Uma mensagem de incentivo aos que estão buscando a independência financeira

Terminando esse mês de novembro, quero registrar aqui uma mensagem de incentivo aos que estão decididos a buscarem mais conhecimento visando a alcançar, futuramente, a independência financeira, e, no presente, uma vida financeira mais equilibrada e estável.

É que essa atitude envolve sair da zona de conforto. Envolve gastar tempo – muitas vezes o tempo livre, ou seja, as horas de descanso noturno e os finais de semana, férias e feriados – para se dedicar ao estudo sobre investimentos, educação financeira e finanças práticas. Envolve também a realização de escolhas que implicam algum tipo de “perda”, por exemplo, menos idas ao shopping, menos almoços fora, menos compras. Mas tudo com um propósito bem definido: se livrar das dívidas dos cartões e do cheque especial, se livrar de gastos com produtos supérfluos e ter mais paz com o seu próprio dinheiro – além de ter mais dinheiro, evidentemente.

Se você começou recentemente sua jornada rumo à independência financeira, saiba que uma das qualidades absolutamente essenciais para seu plano ser vitorioso é a paciência. A construção de um patrimônio leva tempo, e tempo requer paciência e persistência na busca de seus objetivos de vida.

Nessa jornada, um dos ingredientes fundamentais é trabalhar o conhecimento, e mais, conhecimento especializado, de forma organizada. Valho-me aqui das lições de Napoleão Hill, que, no livro “Quem pensa enriquece”, diz:

“O CONHECIMENTO só atrai dinheiro quando direcionado de forma organizada e inteligente, por meio de PLANOS DE AÇÃO práticos com um FIM ESPECÍFICO. […] O conhecimento é apenas poder em potencial. Só se torna poder quando organizado em planos de ação definidos e dirigidos a uma meta específica […] Uma pessoa educada não é, necessariamente, alguém que tenha conhecimento geral ou especializado. Uma pessoa educada é aquela que desenvolveu as faculdades mentais de maneira a conseguir obter tudo o que deseja, ou quase, sem violar os direitos alheios”.

Não somente no campo da educação financeira, mas também nos demais tipos de conhecimento, estudar em casa é essencial para conseguir sucesso na vida. Novamente aqui entra a questão de “sair da zona de conforto”, pois aparentemente há atividades muito mais interessantes que estudar em casa, como assistir TV em casa, ouvir música em casa etc.  Sobre esse aspecto do desenvolvimento de novas habilidades, destaco esse trecho do livro do Napoleão Hill:

“Aqueles que reservam tempo livre para estudar em casa – assalariados, especialmente – raramente permanecem muito tempo na parte inferior da pirâmide. Sua atitude abre o caminho para a subida, removendo obstáculos e conquistando o interesse e a simpatia daqueles que têm o poder de colocá-los ao alcance da OPORTUNIDADE […] Aquele que pára de estudar simplesmente porque terminou um curso está para sempre e irremediavelmente condenado à mediocridade, qualquer que seja sua área de atuação. O caminho do sucesso é o caminho da aprendizagem contínua”.

Meu desejo é que você continue se educando continuamente, não só na área financeira, mas também na sua área profissional e naquelas outras onde resida sua paixão, a fim de que o caminho do sucesso também esteja pronto para ser percorrido por você!

É isso aí!

Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!

Print Friendly, PDF & Email

6 Responses to Uma mensagem de incentivo aos que estão buscando a independência financeira

  1. Henrique Carvalho 2 de dezembro de 2009 at 9:35 #

    Que legal Hotmar!

    Muito interessante estes trechos do Napoleão Hill.

    Tenho o outro livro dele comigo (A Lei do Triunfo), mas por prioridade de leitura ainda não o li, mas percebo que ele traz mensagens muito interessantes.

    Tem uma frase que vi no fórum do IA que considero interessante:

    “Aprender é como remar contra a maré: não avançar, significa ir para atrás”

    O primeiro passo é sempre o mais difícil, é necessário sair da zona de conforto, mas quando você, através da paciência e disciplina, percebe os resultados do esforço em estar sempre aprendendo e se aprimorando, o incentivo só aumenta para continuar neste caminho.

    Muito bom o texto Hotmar!

    Abraços!

  2. hotmar 2 de dezembro de 2009 at 20:33 #

    Obrigado, Henrique, pelos comentários!

    Eu descobri O Napoleão Hill ouvindo um podcast da Mara Luquet, e estou gostando bastante da leitura!

    E é ótima essa frase no Fórum IA, aprender é essencial para progredir!

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!

  3. Marcos Vinicius Goulart 1 de julho de 2011 at 23:47 #

    Leia o Homem mais rico da Babilonia.

    Fique com Deus.

  4. Guilherme 2 de julho de 2011 at 8:00 #

    Obrigado pela dica, Marcos!

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

  5. Daniel Dutra 12 de maio de 2015 at 22:44 #

    Caro Hotmar, Boa Noite!

    Guilherme, pergunto a você, uma de suas paixões é a psicologia?
    Pois através dos seus artigos percebo que sua empatia e altruismo em ajudar o proximo é imensa.

    Parabéns amigo. Você é um ser humano que realmente está fazendo diferença na vida de milhares de pessoas. Sua passagem aqui na terra foi uma dadiva. =D

    • Guilherme 13 de maio de 2015 at 18:38 #

      Caro Daniel, boa noite!!!

      Sim, eu gosto de estudar sobre questões atinentes à psicologia humana.

      Muitíssimo obrigado pelas suas palavras! 😀

      Abç!

Deixe uma resposta

Powered by WordPress. Designed by Woo Themes