Não vá com fome ao supermercado… e gaste menos

Ir com fome ao supermercado não é uma boa medida de economia doméstica. Isso porque fará você comprar mais alimentos, comprar coisas que você poderia evitar se fosse de barriga cheia. Por isso, procure ir ao mercado depois de fazer uma refeição, seja ela um café da manhã, um almoço ou um jantar (se o mercado estiver ainda aberto à noite). Você se sentirá menos propenso a gastar, principalmente quando passar na seção de alimentos, sobretudo a dos alimentos pré-prontos, como frango assado, salgadinhos e doces.

Fazer compras no supermercado exige uma série de medidas que, se adotadas de forma consistente e planejada, farão seu dinheiro render muito mais. Tais medidas incluem, dentre outras:

– Levar uma lista de compras previamente elaborada: assim, você terá “metas a cumprir” dentro do mercado, direcionando suas compras para aqueles itens realmente necessários;

Resistir aos impulsos de consumo, como as prateleiras com “aquelas” ofertas: não se engane, ofertas existem todos os dias, e em todos os mercados. Por isso, avalie bem se você realmente necessita daquele item “em liquidação”;

– Por outro lado, existem, sim, itens que valem a pena comprar por estarem com um preço abaixo do normalmente praticado. Isso não invalida a regra anterior, pelo contrário, a mensagem que quero transmitir é: “não compre a oferta apenas por estar em oferta”;

– Verifique o prazo de validade dos produtos em oferta. Cuidado! Eles podem estar próximos da data de expirarem a validade. Aliás, leia o prazo de validade de todos os itens que for comprar.

Fazer compras no supermercado pode se tornar tanto um problema como uma solução. Apenas depende de seus hábitos e de suas atitudes frente ao que comprar e como comprar. Boas compras!

É isto aí!

Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!

Print Friendly, PDF & Email

,

6 Responses to Não vá com fome ao supermercado… e gaste menos

  1. Luis Otávio 25 de junho de 2009 at 10:45 #

    Ótima matéria!
    Parabéns!

    Abraços.

    Luis Otávio.

  2. hotmar 26 de junho de 2009 at 23:37 #

    @Luis Otávio
    Valeu, Luis!

    Amanhã farei compras no supermercado, de olho nessas regras, principalmente as relacionadas ao prazo de validade dos produtos e suas respectivas ofertas. Por trás de uma grande oferta pode se esconder um prazo de validade realmente bem próximo!

    É isto aí!
    Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!

  3. Investidor de Risco 25 de maio de 2012 at 19:10 #

    Ir com fome ao supermercado, além de fazer comprarmos mais, faz comprarmos pior… a tendência é comprarmos coisas bastante calóricas… nosso cérebro dita as regras e as seguimos rigorosamente…
    A tática a lista também é providencial para sermos objetivos… focados na lista, esquecemos de olhar o que mais tem no supermercado para comprar…

  4. Guilherme 27 de maio de 2012 at 8:34 #

    Ótimas dicas, IR! Complementam bem o post!

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

  5. Rosana 9 de agosto de 2013 at 7:58 #

    Guilherme,
    Eu já fiz isso e acabei comprando muitas coisas que não compraria…
    Quando preciso ir ao supermercado com um pouco de fome, já me condicionei a comprar somente o que estava programado, para não cometer exageros dos quais me arrependerei depois.
    Além disso as estratégias dos supermercados estão cada vez mais agressivas, com muitas coisas à venda nos caixas, produtos supérfluos na frente e os essenciais lá no fundo, etc.
    Abraços!

    • Guilherme 9 de agosto de 2013 at 13:37 #

      Ótima ideia essa do condicionamento, Rosana.

      É verdade, os supermercados fazem táticas bastante sutis para nos fazer comprar produtos sem necessidade…

      Abç!

Deixe uma resposta

Powered by WordPress. Designed by Woo Themes