BrOffice: alternativa gratuita ao Microsoft Office

Uma das ferramentas mas úteis para ter uma vida financeira equilibrada é uma planilha. Por meio dela, conseguir colocar, visualizar e organizar dados referentes a despesas domésticas, investimentos, projetos financeiros de longo prazo etc.

O computador é um grande aliado para esses objetivos. Hoje, conseguimos usar planilhas eletrônicas, que oferecem muito mais recursos que as planilhas em papel. O Microsoft Excel é o software mais conhecido para o uso de planilhas eletrônicas, mas ele é um software comercial, ou seja, precisamos pagar uma licença para poder utilizá-lo, sendo que normalmente ele é vendido como parte de um conjunto maior, qual seja, o Microsoft Office, que inclui também o Microsoft Word, o PowerPoint etc.

Quero apresentar-lhes nesse artigo um programa alternativo, não apenas ao Excel, mas a todo o conjunto MS-Office. Trata-se do BrOffice. Na página do site, encontramos mais informações sobre ele:

O OpenOffice.org 1.0 foi o primeiro produto a trazer os benefícios do software de código aberto a uma grande massa de usuários, distribuindo de forma completamente gratuita ferramentas de produtividade absolutamente essenciais no dia-a-dia. Traduzido em mais de 30 idiomas, disponível nas principais plataformas (Microsoft Windows, Mac OS X X11, GNU/Linux, Solaris), o OpenOffice.org 1.x está em uso por dezenas de milhões de usuários satisfeitos ao redor do mundo.

O software de planilhas eletrônicas é o Calc:

Use o Calc para manter seus números sob controle. Essa poderosa planilha eletrônica possui todos os recursos de que você precisa para calcular, analisar, resumir e apresentar seus dados em relatórios numéricos ou em impressionantes gráficos. Um sistema de ajuda integrada facilita a inserção de fórmulas complexas. Sofisticadas ferramentas para auxílio à tomada de decisão estão a poucos cliques de distância. Importe dados externos usando a Tabela Dinâmica. Depois ordene-os, filtre-os, produza sub-totais e análises estatísticas. Use visualizações prévias para escolher entre treze categorias de gráficos, incluindo linhas, áreas, colunas, pizza, XY, rede e diversas variantes.

A última versão disponível é a 3.1.0 e pode ser baixada a partir desse link.

Se você quer gerenciar suas planilhas eletrônicas e não tem condições de arcar com os custos de um software comercial, por restrições em seu orçamento doméstico, o BrOffice é uma ótima alternativa à sua disposição: é gratuito, está em português do Brasil e é completo.

É isto aí!

Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!

Print Friendly, PDF & Email

2 Responses to BrOffice: alternativa gratuita ao Microsoft Office

  1. Marcelo 4 de março de 2012 at 23:21 #

    Já usei o BR Office, e com ele você tem um conjunto de aplicativos funcionais e que não deixam a desejar ao outro produto comercial.

  2. Guilherme 10 de março de 2012 at 16:42 #

    Valeu, Marcelo! Concordo com você, o BrOffice se aprimora bastante a cada nova versão lançada. O time de desenvolvedores brasileiros do projeto está de parabéns!

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

Deixe uma resposta

Powered by WordPress. Designed by Woo Themes