É curioso como as coisas mudam, e os fatos surpreendem até os mais otimistas. Desde a quebra do Lehman Brothers, anunciada dia 15 de setembro do ano passado, o mundo passou a viver uma crise que só teria precedentes na crise de 29. Especulava-se que a quebradeira ocorrida em vários bancos e empresas dos EUA iria provocar um efeito dominó, jogando o mundo não só numa recessão, mas também, e o que é pior, numa depressão.
O que se vê, no entanto, passado 1 ano da quebra do referido banco, é uma recuperação surpreendente das economias do Brasil e do resto do mundo.
É impressionante como a Bovespa vem se recuperando esse ano. Ela, que já chegou a atingir 29 mil pontos em meados do final do ano passado, e ficou patinando na casa dos 35-40 mil pontos em janeiro, de uns meses para cá tem subido vertiginosamente, e hoje já alcançou a marca de 60 mil pontos. Uma bela recuperação. Não retomou o pico de 73 mil alcançado em maio do ano passado, mas a recuperação surpreende.
Para quem pensa em investir na Bolsa, é preciso muito cuidado, já que o mercado pode virar a maré de alta de uma hora para outra. Se quiser aproveitar a festa, entre lentamente, comprando ações, de boas empresas, a conta-gotas, como recomenda o Mauro Halfeld, e é a estratégia que também adoto. Não compre tudo de uma vez, vá comprando aos poucos, a fim de fazer um preço médio, e não sofrer tanto com quedas bruscas.
É isto aí!
Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!
Pois é Hotmar,
A bolsa este ano realmente surpreendeu a todos.
Agora se ela vai cair ou continuar subindo isso pouco importa para aqueles que praticam o preço médio através das compras mensais aliado a um modelo de alocação de ativos construindo um portifólio bem diversificado.
Disciplina e Paciência para esperar o efeito dos juros compostos ao longo dos anos.
Grande Abraço!
Henrique
Henrique, ótimo comentário!
Aliás, para todos que estão lendo esse comentário, recomendo a leitura dos artigos do Henrique sobre alocação de ativos, disponíveis em: http://hcinvestimentos.wordpress.com/
É isto aí!
Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!
Hotmar,
Mais uma vez agradeço pelas suas palavras gentis!
Grande Abraço!