Um IPPON da IPO do Santander no 1º dia (ou: SANB11 fazendo o investidor “sambar”)

Semana passada eu havia alertado os leitores por meio de um post cujo título brincava com a palavra IPO: É IPO aqui, IPO ali, IPO acolá… cuidado pra não levar um IPPON da Bolsa! Nesse post, eu recomendava cautela na compra de ações oriundas de ofertas públicas primárias e secundárias, pois nem sempre há garantia de lucro na venda no dia de lançamento das ações, e o investidor poderia sair no prejuízo caso vendesse suas ações no primeiro dia de negociações na Bovespa (ou seja, levar um Ippon, golpe máximo do judô).

Bingo!

Hoje, dia de lançamento das ações do Santander – na verdade, elas já estavam sendo negociadas em Bolsa – apesar da captação recorde, o desempenho foi pífio. Muita gente querendo vender, pouca gente querendo comprar. Resultado: queda de quase 4%, com um volume de negócios extremamente forte: giro de quase R$ 2 bilhões nesse primeiro dia.

Naquele post eu disse o seguinte:

Vale lembrar que nem todas as empresas terminam o primeiro dia de negociações na Bolsa com alta, sendo que muitas delas entram na Bovespa com o preço inicial inflado, que vai sendo corrigido – leia-se “diminuído” – pelo mercado aos poucos, ainda que nos primeiros dias venha a ocorrer alguma valorização.

Portanto, pessoal, escolham bem as ações em que vão investir. Sejam cautelosos e prudentes.

Bons investimentos!

É isso aí!

Um grande abraço e que Deus lhes abençoe!

Print Friendly, PDF & Email

2 Responses to Um IPPON da IPO do Santander no 1º dia (ou: SANB11 fazendo o investidor “sambar”)

  1. Henrique Carvalho 9 de outubro de 2009 at 22:12 #

    Um IPPON naqueles que acreditam que dinheiro dá em árvore e que é só sair comprando uma dúzia de IPOs que em 1 ano eles estarão ricos.

    Aliás da última vez que sairam tantos IPOs o mercado foi ladeira abaixo, mas isso pouco importa para quem possui um portfólio bem diversificado.

    Antes de entrar em qualquer IPO é sempre bom saber de antemão os riscos em que se está incorrendo, como a possibilidade de perda do capital logo no 1º dia.

    Grande Abraço Hotmar!

  2. hotmar 11 de outubro de 2009 at 17:57 #

    Muito bem lembrado, Henrique!

    Muita gente só pensa nos lucros rápidos, e não nas quedas que podem ocorrer logo no primeiro dia.

    É isso aí!
    Um grande abraço e que Deus lhes abençoe!

Deixe uma resposta

Powered by WordPress. Designed by Woo Themes