Debêntures BNDESPar: período de reserva prorrogado até hoje

Essa é para quem ainda pensa em investir nas debêntures da BNDESPar, e achava que já tinha perdido o prazo de reserva: o pedido de reserva dessas debêntures, que expiraria ontem, 10 de dezembro, foi prorrogado até o dia de hoje, 11 de dezembro, conforme anunciado na página do banco.

Mas atenção! O pedido de reserva pode ser feito somente até às 16 horas – horário de Brasília.

Segundo o jornal O Globo, com base em notícia do Valor Econômico, a demanda por esses papéis no mercado estaria baixa, o que teria motivado a prorrogação do período de reserva.

Meu palpite?

Como a demanda está baixa, o ofertante teria que tornar o produto mais atraente. E como se faz para conseguir tornar um produto de investimento – que, no caso da debênture, é basicamente um empréstimo – mais atraente para o investidor? Simples: aumentando sua rentabilidade. Oras, e como se consegue tornar um empréstimo mais atraente para a pessoa que irá emprestar o dinheiro, que, no caso, somos nós? Simples: aumentando a taxa de juros.

No caso dessas debêntures BNDESPar, o aumento da taxa de juros está localizado na área da sobretaxa, que é o valor que o mercado irá definir nos dias 17 e 18 desse mês, ou seja, na semana que vem, e que vem a ser o tal do “prêmio”, isto é, da rentabilidade extra oferecida acima dos referenciais definidos – contrato DI futuro e título público do Tesouro Nacional.

Conforme afirmamos em outro tópico:

Em resumo: a série prefixada oferecerá uma sobretaxa (= rentabilidade extra) de até 0,8% acima dos juros estipulados pelo mercado, ao passo que a série atrelada ao IPCA, pós-fixada, poderá pagar uma sobretaxa de até 0,7%.

Assim, como a demanda aparentemente está mais baixa do que a prevista, a minha aposta é que a sobretaxa chegue próximo dos tetos estipulados, ou seja, entre 0,5% e 0,7% (prefixados), e 0,5% e 0,8% (pós-fixados).

Mas pode ser que nada disso venha a acontecer, até porque a definição das sobretaxas não ocorre durante o movimento de procura, mas sim posteriormente, tornando essa operação um tanto quanto atípica para nós, leigos no assunto e que estamos mais acostumados com os movimentos de cotações em tempo real da Bolsa de Valores, onde – aí sim – os movimentos de demanda e fixação de preços ocorrem simultaneamente.

É importante destacar que essa – assim como qualquer outro post desse blog – não é uma recomendação de compra. Publicamos apenas notícias e análises pessoais. A decisão final de qualquer tipo de tomada de decisão cabe ao investidor, conforme destacamos na página de condições de uso do site.

Se quiser saber mais sobre essa nova modalidade de investimento, não deixe de ler esse artigo que preparamos para você: Vale a pena investir em debêntures da BNDESPar?

É isso aí!

Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!

Print Friendly, PDF & Email

6 Responses to Debêntures BNDESPar: período de reserva prorrogado até hoje

  1. Mauricio Katayama 11 de dezembro de 2009 at 10:47 #

    Eu estava pensando em investir nessas debêntures, mas o fato da taxa não ser conhecida no momento da reserva me desistimulou um pouco. Liguei na minha corretora e perguntei sobre a possibilidade de entrar mais tarde pelo mercado secundário. A resposta foi “olha Sr. Maurício, é até possível, mas a liquidez costuma ser muito baixa…”

    Acho que vou deixar passar essa, e direcionar o dinheiro para outras opções.

  2. Luis Otávio 11 de dezembro de 2009 at 12:25 #

    Hot,
    Não sei porque, mas não me interesso muito por debêntures, é muito longo o prazo. rsrsrs

    Do mais, parabéns pela matéria.

    Abraços.

  3. hotmar 12 de dezembro de 2009 at 12:32 #

    Maurício, realmente, o fato de as taxas exatas não serem conhecidas no momento da reserva desestimulam um pouco. Certamente aparecerão outras boas oportunidades no mercado!

    Luís, concordo com o longo prazo, pra quem precisa do dinheiro antes dos vencimentos há outras alternativas, digamos, mais líquidas….rsrs…..

    Obrigado!

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!

  4. Henrique Carvalho 18 de dezembro de 2009 at 23:05 #

    Hotmar,

    Gostaria da sua opnião em relação as taxas (0,3%) que saíram das debêntures.

    Grande Abraço!

  5. hotmar 19 de dezembro de 2009 at 10:46 #

    Henrique, provavelmente irei abordar num post a sobretaxa estipulada. 😀

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!

Trackbacks/Pingbacks

  1. Valores Reais » Debêntures BNDESPar: boas taxas de rentabilidade - 19 de dezembro de 2009

    […] Confesso que eu esperava uma sobretaxa maior, já que a demanda pelos papéis havia sido menor do que a esperada, conforme postado em outro tópico. […]

Deixe uma resposta

Powered by WordPress. Designed by Woo Themes