Dica de economia doméstica: faça a foto 3×4 em casa, ou escaneie uma que já tenha, e imprima futuras cópias!

Ao realizar cadastros para emissão de documentos, inscrição em clubes, associações e demais tipos de serviços, sejam públicos ou privados, freqüentemente nos deparamos com a solicitação de apresentação de fotos 3×4. Antigamente, havia a necessidade de ir até uma loja de fotos, solicitar as cópias, tirar a foto, esperar pela impressão, pagar e retirar o documento.

Hoje, a facilidade proporcionada pelo advento de novas tecnologias permite a redução de custos e de tempo em áreas antes inimagináveis. E, é claro, o serviço de fotos digitais foi um dos setores mais impactados pelo advento das novidades tecnológicas, ainda mais com a proliferação de celulares com câmera digital.

E é aqui que entra a dica de economia do dia: que tal dar uma serventia extra para sua câmera de celular? Tire auto-retrato com ela, passe para o computador, num formato que seja 3×4, e guarde-a numa pasta que seja de fácil memorização. Assim, toda vez que você necessitar apresentar uma foto 3×4 no futuro, basta imprimir o arquivo correspondente à foto. 😉

E se você já tiver em casa, guardada em algum canto qualquer de uma gaveta perdida, uma coleção de fotos 3×4 recentemente tiradas? Utilize o scanner de sua multifuncional! Salve-a em formato .jpg, guarde numa pasta no computador, que seja de fácil memorização, e, quando tiver que entregar fotos 3×4 para realizar algum cadastro, é só imprimi-las…no mesmo multifuncional que você usou para escanear a foto!

Além da evidente economia de dinheiro, já que você economiza com revelações avulsas, há também a economia de tempo, já que você não precisa ir até uma fotóptica para realizar o serviço.

Mas atenção! Para que essa ferramenta seja bem utilizada, mantenha cópias atualizadas de suas fotos e, além disso, as mantenha numa pasta do computador que seja de fácil acesso. Além de guardá-las em seu disco rígido local, você pode guardá-las também na Internet. Como assim? Simples: mande um email para você mesmo contendo, como anexo, uma foto 3×4. Isso será muito útil quando você precisar de uma cópia de foto se estiver em viagem.

Aliás, essa dica de armazenamento na Web também vale para cópias de outros documentos importantes. Por exemplo: se você for viajar ao exterior, é de bom grado manter uma cópia do passaporte na web, em caso de extravio ou perda do documento original. Isso lhe trará tranqüilidade extra na hora de tirar uma segunda via do documento no exterior.

Portanto, utilize bem os recursos da tecnologia, a seu favor! 🙂

É isso aí!

Um grande abraço e que Deus lhes abençoe!

Print Friendly, PDF & Email

8 Responses to Dica de economia doméstica: faça a foto 3×4 em casa, ou escaneie uma que já tenha, e imprima futuras cópias!

  1. Henrique Carvalho 11 de novembro de 2009 at 22:09 #

    Boa dica Hotmar!

    Abraços!

  2. hotmar 11 de novembro de 2009 at 23:24 #

    Valeu Henrique!

    É isso aí!
    Um grande abraço e que Deus lhes abençoe!

  3. Luis Otávio 12 de novembro de 2009 at 0:47 #

    Hotmar, eu acho que você está ficando muito mão de vaca! rsrsrs

    Excelente dica!

    Grandes abraços.

  4. hotmar 12 de novembro de 2009 at 9:41 #

    Rsrsrsrsrsrsrs…… economizar é preciso! 😀

    É isso aí!
    Um grande abraço e que Deus lhes abençoe!

  5. puigllum 12 de novembro de 2009 at 15:02 #

    Prezado Hotmar:

    Muito obrigado pelas preciosas dicas que V. sempre nos dá. Essa da foto escaneada ou foto digital, caseira, no formato 3×4, parece muito pertinente.

    Sobre a questão do armazenamento de cópias de documentos na internet, além da cópia do passaporte (de todas as folhas em que houver dados), convém também tirar cópias de cartões de crédito e da cédula de identidade, pois nunca se sabe o que pode nos ocorrer, ao dobrar uma esquina, numa cidade estranha.

    Uma vez, ocorreu-me de perder o passaporte num país estrangeiro, sem ter como provar a minha identidade e sem ninguém no BR a quem ligar, para poder fazer isso. Nesse momento, com uma cópia do RG, poderia ter salvado facilmente a minha pele, pois o consulado brasileiro teve muita resistência para emitir um novo passaporte, sem nenhum dado comprobatório à mão.

    Existem, na internet, várias páginas de armazenamento de documentos, uma das quais se chama Passport Support (www.passportsupport.com), que oferece esse serviço, disponível on-line 24 horas do dia, sempre que o necessitarmos numa delegacia de polícia, um posto fronteiriço ou uma embaixada, desde que haja conexão à web, naturalmente. Se não, sempre é possível buscar num cibercafé, para acessar esses documentos, que estarão guardados em total segurança. O único inconveniente dessas páginas é que se cobra pelo serviço, um valor não muito elevado, mas, devido à sua importância, pode ser de grande valia pagar uns US$ 10, para ter cópias de documentos tão importantes, em total segurança.

    Outra possibilidade de armazenamento, não tão segura em caso de extravio total de bagagem, é guardar tudo numa chavinha USB (pendrive). Eu, particularmente, faço assim, tendo sempre o cuidado de guardar esse pendrive na caixa forte do hotel, para evitar dissabores.

    Cordialmente,

    puigllum

  6. hotmar 13 de novembro de 2009 at 18:13 #

    puigllum, ótimos comentários! 😀

    Principalmente a indicação do serviço de armazenamento de documentos do Passport Support. Acredito firmemente que tranquilidade não tem preço, por isso, os US$ 10 do serviço acabam até saindo barato.

    E essa dica do armazenamento via pendrive também é importante. Precaução nunca é demais em se tratando de segurança.

    É isso aí!
    Um grande abraço e que Deus lhes abençoe!

  7. Rosana 18 de agosto de 2013 at 9:36 #

    Muito boa a sua dica, gostei!

Deixe uma resposta

Powered by WordPress. Designed by Woo Themes