Dicas para economizar no inverno

Estamos vivenciando a estação do inverno e, em algumas regiões do País, o inverno está vindo com tudo. Baixas temperaturas, frio, chuvas, garoas e tudo o que é típico da estação. Aqui vão algumas dicas de economia doméstica para aproveitar bem essa estação:

Tome sopa. A sopa é um prato muito requisitado nesse período do ano, e não é por menos. Ela ajuda a esquentar o organismo, num ambiente de baixa temperatura. As sopas são ótimas, principalmente se elaboradas com muitos legumes e verduras, pois contém nutrientes que ajudam na produção de anticorpos, que, por sua vez, ajudam na defesa do organismo. Tomar sopa é tomar saúde.

Faça exercícios físicos. Muita gente reluta em ir à academia, ou mesmo caminhar no parque, porque o organismo parece que “congela” nessa época, e ficamos menos propensos a sair de casa. Entretanto, a prática de atividade física é importantíssima justamente nessa época do ano, pois o sedentarismo só aumenta as chances de contraírmos doenças e envelhecermos antes do tempo. Ademais, a prática de exercícios físicos produz calor no organismo, ajudando a aquecê-lo nessa época fria do ano.

Uso consciente do chuveiro. O banho quente é ótimo para aliviar o frio, e a tendência é que fiquemos mais tempo no banho justamente para aproveitar o banho quente. Acontece que, muitas vezes, o chuveiro leva um tempo até a água sair quente. Logo, a dica é: organizar uma “escala de banho” em casa, de modo que as pessoas da família possam tomar banho aproveitando a água quente do banho anterior. Assim, o tempo até a água ficar quente diminui consideravelmente, e o consumo de água também cai, assim como o de energia elétrica.

Assista filmes em casa. Ao invés de ir para o cinema, alugue um DVD e assista filmes em casa. Você economizará com estacionamento, ingresso, pipoca, gasolina, e ainda poderá aproveitar melhor o filme. Ademais, há o ganho de tempo, pois todo aquele tempo que você iria utilizar no preparativo para assistir o filme no cinema poderá ser utilizado para outros fins, como, por exemplo… tomar uma sopinha!

Compre hortifrutigranjeiros da estação. Toda estação tem suas melhores frutas, verduras e legumes. Procure escolher aqueles com melhor oferta essa época do ano, pois tendem a ter preços mais em conta. Assim, a sopa lá de cima, além de ficar mais nutritiva, ficará ainda mais barata.

Tome líquidos, ao invés de remédios. É sabido que a incidência de doenças respiratórias aumenta no inverno, por conta das baixas temperaturas associadas a outros fatores, como sedentarismo etc. Achamos que, por não termos menos vontade de tomar líquidos, não precisaríamos tomá-los, o que não é verdade. Tomar líquidos é muito importante nessa época do ano, pois as chances de contraírmos doenças também tende a diminuir. Sobre os cuidados extras que devemos ter com a gripe suína, recomendo a leitura do excelente artigo escrito pelo Rodrigo, no blog Aquela Passagem.

Você certamente deve ter outras dicas sobre como economizar no inverno. Espero que essa estação do ano seja bem proveitosa para você e sua família!

É isto aí!

Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!

Print Friendly, PDF & Email

,

Trackbacks/Pingbacks

  1. Esfrie os gastos e economize energia no frio - Blog Investmania - 29 de outubro de 2012

    […] Valores Reais, InfoMoney. Foto: Isabella Valverde /* Be Sociable, Share! […]

  2. Dicas para economizar no inverno | Mauá Prev - 4 de julho de 2014

    […] Fonte: valoresreais.com […]

Deixe uma resposta

Powered by WordPress. Designed by Woo Themes