Aposentadoria com ações da Petrobras: quem diz isso é a Fortune

Que as ações devem fazer parte, ainda que mínima, de um plano de investimentos para a aposentadoria,  disso a maioria já sabe, uma vez que, segundo pesquisas realizadas em várias partes do planeta, as ações tendem a render mais que a renda fixa no longo prazo.

A boa notícia veio agora da Fortune, uma revista norte-americana, que fez recentemente sua lista anual das 40 ações mais recomendadas para a aposentadoria. E, sim, lá estava ela, a Petrobras, única empresa brasileira em meio a empresas mundialmente conhecidas, como a Coca-Cola, Mastercard, Microsoft, McDonald´s e a Johnson & Johnson. De acordo com a notícia publicada pela Agência Estado,

Ao incluir a Petrobras, a Fortune cita um relatório do analista do banco Barclays, Paul Cheng. Nele, o analista teria afirmado que a companhia brasileira está entre “as mais bem posicionadas para se beneficiar da recuperação do preço do petróleo nos próximos anos”, em parte devido às descobertas de petróleo na camada de pré-sal. O campo de Tupi, segundo a revista, foi a maior descoberta dos últimos 20 anos. Na justificativa para a inclusão da Petrobras, a revista Fortune ainda afirma que analistas projetam crescimento médio anual de 20%, nos próximos cinco anos.

Nada mal para uma empresa que ainda é controlada majoritariamente pelo Governo Federal não é mesmo?

É isto aí!

Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!

Print Friendly, PDF & Email

, ,

6 Responses to Aposentadoria com ações da Petrobras: quem diz isso é a Fortune

  1. Rafael 6 de março de 2010 at 20:18 #

    Grande hotmar,

    Lendo o seu post me lembrei de uma passagem do Livro ”Os Axiomas de Zurique”, em que o autor cita:

    ”A verdade é que ninguem tem a mais remota idéia do que vai acontecer ano que vem, semana que vem, nem sequer amanhã. Se você está a fim de ser alguem como especulador, a primeira coisa a fazer é largar o vício de dar atenção a previsões. É da maior importância jamais levar a sério economistas, especialistas em mercado nem quaisquer outros oráculos financeiros.”

    Então, é sempre bom estar atento a essas previsões! Principalmente quando projetam 20% de crescimento médio anual em cinco anos. =)

    Um grande abraço,
    Rafael

  2. hotmar 6 de março de 2010 at 20:24 #

    Ôpa, valeu, Rafael! 😀

    Você está certíssimo ao incluir essa passagem do famoso Axiomas. Essa previsão é um tanto quanto otimista, de fato! 20% a.a., pela regra do 72, significaria dobrar o capital a cada 3 anos e meio. Haja otimismo….rsrs….

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

  3. gustavo 4 de abril de 2010 at 7:42 #

    não gosto de petrobras, acho que é mais interessante investir em empresas não estatais. A única ressalva na minha carteira em relação a isso é o bb, pois estava com múltiplos muito interessantes quando comprei – e ainda estão. De qq forma, torço para a petrobras, pois o bom desempenho dessa ação repercute diretamente na performance do ibovespa – é a maior participação ponderada no índice – e qdo petr4 sobe, costuma levar as demais junto. Prefiro ações com um beta um pouco maior, smallcaps e siderurgicas, por exemplo.

  4. hotmar 4 de abril de 2010 at 10:38 #

    Gustavo, concordo, investir em empresa estatal é complicado demais, vide a indecisão quanto à capitalização da Petrobras pra explorar o pré-sal. E isso fora os problemas do fundo de pensão da empresa…

    O BB é uma exceção no cenário recente, pois seus múltiplos estavam interessantes – eu acho q ainda estão bons quando comparados aos seus concorrentes – ITUB4 e BBDC4.

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

  5. Investidor de Risco 24 de maio de 2012 at 21:29 #

    E 3 anos depois… a Fortune deve ter grandes amigos… hehehehehee

Deixe uma resposta

Powered by WordPress. Designed by Woo Themes