de marketing e da fama do autor. Mas há outros tantos livros cuja alta procura se deve, sim, à qualidade da obra. Esse é o caso.

A primeira vez que fiquei sabendo a existência do livro “Faça tudo acontecer” foi “folheando” o RSS de um de meus blogs favoritos, o Efetividade.  Num dos posts – não me lembro agora qual – aparecia exatamente a imagem acima, com a legenda “pré-venda”. Isso foi em meados de novembro.

Fui, então, à caça do livro, pela Internet. Imediatamente, achei-o à pré-venda na primeira loja virtual, que vamos denominar de “S”. Fiz a compra com uns 4 ou 5 dias de antecipação, ou seja, da data marcada para começo de envio. Qual não foi a minha surpresa ao receber um comunicado por email da loja, afirmando que o livro encontrava-se esgotado na editora.

Fiz, então, nova busca em lojas virtuais, e achei-o para venda em outra livraria virtual, que vamos denominar de “C”. Como o prazo para envio era um pouquinho maior (visto que se trata de uma loja virtual praticamente especializada em livros), aguardei a expiração do prazo, e nada. Abri um chamado na loja, e, para minha surpresa, que na verdade não era tão surpresa assim, recebi a comunicação de que o livro estava igualmente esgotado na editora.

Vejam vocês a dificuldade da compra: fiz a compra em duas lojas virtuais, que estavam anunciando, à época das respectivas compras, a “disponibilidade em estoque” do livro, e, em ambas, as compras foram canceladas. Em 10 anos fazendo compras na Internet, foi a primeira vez que vi isso acontecer.

Já tinha desistido do produto. Iria comprá-lo somente em meados desse ano, haja vista que, no próprio site da editora, o livro estava indisponível.

Sorte?

Bem, na semana do Natal, resolvi reativar um chip pré-pago da Vivo, cuja linha estava desativada por falta de recarga havia mais de um ano e meio (pra vocês verem como eu gosto de falar no celular…rs…. *obs: eu tenho outro celular pré-pago, usado para fazer e receber ligações). Por isso, fui no shopping mais próximo de casa. Semana de Natal em shopping, vocês sabem como é que é: lojas absurdamente lotadas.

Então, peguei minha senha de atendimento, e fiquei esperando…10 minutos…20 minutos… 30 minutos…. 40 minutos…. como estava demorando muito, pensei: vou embora daqui. E fui.

Antes de sair do shopping, resolvi passar numa livraria, para procurar pelo livro, mesmo sabendo que dificilmente iria encontrá-lo, haja vista que já tinha ido na mesma livraria semanas antes, e a obra continuava esgotada. Aliás, na própria loja virtual dessa rede de livrarias, o livro estava esgotado. Mas, enfim, arriscar não custa nada…

Perguntei para o vendedor, e ele, atenciosamente, foi procurar o dito-cujo no computador. Eu já estava me preparando para ir embora, quando de repente ele disse que havia localizado. Tudo bem. Fomos até a seção respectiva, e ele ficou procurando aqui, procurando ali…. e eu já estava preparado para ir embora, pois não é raro o livro ser encontrado no sistema, mas não ser encontrado na prateleira.

E eis que surge ele com alguns exemplares na mão! Nem acreditei no que vi! Depois de mais de um mês de buscas incessantes, duas compras canceladas, respostas de produto esgotado, consegui achar o exemplar. E o mais incrível é que não era para eu estar ali. Só estava ali porque a loja da Vivo estava lotada, e só tive a idéia de ir para a loja da Vivo por conta de ativação de um celular que fazia meses que não usava…. já aconteceu isso com você? Ter chegado ao seu destino ou produto por uma combinação incrível de coincidências, que, de outra forma, você não conseguiria?

Do que trata o livro, afinal?

Faça tudo acontecer! é um livro, em termos bem simples, sobre realizações e autogestão. Ele fornece muitas orientação da metodologia GTD, acrônimo que significa “Getting Things Done”, ou, em portugês, “a arte de fazer acontecer”. Bom, vou transcrever a sinopse que aparece nas páginas de venda do livro:

Mais do que um sistema de organização pessoal, Faça tudo acontecer! ajudará você a definir onde está, quais são seus objetivos, e como você pode alcançá-los. Controle e perspectiva são as bases do método de David Allen presentes neste livro para você vencer no jogo do trabalho e nos negócios da vida.

Quando sentir que perdeu (ou que está perdendo) o controle e a perspectiva, aplique um processo totalmente confiável que irá recolocá-lo no comando do jogo e de volta ao caminho, sempre que precisar.

Faça tudo acontecer! é a chave para a construção de sua autoconfiança, característica essencial para torná-lo um realizador de projetos pessoais e profissionais. Com o roteiro das cinco etapas de controle e dos seis horizontes de foco, você irá obter a segurança necessária para buscar suas próprias soluções, experimentando o prazer e a liberdade ao fazer as coisas acontecerem e se engajando positivamente em sua vida.

O compromisso

Já colocando as ideías do livro em prática 😀 o meu compromisso com os leitores consiste em fazer uma resenha do livro. Para isso dividi o projeto em duas etapas: primeiro, assumo o compromisso público de terminar a leitura da obra até o dia 31 de janeiro de 2010. E a segunda parte consiste em escrever sobre o livro, até o dia 28 de fevereiro de 2010.

Coloquei metas temporais factíveis justamente para serem cumpridas sem pressa nem pressão, e também de modo a não prejudicar minhas outras atividades pessoais.

Pronto! Aí está o meu compromisso pessoal. Acredito que, tornando-o público, e registrando-o “no papel”, torna-se mais fácil e motivante cumpri-lo à risca. E assim espero fazer. 😀

É isso aí!

Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!

Print Friendly, PDF & Email

4 Responses to Um compromisso com meus leitores

  1. Henrique Carvalho 8 de janeiro de 2010 at 22:18 #

    Muito curioso Hotmar!

    Primeiro porquê eu já li um exemplar do David Allen: A arte de fazer acontecer (este é uma continuação?)

    Sobre administração do tempo eu gostei bastante do livro A Tríade do Tempo (Christian Barbosa, que aliás lançou um livro junto com o Gustavo Cerbasi).

    Diferentement do Christian, O David Allen não é muito chegado as maravilhas do mundo eletrônico! rsrs

    Depois de ler estes livros eu consegui reorganizar tanto a mente como o espaço físico da casa e do pc. E esta organização me ajuda bastante.

    O outro fato curioso foi o fato de sua linha do cel estar desativada por desuso! Aconteceu isso comigo ano passado! Também não sou fã de ficar horas no cel.

    Ficarei aguardando a resenha do livro!

    Grande Abraço!

  2. hotmar 8 de janeiro de 2010 at 22:45 #

    Muito bem, Henrique, parabéns por ter lido tais livros!

    Realmente é curioso o tratamento sobre gadgets entre o Christian e o Allen. Aliás, o Allen é super fã das ferramentas papel e caneta!

    E vamos combinar, celular é uma coisa q tem q vigiar muito pra controlar os gastos!

    Espero atingir a meta da resenha antes do final do mês q vem! Vamos ver.

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!

  3. Gustavo 9 de janeiro de 2010 at 9:47 #

    Salve, Hotmar, eu tb. estou de olho neste livro.

    Te recomendo se associar a lista GTD-BR do Yahoo, tem vários experts em GTD lá. Link http://br.groups.yahoo.com/group/gtdbr/

  4. hotmar 9 de janeiro de 2010 at 11:59 #

    Gustavo, ótima dica!

    Vou lá me associar tb!

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!

Deixe uma resposta

Powered by WordPress. Designed by Woo Themes