Investimentos: uma ponte para a realização de sonhos

Caro leitor, você já deve ter parado para pensar no seguinte aspecto de sua vida financeira: afinal, para quê serve um investimento? Qual é a razão de eu investir? Não seria melhor consumir agora do que deixar o dinheiro “rendendo” no banco, já que não sabemos nem se o amanhã efetivamente irá chegar? Vale a pena investir, gastar tempo procurando melhores alternativas de investimentos?

As respostas para essas perguntas dependem basicamente dos sonhos que você tem em mente, em relação ao seu futuro. Eles são o ponto de partida para a busca consciente de um investimento de qualidade, e também o principal ingrediente para termos motivação suficiente para não deixar que o dinheiro seja gasto no consumo de hoje, visando, exatamente, a realização de um sonho futuro.

Objetivos de vida

Eu parto da premissa de que a vida tem um sentido muito grande quando estabelecemos metas: realizar uma viagem daqui a dois anos, comprar um imóvel daqui a 4 anos, ter condições de bancar os estudos da faculdade do filho que ainda está na primeira infância… Todos temos sonhos, todos temos metas a aspirar, todos temos objetivos a alcançar.

Os nossos objetivos são muito melhores se forem compartilhados com alguém que amamos e que convive conosco: pode ser nosso cônjuge, quiçá nossos filhos, quem sabe nossos amigos também?  São pessoas  cujo convívio valorizamos, e que merecem compartilhar de nossa alegria, bem como de nossa jornada rumo à realização de metas. Afinal, o ser humano é um ser que vive em sociedade, e poder contar com pessoas próximas na construção de metas é sem dúvida um fator estimulante para manter nossos sonhos “vivos”.

Paralelamente, é importante termos sonhos factíveis, isto é, objetivos que podemos alcançar, com uma certa dose de esforço, disciplina e planejamento. Por exemplo: comprar um imóvel, uma casa própria, será bem mais facilitado se você tiver em vista um imóvel cujo valor seja compatível com suas possibilidades financeiras. Da mesma forma, bancar os estudos do filho no exterior ou na faculdade é possível, se você fizer um planejamento prévio, buscar com consultores especializados o valor global dos estudos, incluindo mensalidades, transporte, material escolar e outros itens inerentes ao sonho a ser perseguido.

Muitos dizem que uma vida sem sonhos é uma vida vazia de sentido. Essa frase é carregada de verdade, pois são os objetivos que nos fazem acordar de manhã e enfrentar mais uma jornada de trabalho, sabendo que nosso sonho será construído a partir da disciplina e da disposição que tivermos em transformá-lo em realidade. Como diz um provérbio popular:

Sonhar não custa nada. Já transformar o sonho em realidade custa um preço. Vale a pena pagá-lo?

Investimentos como a ponte para a realização de seus sonhos

Disciplina, perseverança, planejamento, esforço e dedicação são ingredientes fundamentais para conseguir transformar sonhos em realidade. Na medida em que a realização de metas pessoais depende de nossa disposição e atitude positiva, e sabendo que “algumas gotas de suor” serão necessárias para que os objetivos finais sejam atingidos, é preciso manter o foco na conquista do sonho.

Se você tomar a decisão de investir regularmente uma parcela de seus rendimentos mensais, aplicá-la de modo consistente em investimentos compatíveis com o prazo e o tamanho de seus objetivos, certamente você conseguirá conquistar seu sonho. Lembre-se de que investir é como plantar pés de dinheiro, como já disse Gustavo Cerbasi, renomado autor de finanças pessoais: você deve cuidar com carinho de seus investimentos, sabendo que eles aos poucos produzirão raízes, flores e frutos. O seu dinheiro investido atrairá mais dinheiro, e, com o passar do tempo, aqueles reais plantados com tanta dedicação e sacrifício a cada mês, ou seja, aquelas sementes iniciais, serão quantitativamente pequenas perto dos reais produzidos a partir do investimento. Os reais “nascidos” de seus pés de dinheiro são derivados dos juros compostos, que tanto podem advir de investimentos em renda fixa como em renda variável. Eles podem ainda, ser oriundos da valorização das ações das empresas nas quais você investiu, ou da valorização das cotas de seu fundo de investimentos.

Mas atenção!

Assim como uma fruta não nasce da noite para o dia, ou seja, de uma hora para outra, também o dinheiro não se multiplicará de forma instantânea. Ele exige maturação, e maturação requer tempo, paciência e disciplina em, a cada período de tempo (mensal, bimestral, trimestral etc.), você plantar mais algumas sementes, ou seja, colocar mais alguns reais no seu investimento. E tome cuidado para não usar os reais que iria para investimento para outra finalidade qualquer: é como se um pedaço de seu sonho estivesse mais distante de ser conquistado.  Fazer investimentos é ter a certeza de que mais alguns pedaços do sonho foram devidamente alicerçados, ou seja, é como se ele tivesse sido mais um pouquinho perto do que antes.

Continuando nosso paralelo com a agricultura, não se perturbe caso haja períodos de forte seca ou de demasiadas chuvas, que podem ocasionalmente causar estragos na sua plantação de dinheiro. É preciso que você esteja preparado, e saiba que é possível recuperar a plantação fazendo novos aportes, sabendo que os frutos serão colhidos quando a época da colheita chegar. Como havia falado no início, planejamento é outro ingrediente essencial para que sua visão acerca da construção de seus sonhos não seja turvada por dificuldades momentâneas.

O investimento que vale a pena

Investimento bom é aquele cujo resultado lhe permita realizar seus sonhos. Por isso, é de suma importância ajustar os seus investimentos ao tamanho de seus sonhos, o que impactará também os valores que você deve aportar regularmente, e o tipo de investimento mais adequado para a realização de seus objetivos.

Saiba que todo sonho é possível de ser realizado com investimentos de qualidade, planejados e bem cuidados. Ninguém investe por investir: ao lado de cada plano financeiro, tenha sempre um plano não-financeiro, que é aquilo que lhe trará satisfação e que fará atribuir um sentido ao próprio investimento. Muitos investem para comprar um bem de consumo, outros querem investir pensando no usufruto de suas próximas férias, já outros tantos investem pelo prazer de alcançar a independência financeira até determinada idade. Qual é o seu plano?

Não se acanhe em fazer mudanças de rotas caso perceba que seus investimentos não estão produzindo resultados adequados. Sempre há tempo para mudar de rota, alterar planos e adequá-los aos seus objetivos. O mercado oferece os mais diversos tipos de investimentos: cabe a você dedicar parcela de seu tempo para estudá-los e verificar qual é o que melhor se adapta aos seus objetivos.

Por fim, lembre-se de que, mais importante do que investir, é saborear o prazer de um sonho realizado. Sonho que pode custar para ser conquistado, dar trabalho, mas pelo qual valerá a pena lutar. Vá em busca de seus sonhos! Não desista! Siga em frente! Enquanto houver vida, haverá esperança! Você é capaz de conquistar o sonho que quiser!

Desejo que seus investimentos sejam uma ponte que o faça caminhar rumo à realização de seus sonhos!

É isto aí!

Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!

Print Friendly, PDF & Email

,

10 Responses to Investimentos: uma ponte para a realização de sonhos

  1. Maria Lina 22 de julho de 2009 at 12:11 #

    Olá Hotmar.
    Obrigada pelo comentário deixado no blog.
    Conheço pessoalmente Rodrigo Purish e gosto muito do Aquela Passagem.
    Estou amadurecendo as idéias e volto a te contatar.

  2. hotmar 23 de julho de 2009 at 9:56 #

    Maria Lina, agradeço o comentário também!

    Qualquer dúvida que tiver, é só falar. Ajudarei no que for preciso. 😉

    É isto aí!
    Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!

  3. Jungleguy 23 de julho de 2009 at 18:07 #

    Olá hotmar!
    Cara, antes de mais nada obrigado por ter escrito esse post. Eu já li muitos livros sobre o assunto, muitas “aulas” sobre investimento e o que você fez foi reunir isso tudo em um post bom demais.
    Agradeço o tempo dispensado por aqueles que estão buscando fazer tudo por sua independência financeira. Eu estou navegando em problemas sérios, mas estou buscando forças em fóruns, blogs e lições que pessoas como você nos permitem conhecer! Obrigado.
    Abraços.

  4. gustavo 28 de fevereiro de 2010 at 13:55 #

    simplesmente espetacular seu blog. Já o divulguei na comunidade buy and hold do orkut. Caso queira aparecer por lá, fique a vontade. Parabéns pelo excelente trabalho.

  5. hotmar 3 de março de 2010 at 20:07 #

    Obrigado, Gustavo, pelos comentários! É uma honra poder ser citado em outras comunidades! 😀

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

  6. Rosana 14 de agosto de 2013 at 11:47 #

    Excelente post, Guilherme!

    Gostei muito dessa frase:

    “E tome cuidado para não usar os reais que iria para investimento para outra finalidade qualquer: é como se um pedaço de seu sonho estivesse mais distante de ser conquistado.”

    Seria ótimo se a maioria pensasse assim, não é?
    Digo não apenas em relação ao sonho adiado por mais um tempo, mas também pela menor destruição da natureza, já que uma maior consciência em relação ao consumo melhora nosso relacionamento com o planeta também.

    Abraços!

    • Guilherme 14 de agosto de 2013 at 19:03 #

      Oi Rosana, obrigado!

      Quanto à frase citada, ainda não tinha pensado sob essa perspectiva ambiental, mas você tem toda razão!

      Abç!

Trackbacks/Pingbacks

  1. Valores Reais » Atribua um sentindo a aquilo que você faz - 2 de agosto de 2009

    […] contexto, portanto, é que fiquei extremamente feliz com o comentário do Jungleguy, no post sobre Investimentos: uma ponte para a realização de sonhos, onde ele afirmou o […]

  2. Valores Reais » Edição comemorativa de 100 posts: 10 artigos selecionados - 7 de dezembro de 2009

    […] Investimentos: uma ponte para a realização de sonhos. Conquiste seus objetivos não financeiros por meio do cumprimento de metas financeiras. […]

Deixe uma resposta

Powered by WordPress. Designed by Woo Themes