Sem dúvida a tecnologia tem sido uma grande ferramenta para ajudar os brasileiros a gerenciar melhor suas finanças pessoais. Hoje em dia podemos elaborar detalhados projetos financeiros no Excel, acompanhar a evolução de nossas finanças em softwares completos, operar no mercado de ações via home broker, e fazer uso completo dos serviços bancários por meio do Internet Banking.
Dentro desse contexto de uso da tecnologia como ferramenta para uma boa gestão financeira, destaca-se a Receita Federal como um dos órgãos públicos que procura sempre inovar e colocar à disposição do contribuinte diversos serviços que facilitam o seu dia-a-dia, como a entrega da declaração do imposto de renda via Internet.
Um dos serviços que a Receita Federal acaba de lançar é a possibilidade de o contribuinte saber do depósito da restituição do IR por torpedo de celular. Isso mesmo: um SMS informando ao usuário que o creditamento da restituição ocorrerá em sua conta bancária. Segue notícia extraída do próprio site da Receita Federal:
A Receita Federal passa a utilizar a partir de 01/06 o serviço SMS para comunicar o depósito da restituição do IR. A mudança valerá a partir da restituição 2009, ano-base 2008 e para os lotes residuais do IR 2008, ano-base 2007.
O contribuinte que desejar ativar o recurso deverá cadastrar o número do seu telefone celular no endereço eletrônico da Receita “www.receita.fazenda.gov.br “
Após a habilitação será enviado para o celular cadastrado um código de ativação.
O contribuinte deverá então, acessar o site da Receita e informar o código de ativação confirmando o celular habilitado.
A partir da disponibilização da consulta ao lote de restituição na internet, o contribuinte já será informado via SMS.
Só poderá ser cadastrado um número de celular por CPF e as linhas deverão pertencer à rede nacional de telefonia móvel.
Caso no momento da ativação o contribuinte verificar que o serviço já está ativo para outro celular será exigido o número do recibo de entrega da última declaração. A partir daí o cadastro anterior será removido e a última alteração prevalecerá.
O contribuinte que desejar o cancelamento do serviço deverá acessar o site da Receita e fazer a solicitação.
O cadastramento após realizado, continuará ativo para anos seguintes.
O primeiro lote de restituições está programado para ocorrer no dia 15 de junho próximo, logo, para quem declarou rapidamente esse ano, ou se enquadra no conceito de idoso, o SMS pode vir dentro de poucos dias!
É isto aí!
Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!
Deixe um comentário