Dicas para economizar os cartuchos de tinta da sua impressora

Quem trabalha com computador e precisa imprimir seus trabalhos, ou qualquer outro tipo de material, sabe o alto custo dos cartuchos de tinta para impressoras. Às vezes, ao comprarmos uma impressora, levamos em conta somente o preço dela, sem levar em conta os preços (altíssimos) dos cartuchos de tinta.

Pensando nisso, selecionei aqui algumas dicas de economia doméstica para você economizar os cartuchos de tinta de sua impressora.

Se você costuma fazer pagamentos por meio do home banking, ou mesmo compras em lojas virtuais, ao invés de imprimir os comprovantes de pagamentos, recibos, notas de pedidos etc., pode arquivá-los eletronicamente, salvando-os em formato .pdf. O pdf acabou tornando-se um formato padrão universal para diversos tipos de documentação, devido à facilidade de manuseio e guarda, bem como ao tamanho reduzido dos arquivos quando comparados com outros similares. É o que eu faço: para comprovantes de pagamentos, recibos de compras, notas fiscais e demais tipos de documentos que necessitam de algum tipo de arquivamento, eu quase sempre opto por salvar no computador, em formato .pdf, ao invés de imprimi-lo.

Quando há a necessidade de imprimir algum tipo de documento, como guias de recolhimento de tributos para serem pagos em bancos ou lojas, por exemplo, eu costumo usar a impressão em modo rascunho ou modo econômico, sempre presente nas opções de configuração das impressoras. Nesse caso específico, além da economia de dinheiro, com um melhor aproveitamento da tinta dos cartuchos, há a economia de tempo, já que o tempo de impressão de páginas em modo rascunho costuma ser infinitamente mais rápido.

Entretanto, sabemos que a durabilidade dos cartuchos não dura para sempre, havendo a necessidade de substituição de tempos em tempos. Nesses casos, se você costuma comprá-los pela Internet, saiba que pode encontrar os menores valores por meio de buscadores de preços, como já comentado em outro tópico.

Feita a escolha, o uso consciente dos cartuchos pode garantir maior durabilidade. Por isso, algumas impressoras vêm acompanhadas de softwares que, instalados no computador, permitem monitorar os níveis estimados de tinta, facilitando, assim, o melhor uso dos cartuchos, fazendo a compra dos cartuchos no momento certo, próximo de os níveis de tinta acabarem, e evitando, assim, formar um “estoque de cartuchos de tinta” muito grande em casa.

Por fim, considere também a hipótese de usar cartuchos de terceiros, já que os cartuchos da própria fabricante da impressora tendem a ter preços mais caros. Mas antes, certifique-se da qualidade desses cartuchos alternativos, pois uma qualidade ruim pode até causar estragos na impressora.

Enfim, as dicas listadas acima não esgotam as possibilidades de economizar com cartuchos de tinta, porém, um uso consciente das impressoras, além de ser bom para o bolso, é bom para a natureza, já que significa menos papel sendo usado. 😀

É isto aí!

Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!

Print Friendly, PDF & Email

,

2 Responses to Dicas para economizar os cartuchos de tinta da sua impressora

  1. puiglum 26 de agosto de 2009 at 13:48 #

    Caro Hotmar:
    Às vezes, tenho que imprimir uma notícia publicada na internet, para ler num momento em que não estou na frente do computador. O que eu faço é, antes de imprimir, cortar toda a parte de edição, tais fotos, bordas coloridas, grifados, sublinhados e floreados existentes no documento, justamente com a ideia de imprimir o mínimo possível, sem coisas supérfluas, que só servem para gastar tinta.
    Saudações,
    puigllum

  2. hotmar 26 de agosto de 2009 at 15:08 #

    puiglum, excelente dica!!! 😀

    Eu tb costumo fazer isso. Normalmente, eu deixo o Word numa configuração padrão a mais econômica possível: margens estreitas, letra fonte 11, espaçamento simples etc. Aí, qdo tenho um texto da Internet, eu faço CTRL+C, e, no Word, ao invés de teclar CTRL+V, eu teclo CTRL+ATL+V, em que surge um menu de opções, dentre as quais “colar sem formatação”.Eu escolho essa última modalidade, e, assim, o texto aparece na formatação econômica do Word, e não na formatação do texto da Web. 😀

    É isto aí!
    Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!

Deixe uma resposta

Powered by WordPress. Designed by Woo Themes