Quem usa óculos já sabe: com o passar do tempo, as lentes vão ficando desgastadas, a armação começa a apresentar pequenos arranhões e às vezes até pequenas curvaturas decorrentes de incidentes (como sentar em cima delas, colocá-las em bolsas ou pastas, sem proteção etc.). Diante disso, pensamos logo em fazer o que todo mundo normalmente pensa: comprar outro óculos!
Mas, se o referido objeto ainda tiver com sua armação resistente e razoavelmente conservada, e ela (ainda) se ajusta adequadamente ao seu rosto, sendo um acessório que proporciona conforto em sua utilização, será que não vale mais a pena trocar apenas as lentes, mantendo a armação?
Faça uma pesquisa. Vá até uma ótica mais próxima de sua casa e peça uma cotação de um óculos novo (com lentes novas e armação nova), e a cotação de um simples serviço de substituição de lentes (mantendo, portanto, a atual armação). Você verá que a economia poderá ser gritante, de até, dependendo do modelo, 50% no valor que gastaria com a compra de um óculos inteiramente novo!
Portanto, se a armação do óculos lhe cai bem, e você gosta da armação atual, para quê trocar por um “zero quilômetro”? Faça apenas a substituição das lentes. Com o dinheiro economizado, faça outras coisas, como investimentos ou compra de outros bens. 😀
É isso aí!
Um grande abraço e que Deus lhes abençoe!
Prezado Hotmar:
Há uns seis meses, fiz exatamente isso que V. nos recomenda, e não me arrependi: num desses estabelecimentos chamados «clínica de óculos», mandei dar um polimento, com troca de dobradiças e banho de ouro, numa armação de qualidade que eu tinha já desde há muitos anos, mas que ainda se encontrava em bom estado, pois era um produto excelente, e caro, quando comprei. Fiquei agradavelmente surpreso com o resultado do serviço.
Depois, simplesmente levei-a a uma óptica para fazer os novos óculos e pronto. Ganhei óculos novos, com armação nova, com uma economia de, pelo menos, uns 50%.
Excelente ideia!
Cordialmente,
puigllum
Eu tenho uma armação antiga quero usar ela, mas a moça da ótica disse que a armação pode quebrar e aí eu vou ter mais gastos porque vou ter que comprar uma armação nova e as lentes não vai dar certo na nova e eu vou ter que fazer outras lentes também.
Estimado puigllum,
Fico feliz que a ideia do artigo tenha lhe proporcionado ótimos resultados no plano pessoal. A economia é considerável, com essa simples mudança de perspectiva! 😀
É isso aí!
Um grande abraço, e que Deus os abençoe!
Comprei um óculos alaranjado de alumínio e queria saber como faço para retirar a pintura dele e deixa-lo na cor natural
Guilherme,
Falando em óculos, 3 pessoas que conheço usam óculos para leitura, indicado por oftalmologista, por presbiopia, a conhecida vista cansada.
Uma delas não usa direto, as outras duas sim.
A que não usa direto consegue ler sem óculos, as outras duas que seguiram a indicação do médico não conseguem ler sem óculos, um inclusive me relatou que a visão dele para perto piorou demais após começar a utilizar os óculos e hoje é impossível ler sem tal aparato.
Será que tal indicação, que parece inofensiva, não resulta em uma visão mais “preguiçosa”?
Abraços!
Eu também acredito nisso, Rosana, a tal indicação resultou nisso.
Hoje, escolher um profissional de saúde é uma questão que exige bastante cuidado, o que não deveria ser assim, já que se leva anos para se formar um profissional da área, ainda mais médico.
Abç!
O que tb faço é verificar óculos usados em bazares ou brechós. Recentemente encontrei uma armação japonesa de titânio novíssima, que não sei o preço original, mas que paguei uma verdadeira pechincha tenho certeza.
Boa dica, opus.