Débito automático no cartão de crédito ou na conta-corrente?

Hoje recebi uma ligação telefônica de um funcionário de uma empresa de TV por assinatura, falando que a fatura com vencimento esse mês, que eu tinha colocado para débito automático na fatura do cartão de crédito, não estava quitada. Estranhando tal fato, pois eu já tinha contabilizado essa despesa para esse mês, resolvi checar no Internet Banking se a cobrança havia ou não sido efetuada. Para minha surpresa, de fato, não houve o registro do débito no cartão de crédito.

Isso ocorreu devido ao fato de que o cartão onde estava sendo debitado o valor da mensalidade da TV por assinatura teve que ser cancelado por ter sido clonado. Então, eu pedi um cartão novo. Ocorre que os débitos automáticos que estavam ocorrendo no cartão antigo não foram repassados para o cartão novo de forma também “automática”. Devido aos transtornos com o cartão clonado, eu tive que refazer os procedimentos de débito automático na fatura do cartão de crédito para outras cobranças, e não me lembrava se essa fatura da TV por assinatura estava dentre elas.

Toda essa situação me fez refletir sobre as vantagens e desvantagens de usar o débito automático nas duas modalidades mais comuns: débito em conta-corrente e débito em cartão de crédito. O débito automático no cartão de crédito tem a vantagem de poder acumular pontos no programa do cartão, para posterior resgate por prêmios, como milhas aéreas (= passagens-prêmio). Por outro lado, se o cartão for clonado, há a desvantagem de o cliente ter que refazer o processo de colocar a cobrança em débito automático (pelo menos no meu banco foi assim…).

Já o débito em conta-corrente é mais simples. Não há esse risco de a conta ser “clonada”, porém, deve-se atentar para o fato de que a conta-corrente precisa sempre estar com saldo suficiente para quitar o débito no dia do vencimento, além de não gerar pontos no programa do cartão. Por outro lado, alguns bancos incentivam o uso do débito automático no programa de relacionamento com o cliente, permitindo que ele acumule pontos por cada débito automático cadastrado, o que pode ajudar na conquista de redução de mensalidades da tarifa de serviços mensais, podendo mesmo chegar até à isenção, o que significa uma bela economia todo mês.

Em ambos os casos, há vantagens para o cliente, que não precisa se preocupar em ficar controlando o pagamento mensal de suas contas, já que elas têm data certa para ocorrer. Ou seja, ganha-se tempo para fazer outras coisas, e garante-se a pontualidade no pagamento de contas, evitando a incidência de multa, juros e demais encargos decorrentes do atraso no cumprimento da obrigação.

Penso que o débito automático é um importante instrumento para controle das despesas financeiras, e seu uso, que é sempre opcional e disponibilizado por praticamente todas as instituições financeiras, deve ser ponderado dentro daquilo que traga mais benefícios e tranqüilidade para o perfil da pessoa que irá utilizá-lo. 😀

É isto aí!

Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!

Print Friendly, PDF & Email

,

13 Responses to Débito automático no cartão de crédito ou na conta-corrente?

  1. Willy Fog 16 de julho de 2010 at 13:33 #

    Essa questão da clonagem dos cartões é cada vez mais comum hoje em dia. Será que existe algum artigo aqui no blog sobre isso?. Talvez seja interessante escrever algo a respeito no futuro, que tal?

    Abcs

  2. Guilherme 18 de julho de 2010 at 9:05 #

    Willy, boa dica de artigo! Junto com a tecnologia vem sempre os problemas causados por pessoas mal-intencionadas, e a clonagem é um típico exemplo disso. Abordarei o tema em futuros posts.

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

  3. Willy Fog 30 de novembro de 2010 at 18:01 #

    Guilherme
    .
    Atualmente pago minha fatura de telefone via debito automático em conta-corrente no BB, mas estou pensando em mudar para debito automático no cartão-credito VISA do BB.
    .
    O motivo seria a concentração de pag. de contas em uma única data, visto que financeiramente não é vantagem pois o pag. de contas (Luz, Telefone) via cartão-crédito na internet implica em uma taxa de 2% do valor da conta.
    .
    Já entrei em contato com o BB mas me falaram que não é possível pagar a fatura do telefone via debito automático no cartão de crédito. É possível pagar sim a fatura do telefone na internet usando o CC, mas débito automático não da não.
    .
    Você sabe algo a respeito? E pela sua experiência você acha que vale a pena pagar as contas pelo CC na internet mesmo não sendo possível o tal débito automático?
    .
    Abcs

  4. Guilherme 2 de dezembro de 2010 at 8:32 #

    Willy, essa dúvida é muito pertinente.

    De fato, não é possível pagar a fatura de telefone via débito automático no cartão de crédito. O que é possível é o pagamento de fatura na Internet usando a conta-corrente no débito automático.

    O pagamento de contas no cartão de crédito é um serviço que pode valer a pena para quem faz muitas viagens de avião, pois permite pagar as passagens apenas com o custo das milhas, que é muito mais vantajoso que o custo de certos trechos nacionais e internacionais.

    Agora, fora isso, o melhor mesmo é o pagamento normal das contas usando o débito em conta-corrente, seja esse débito de forma automática, seja esse débito de forma manual.

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

  5. Mauro 30 de maio de 2011 at 0:56 #

    Nos cartões santander é cobrado 1% sobre o valor da conta em débito automático. Tudo muito bom até aí, porem, a cobrança mínima é de R$ 1,75, o que torna inviável a utilização do serviço para contas de valor baixo.

  6. Guilherme 2 de junho de 2011 at 19:17 #

    Bem observado, Mauro!

    Resta-nos saber se a isenção de cobrança de tarifas para contas em débito automático na fatura do cartão de crédito, que vai até julho, será prorrogada ou não.

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

  7. Investidor de Risco 24 de maio de 2012 at 21:01 #

    Sempre tive minhas contas em débito automático em conta corrente… no cartão pagamos uma taxa (na verdade, pagamos pelos pontos, certo?)… no mais, como você bem disse, a escolha do débito automático é pela comodidade…

  8. Guilherme 27 de maio de 2012 at 9:18 #

    Certíssimo, IR. Além disso, colocando em débito automático, você paga a conta somente no dia exato do vencimento, deixando o dinheiro render mais nas aplicações financeiras.

  9. Daniela 3 de novembro de 2015 at 10:08 #

    Gostaria de saber o que significa no cartão Santander a cobrança de despesas/débitos no Brasil.

  10. Alysson 21 de janeiro de 2016 at 16:38 #

    No meu caso o banco Santander está debitando automaticamente e não está abatendo os valores na minha fatura.

  11. naiara santos de oliveira 15 de junho de 2016 at 9:14 #

    Gostari de solicitar

  12. Valkiria 13 de dezembro de 2016 at 0:48 #

    Oi bom dia
    Então gostaria de tirar uma dúvida, eu tenho meu cartão de crédito para debitar na minha conta corrente porém esse mês ñ debitou o valor! Sendo q tenho o saldo bm maior que o da fatura simplesmente o saldo ainda esta la e o valor ñ foi debitado! O q pode ter acontecido? Ja liguei no banco BB eles informaram que está em débito em conta porém Ñ sabe pq ñ foi debitado ainda! Sendo q tenho o valor superior ao da fatura

Trackbacks/Pingbacks

  1. Valores Reais » Colocando suas contas em débito automático: por quê não? - 18 de dezembro de 2010

    […] As vantagens e desvantagens dessa modalidade de quitação de contas já foram explicadas no artigo acima referido e, embora haja alguns bônus interessantes, como pontos no programa de relacionamento com o banco e […]

Deixe uma resposta

Powered by WordPress. Designed by Woo Themes