Crise faz um ano…e a Bovespa supera os 60 mil pontos

É curioso como as coisas mudam, e os fatos surpreendem até os mais otimistas. Desde a quebra do Lehman Brothers, anunciada dia 15 de setembro do ano passado, o mundo passou a viver uma crise que só teria precedentes na crise de 29. Especulava-se que a quebradeira ocorrida em vários bancos e empresas dos EUA iria provocar um efeito dominó, jogando o mundo não só numa recessão, mas também, e o que é pior, numa depressão.

O que se vê, no entanto, passado 1 ano da quebra do referido banco, é uma recuperação surpreendente das economias do Brasil e do resto do mundo.

É impressionante como a Bovespa vem se recuperando esse ano. Ela, que já chegou a atingir 29 mil pontos em meados do final do ano passado, e ficou patinando na casa dos 35-40 mil pontos em janeiro, de uns meses para cá tem subido vertiginosamente, e hoje já alcançou a marca de 60 mil pontos. Uma bela recuperação. Não retomou o pico de 73 mil alcançado em maio do ano passado, mas a recuperação surpreende.

Para quem pensa em investir na Bolsa, é preciso muito cuidado, já que o mercado pode virar a maré de alta de uma hora para outra. Se quiser aproveitar a festa, entre lentamente, comprando ações, de boas empresas, a conta-gotas, como recomenda o Mauro Halfeld, e é a estratégia que também adoto. Não compre tudo de uma vez, vá comprando aos poucos, a fim de fazer um preço médio, e não sofrer tanto com quedas bruscas.

É isto aí!

Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!

Print Friendly, PDF & Email

4 Responses to Crise faz um ano…e a Bovespa supera os 60 mil pontos

  1. Henrique Carvalho 18 de setembro de 2009 at 20:30 #

    Pois é Hotmar,

    A bolsa este ano realmente surpreendeu a todos.

    Agora se ela vai cair ou continuar subindo isso pouco importa para aqueles que praticam o preço médio através das compras mensais aliado a um modelo de alocação de ativos construindo um portifólio bem diversificado.

    Disciplina e Paciência para esperar o efeito dos juros compostos ao longo dos anos.

    Grande Abraço!

    Henrique

  2. hotmar 19 de setembro de 2009 at 9:47 #

    Henrique, ótimo comentário!

    Aliás, para todos que estão lendo esse comentário, recomendo a leitura dos artigos do Henrique sobre alocação de ativos, disponíveis em: http://hcinvestimentos.wordpress.com/

    É isto aí!
    Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!

  3. Henrique Carvalho 23 de setembro de 2009 at 22:36 #

    Hotmar,

    Mais uma vez agradeço pelas suas palavras gentis!

    Grande Abraço!

Trackbacks/Pingbacks

  1. Valores Reais » Tudo o que sobe demais, um dia desce. Abaixo dos 60 mil pontos. - 20 de maio de 2010

    […] oito meses atrás, mais precisamente no dia 17 de setembro de 2009, escrevemos um artigo comentando o rompimento, para cima, da faixa de 60 mil pontos da Bovespa, e de quão rápida havia […]

Deixe uma resposta

Powered by WordPress. Designed by Woo Themes